O Segredo Do Sucesso De Davi

I Samuel 18:14 e 30 “Davi lograva bom êxito em TODOS OS SEUS EMPREENDIMENTOS, pois o Sr. era com ele; Cada vez que os príncipes dos filisteus saíam á batalha, Davi lograva mais êxito do que todos os servos de Saul; portanto, o seu nome se tornou muito estimado”!

Ao descobrirmos o segredo do sucesso na vida de Davi, encontraremos o segredo para o sucesso em nossa vida em QUALQUER QUE SEJA O NOSSO EMPREENDIMENTO! Se assim descobrirmos o segredo de DAVI, teremos êxito em nossa própria vida, quer seja no TRABALHO, NOS ESTUDOS, NA VIDA SOCIAL, NOS RELACIONAMENTOS, NA NOSSA VIDA ESPIRITUAL, NO TRABALHO NA CASA DE DEUS, EM NOSSA LIDERANÇA DE CÉLULA… em todo e qualquer empreendimento. É disso que estamos precisando! Precisamos ter sucesso em tudo na vida e isso é possível!

Ao estudarmos sobre a vida de DAVI, vamos logo perceber que ele era uma pessoa assim como qualquer um de nós. Um homem simples, normal, sem força física exagerada como SANSÃO, um homem PECADOR como qualquer um de nós (ou quem sabe PIOR do que muitos de nós), um homem que não possuía HERANÇA nenhuma… ele mesmo diz a SAUL (I SAM 18:18): “… quem sou eu e qual é a minha vida e a família de meu pai em Israel, para vir a ser genro do rei?”! – Dizem as “más línguas” que DAVI era até um filho bastardo de JESSÉ (Salmo 51:5 “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe”; No TALMUD, livro dos Judeus que contem os comentários e demais informações sobre a Lei, escrito desde os dias de ESDRAS, fala da mãe de DAVI como sendo NITZEVET, filha de ADAEL, teria ela casado primeiro com o rei Naás e teve 2 filhas e depois, SAUL matou seu esposo e ela se casa com JESSÉ e tem 8 filhos).

Se DAVI fosse mesmo filho bastardo, isso explicaria o seu trabalho de carregar mantimentos para os irmãos, de não estar á mesa quando SAMUEL foi ungi-lo, de ter sido tirado “por detrás das malhadas”, um serviço escravo reservado também para os bastardos… seria até uma vergonha para seu pai Jessé que o escondia…!

Bem, DAVI tinha TUDO PARA DAR ERRADO, mas acabou que TUDO DEU CERTO EM SUA VIDA. Vamos observar rapidamente o que podemos apontar como O SEGREDO DO SEU SUCESSO…!

I – TRABALHO

Quando SAMUEL foi ungir um dos filhos de Jessé, o que DAVI estava fazendo? (I Sam 16:11 “…ainda falta o mais moço que está apascentando as ovelhas…”)!

Quando DAVI ouviu sobre a recompensa para quem derrotasse GOLIAS, ele estava fazendo o que? – I SAM 17:15-20 “…leva para teus irmãos uma efa deste trigo tostado e estes dez pães e CORRE A LEVÁ-LOS ao acampamento… porém estes 10 queijos… DAVI no dia seguinte, se levantou de madrugada… CARREGOU-SE E PARTIU…”! – EFA = 37 litros + 10 PÃES + 10 QUEIJOS. Caminhar no deserto com todo esse peso nas costas não era moleza…!

Quando DAVI quis edificar um Templo ao Sr., Deus mandou NATÃ dizer quem ele era e o que ele FAZIA: II SAM 7:8 “… tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas…”

Quando DAVI conseguiu entrar no palácio de SAUL, foi para fazer o que? – Expulsar demônio… trabalhar…!!!

Quando SAUL convidou DAVI para ingressar no seu exército, foi para fazer o que? – Ser chefe das tropas do seu exército… (I SAM 18:5)!

ILUST.: HOJE, tá difícil encontrar quem queira trabalhar… antes querem tudo na moleza…!!!

Só por ser trabalhador, o empregador mantem o seu empregado, mesmo que ele não seja lá muito inteligente, muito dinâmico…!!!

DAVI TRABALHOU A VIDA INTEIRA… Foi numa OCASIÃO em que ele resolveu tirar uma FOLGA e ficar no palácio que ele se deu MAL… adultério com Bate SEBA…

II- CORAGEM

DAVI foi um homem corajoso! Desde a sua adolescência o que nunca lhe faltou foi coragem!

CORAGEM para tirar, arrancar a sua ovelha da boca de um Leão ou de um Urso faminto…

CORAGEM para enfrentar um GIGANTE, GOLIAS, mesmo sendo ele um soldado experiente, alguém que já tinha posto MEDO em todo o exército de ISRAEL… DAVI, após ter ouvido o desafio lançado, ter percebido que estava todo mundo com MEDO, mas ele não se deixou contaminar pelo MEDO e enfrentou aquele gigante com muita coragem…

CORAGEM para aceitar o desafio de arrancar 100 prepúcios de Filisteus, o que era na verdade uma cilada de SAUL para matá-lo… (I SAM 18:25), isso para se casar com a filha do Rei SAUL…

CORAGEM para, ao fugir de SAUL, entrar no arraial dos Filisteus e ir até o rei deles, AQUIS, Rei de GATE… I SAM 21:10-15…

O corajoso não é aquele que NUNCA SENTE MEDO, mas aquele que enfrenta os seus MEDOS… (DAVI teve MUITO MEDO… I SAM 21:22).

PRECISAMOS DE CORAGEM PARA TOMAR DECISÕES… muitos ficam em cima do muro, a vida inteira, por medo de decidir…

PRECISAMOS DE CORAGEM PARA ENFRENTAR AS MUDANÇAS NA VIDA…

PRECISAMOS DE CORAGEM PARA CONQUISTARMOS A NOSSA LIBERTAÇÃO…

III- PERSEVERANÇA

Precisamos entender que NÃO VAI SER APENAS UM ANO DE TRABALHO DURO QUE VAMOS CONQUISTAR UMA VIDA DE SUCESSO…!!!

Precisamos entender que NÃO VAI SER UMA DECISÃO CORAJOSA que conquistaremos o SUCESSO que pretendemos…

Precisamos entender que TRABALHO E CORAGEM para quem deseja ter sucesso, êxito na vida, deverá ser UMA CONSTANTE… de Tanto a gente TRABALHAR E TER CORAGEM é que vamos conquistar aquilo que queremos…

DAVI TRABALHOU DURO, TEVE CORAGEM PARA ENFRENTAR O GIGANTE, e ENTROU NO PALÁCIO. Mas ainda não tinha conseguido CONQUISTAR O SEU SONHO. Isso era apenas o começo. Se por acaso ele achou que estava tudo bem, ele então se enganou… LOGO ELE FOI EXPULSO DO PALÁCIO, teve que fugir para não morrer… E AÍ FOI TRABALHO, FOI LUTA, FOI DIFICULDADE… E DAVI NÃO DESISTIU, NÃO ENTREGOU OS PONTOS, NÃO JOGOU A TOALHA…

A VIDA de DAVI foi de caverna em caverna, de deserto em deserto, de fuga e de lutas e de medos e perseguições… dificuldades para sobreviver… ele não desistiu… SAUL MORREU mas a LUTA dele continuou…

DAVI teve que PERSEVERAR EM SEU PROPÓSITO… depois de muita LUTA, muito Trabalho…SÓ QUANDO ELE COMPLETOU 30 ANOS DE IDADE(II SAM 5:4) é que ELE FOI CONSAGRADO REI SOBRE JUDÁ, só sobre uma única TRIBO de Israel (II SAMUEL 2:4). Ele REINOU 7 anos e meio…

DEPOIS DAVI consegue REINAR SOBRE TODO O ISRAEL…

E DEPOIS QUE ELE SE TORNOU REI SOBRE TODO O ISRAEL, AÍ É QUE ELE TEVE MUITA LUTA, MUITO TRABALHO, MUITAS DIFICULDADES…

Tem GENTE QUE QUER SER REI da noite para o dia… Quer passar num concurso na 1ª tentativa… quer conquistar seu 1º MILHÂO sem ter trabalho algum… ILUST.: Eu vou conquistar o meu 1º MILHÃO agora, pois plantei muitos pés de MILHO….rsrsrs….!!! ILUST.: REVISTA ISTO É PUBLICOU: “Na primeira semana deste mês, o senador Gim Argello (PTB-DF) desembarcou na antessala da Presidência do Senado exibindo um indisfarçável sorriso no rosto. Diante dos olhares de expectativa de parlamentares do PMDB, entre os quais os senadores Renan Calheiros (AL) e Wellington Salgado (MG), Argello justificou tamanha felicidade: “Alcancei meu primeiro bilhão de reais”, disparou, para a surpresa dos colegas. Aos 47 anos, Argello personifica o milagre de Brasília.

NÃO DESISTA! VOCÊ VAI CONSEGUIR!!! – Não sei se DAVI teve alguém para dizer pra ele: Não desista! Você vai conseguir! Mas não pode desistir!

IV – DEUS

DAVI disse que era um HOMEM POBRE E DE HUMILDE CONDIÇÃO (I SAM 18:23). DAVI disse ao Rei SAUL: “Quem sou eu e qual é a minha vida e a família de meu pai em Israel para vir a ser genro do rei? (I SAM 18:18).

Talvez fosse DAVI um filho BASTARDO… discriminado, rejeitado pelos irmãos, não era nem contado oficialmente como filho… fazia o trabalho escravo de casa…

QUEM SOU EU, para hoje DEUS ME TER FEITO UM PASTOR de um rebanho TAO ESPECIAL, MARAVILHOSO, FIEL, INTELIGENTE, SÁBIO… Deus me tirou lá do interior das alagoas… fui fotografar a cidade passando na pista, quando preparei a máquina, já tinha passado a cidade…

DEUS GOSTA DE FAZER ESSE TIPO DE MILAGRE, DE PEGAR UM JOÃO-NINGUÉM e transformá-lo em um GRANDE HOMEM…

DEUS pegou um Abrãozinho lá de UR DOS CALDEUS e chegou a HARÃ, onde ficaram (mas eles queriam ir para CANAÃ – GEN 11:31-32), e O TRANSFORMA EM PAI DE MULTIDÕES (ABRAÃO)!

DEUS pegou um JACOZINHO enrolado, brigado com seu irmão e até jurado de morte, E O TRANSFORMA NUM PRÍNCIPE de DEUS (GEN 32).

DEUS pegou UM ZÉ, O ZEZINHO, rejeitado pelos irmãos, vendido como escravo, ele estava lá na CADEIA e DEUS O COLOCA NO TRONO, COMO O HOMEM MAIS IMPORTANTE DAQUELA NAÇÃO , depois do FARAó (isso só para consolar o Faraó, pois na verdade era JOSè o mais importante).

Você TEM DEUS NO SEU CORAÇÃO? Você confia em DEUS? – Então, o que está faltando para você CONQUISTAR O SEU SONHO E TORNAR-SE O MAIOR SUCESSO JAMAIS VISTO NA SUA GERAÇÃO??? –ESTÁ FALTANDO TRABALHO? CORAGEM? PERSEVERANÇA?

NINGUÉM CONSEGUE PROVAR QUE DAVI se tornou esse TAO GRANDE HOMEM E REI, se não foi por um MILAGRE DE DEUS. Como ele TERIA CONSEGUIDO SOBREVIVER? – Enfrentar Leão, Urso, GIGANTE, REI SAUL, DESERTO, SOFRIMENTO, FOME, LUTAS, BATALHAS ( e nunca perdeu uma), POLITICAS DOS INIMIGOS NO SEU PALÁCIO, PROBLEMAS EM CASA OS MAIS DIVERSOS, TENTAÇÕES MALIGNAS… – SÓ DEUS!!

DAVI DECLARA: “Ora, diga ISRAEL, se não fora o Sr. que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós e nos teriam ENGOLIDO VIVOS…  (SL 124:1-3); Os que confiam no Sr. são como o MONTE SIÃO, que não se abala, firme para sempre… (SL 125); SE O SR. NÃO EDIFICAR A CASA, EM VÃO TRABALHAM OS QUE A EDIFICAM… INÚTIL VOS SERÁ LEVANTAR DE MADRUGADA, REPOUSAR TARDE, COMER O PÃO QUE PENOSAMENTE GRANJEASTES;AOS SEUS AMADOS ELE DÁ ENQUANTO DORMEM (SL 127:1-3)!

O QUE FOI QUE FEZ DEUS ADOTAR DAVI? O QUE FOI QUE FEZ DEUS SER ATRAÍDO A DAVI E AJUDÁ-LO DESSA FORMA COMO AJUDOU? – O SEU CORAÇÃO! Deus não vê como o homem vê, “o homem vê o exterior, porém o Sr., o coração (I SAM 16:7)!

CONCLUSÃO: O GRANDE SEGREDO ESTÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM! Entregue o seu coração AO SENHOR, ASSIM COMO FEZ DAVI. O CORAÇÃO DE DAVI ERA DE DEUS, DAVI TINHA UM CORAÇÃO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS (I SAM 13:14).

Conhecemos o coração de DAVI lendo os SALMOS. E no SALMO 63 vejamos como era o coração de DAVI que tantou agradou a DEUS:

1 Ó Deus, tu és o meu Deus; ansiosamente te busco. A minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água.

2 Assim no santuário te contemplo, para ver o teu poder e a tua glória.

3 Porquanto a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.

4 Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.

5 A minha alma se farta, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louva com alegres lábios.

6 quando me lembro de ti no meu leito, e medito em ti nas vigílias da noite,

7 pois tu tens sido o meu auxílio; de júbilo canto à sombra das tuas asas.

8 A minha alma se apega a ti; a tua destra me sustenta.

9 Mas aqueles que procuram a minha vida para a destruírem, irão para as profundezas da terra.

10 Serão entregues ao poder da espada, servidão de pasto aos chacais.

11 Mas o rei se regozijará em Deus; todo o que por ele jura se gloriará, porque será tapada a boca aos que falam a mentira.

ENTREGUE O SEU CORAÇÃO AO SENHOR! AME AO SENHOR SOBRE TUDO E SOBRE TODAS AS COISAS E ASSIM VOCÊ SERÁ UM GRANDE SUCESSO, SEGUNDO AQUILO QUE DEUS TE ESCOLHEU PARA SER!!!

Ap. Wagner Tenório de Almeida