Anime-se

Atos 28:11-15

Preparei esta Lição de Célula durante o vôo para a África, Congo-Kinshasa, numa altura de aproximadamente 13 km. Aquela monotonia comum nesses vôos de longa distância que nos faz olhar para o relógio e parece que o tempo não passa. Fui então refletir sobre essa viagem missionária. E então, veio-me à mente a vida do grande missionário, apóstolo Paulo e suas viagens. Em uma delas, ele declara que sentiu-se “mais animado” quando, ao chegar ao seu destino, encontrou-se com alguns irmãos. Ele não desanimou, mas ficou “mais animado”. O missionário e apóstolo Paulo nos disse que “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados” (II Cor 4:8). Não devemos desanimar, independente das circunstâncias que nos encontremos, pois o desânimo nos leva à desistência e desistidos não conquistaremos absolutamente nada. Anime-se!

I – ANIME-SE MESMO QUE A VIAGEM SEJA LONGA O Texto de Atos 27 e 28 nos informa que a viagem de Paulo era longa. Paulo já tinha tomado um navio adramitino, depois entrou num navio de Alexandria que estava de partida para a Itália. Em seguida, sofreu um naufrágio. Três meses depois, tomou um navio chamado Dióscuros e seguiu sua longa viagem até Roma. E chegando a Roma, Paulo encontrou alguns irmãos, “sentiu-se mais animado” (Atos 28:15). Mas antes dele se animar, o texto nos diz que ele deu graças a Deus. Mesmo que a sua viagem seja longa, mesmo que os seus problemas sejam de longa duração, mesmo que você tenha muitas lutas, abra a sua boca e dê graças a Deus por tudo e um novo ânimo te visitará e a vitória de Deus te alcançará! Entregue a sua vida a Jesus e deixe que Ele te anime e te conduza durante toda essa longa viagem da vida.

II – ANIME-SE, MESMO QUE A VIAGEM SEJA PERIGOSA Nos dias de Paulo, o meio de transporte mais rápido para grandes distâncias era o navio, mas navegar era muito perigoso e Paulo enfrentou alguns naufrágios. Nesse naufrágio relatado em Atos 27 e 28, ele escapa com vida e ao se aquecer numa fogueira, uma serpente o pica, mas ele não morreu e continuou a viagem. Mesmo em meio a esses perigos, Paulo não se permite desanimar e logo “sentiu-se mais animado”. Viver é perigoso, mas nem por isso deixamos de viver, assim como viajar em qualquer que seja o meio de transporte envolve perigos, mas precisamos viajar. Não podemos nos deixar parar ou desanimar pelos perigos da vida. Quando entregamos a nossa vida a Jesus, Ele nos guia e nos anima até mesmo se “andarmos pelo vale da sombra da morte” (Salmo 23). Receba a Jesus como seu pastor e não tenha medo de nada!

III – ANIME-SE, MESMO QUE A VIAGEM SEJA SOLITÁRIA Paulo se sentia muito só durante as viagens e essa solidão tentava desanimá-lo, por isso, quando encontrava alguns irmãos, “se sentia mais animado”. Quando Paulo chegou a Roma, foi designado um soldado para morar com ele (Atos 28:16) e ali ele recebia os irmãos e isso o animava. A solidão provoca tristeza, desânimo e por isso devemos estar junto das pessoas que amamos para sermos animados. Quando enfrentamos as nossas “viagens solitárias da vida”, precisamos de alguém que esteja conosco e nos anime. Jesus é essa pessoa que nos ama e nos anima. Ele prometeu estar conosco todos os dias (Mt 28:19-20), mas para isso, precisamos nos tornar Seus discípulos e segui-Lo. Você deseja seguir a Jesus? Você deseja tornar-se discípulo de Jesus?

CONCLUSÃO: Não permitamos que as longas, perigosas e solitárias “viagens da vida” tirem o nosso ânimo, pois se desanimarmos, não chegaremos ao nosso destino, à vitória! Um dia, faremos uma longa viagem e não voltaremos mais. Podemos fazer essa viagem acompanhados, protegidos, seguros e salvos por Jesus. Para isso, precisamos convidá-Lo já para estar conosco todos os dias. Lição de Célula

Lição de Célula Nº 652 – 16 a 22/ 06 /2014 – ps. Wagner & Eunice