Principais Sinais Dos Tolos

Provérbios 10:13-23

O Livro de Provérbios, escrito pelo rei Salomão, filho de Davi, o homem mais sábio que já existiu, nos ensina sobre sabedoria. E ele nos diz que a sabedoria começa com o temor a Deus e só os tolos, os loucos, desprezam a sabedoria e o ensino (Pv 1:7). Convidamos você a refletir sobre esse tema, usando o livro de Provérbios e assim aumentar a sua sabedoria.

I – OS TOLOS FALAM DEMAIS E SEM PENSAR – Pv 10:13-14, 18-19

Como podemos identificar alguém tolo, ingênuo, bobo, sem sabedoria? No abrir da boca, o tolo já se denuncia. Ele fala demais, fala sem parar, fala sem pensar, fala sem ouvir, fala precipitadamente e só fala tolice. A boca do tolo é a sua própria ruína. Ele gosta de difamar as pessoas, gosta de falar mal de tudo e de todos. Se ele conseguisse ficar calado, poderia até passar por sábio. Ele é sempre orgulhoso e presunçoso, está sempre com a razão e tem a palavra final em qualquer assunto. Gosta de contar vantagens sobre tudo e sobre todos. Ele consegue sempre arrumar confusão e intriga onde quer que esteja. Você conhece alguém assim? Cuidado com ele (Pv 14:7; 20:3 e 19; 22:24).

Os tolos podem se tornar sábios se decidirem temer a Deus. E todo aquele que busca a Deus, encontra sabedoria, inteligência, entendimento, perdão, salvação e vida nova! Venha para Jesus!

II- OS TOLOS DETESTAM A DISCIPLINA E O CONSELHO – Pv 10:17

A Bíblia nos diz que toda correção e disciplina, a princípio não parecem ser motivo de alegria, mas depois produzem frutos de paz e de alegria para os que a elas se submetem (Hebreus 12:4-11). Mas o tolo não gosta de disciplina, não gosta de ouvir conselhos, até porque ele age com orgulho, presunção e arrogância. Salomão nos diz que “o caminho para a vida é de quem guarda o ensino”, isto é, guarda a disciplina, o conselho (Pv 10:17). E os tolos, e só os tolos e insensatos, é que se rebelam contra a disciplina e erram o caminho, ficam perdidos, andam errados. Você procura ouvir conselhos? Você se submete à disciplina?

Os que rejeitam a disciplina, caem em pobreza, miséria e ruína, mas os que guardam a repreensão e a disciplina, são honrados (Pv 13:18). Deus disciplina a todos os que Ele recebe por filho. Ora, qual o filho que não precisa de disciplina e de conselhos do Pai? Deus quer te receber por filho.

III- OS TOLOS SENTEM PRAZER EM PRATICAR O MAL – Pv 10:23

O tolo, por gostar de praticar o mal, espalha contendas e acaba separando os maiores amigos (Pv 16:28). Ele alicia o seu companheiro e o guia por um caminho que não é bom e acabam caindo no abismo. Por isso, Salomão aconselha: “Filho meu, se os pecadores quiserem te seduzir, não consintas. Se disserem: Vem conosco; não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés, porque os seus pés correm para o mal (Pv 1:10-16). Muitos tolos praticam o mal achando que nunca serão apanhados, julgando que o mal compensa. Levam a vida sem respeitar as normas, regras e leis da sociedade. Só querem levar vantagem em tudo.

Deus reservou um dia para um grande julgamento. E todos se apresentarão diante dEle e serão julgados segundo as suas obras. Porém, aqueles que em vida, se arrependeram dos seus pecados e creram em Jesus como seu Salvador, serão salvos (João 5:24).

CONCLUSÃO: O filho sábio alegra a seu pai (Pv 10:1). Mas o filho insensato, tolo, é motivo de tristeza para o pai e amargura para a sua mãe (Pv 17:25). Tome agora uma sábia decisão: Entregue a sua vida a Jesus!

Lição de Célula Nº 648 de 19 a 25/05/14 Aps Wagner & Eunice