Páscoa: Que Culto é Esse?

Êxodo 12:21-27

Depois de 430 anos no Egito, vivendo na escravidão, chegou o grande dia da libertação! Deus VIU A AFLIÇÃO, OUVI O SEU CLAMOR E CONHECE O SOFRIMENTO DO SEU POVO… (Exodo 3:7) e desceu para os livrar! E quando o povo se organizava para a saída, ás pressas, Deus resolveu fazer uma festa e disse: Essa festa se chamará “PESSAH” = PASSAGEM para a Libertação!

Quando Deus estabeleceu a PASCOA, Ele disse POR QUE, PARA QUE, COMO E QUANDO celebrá-la. PÁSCOA, um MEMORIAL PORQUE senão o povo se esqueceria, viria uma nova geração e não iria saber mais o que aconteceu e como DEUS LIVROU O SEU POVO. A PÁSCOA ERA PARA QUE TODOS SOUBESSEM que DEUS é quem nos LIVRA e NOS LIBERTA de toda e qualquer escravidão, é para que QUANDO VIESSE O MESSIAS, O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA TODO O PECADO, O POVO pudesse identificá-Lo, Reconhecê-Lo e aceitá-Lo como o Salvador! DEUS ORIENTOU COMO a PASCOA DEVERIA SER CELEBRADA, PORQUE SENÃO, COM O TEMPO O POVO IRIA DETURPAR ESSA FESTA como infelizmente já aconteceu (trocaram o CORDEIRO pelo COELHO, um animal IMPURO… DEUT 14:7 “Porém estes não comereis, dos que somente ruminam ou que tem a unha fendida: o camelo, a LEBRE/COELHO e o arganaz, porque ruminam, mas não tem a unha fendida, imundos vos serão”!

Deus disse que as novas gerações iriam perguntar: QUE CULTO É ESSE? E os pais deveriam saber ensinar aos seus filhos e dizer que culto era esse. Mas hoje os pais nem sabem direito e as crianças já não perguntam mais pelo culto, mas pelo OVO DE CHOCOLATE…

QUE CULTO É ESSE?

I – ESSE É O CULTO A DEUS PELA NOSSA LIBERTAÇÃO

1.1       – Libertação da IDOLATRIA, DO POLITEISMO, DA FEITIÇARIA E DA APOSTASIA: 430 anos de Egito, tempo mais do que suficiente para ter a MENTE EMPREGNADA pelos conceitos religiosos daquela nação… eles adoravam os animais, os astros, as estrelas. Eles adoravam ídolos sem vida, de pedra, de bronze, de ouro. 430 anos de escravidão, tempo mais do que suficiente para se ESQUECER DE DEUS ou ACHAR QUE DEUS SE ESQUECEU DO SEU POVO. Não! Deus jamais se esquece do se povo, dos seus filhos… DEUS NÃO SE ESQUECEU DE VOCÊ…!!! A SUA PÁSCOA está chegando… Satanás não vai te aprisionar… Satanás não vai PRENDER SUA FAMILIA NA IDOLATRIA… ele vai ter que largar… Existe um DIA E UM TEMPO determinado por DEUS para a PASCOA, a passagem para a libertação…

1.2       – LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO DA POBREZA E DA MISÉRIA: Todo aquele que serve a Deus terá a sua PÁSCOA! Não viverá mais na pobreza e na miséria! ISRAEL vivia em completa pobreza, trabalhando pela COMIDA e nos últimos dias, O FARAÓ tinha dificultado o seu trabalho não dando mais a PALHA para a produção do TIJOLO… ILUST.: Se é verdade que aquelas PIRAMIDES foram construídas com a mão-de-obra escrava e NÃO PELOS ETS COM SEUS GUINDASTES ESPACIAIS, então foi muito sofrimento…

SABE POR QUE FARAÓ aumentou a CARGA DE SERVIÇO PARA OS FILHOS DE DEUS? – Porque Moisés foi pedir a FARAÒ para liberar o povo a fim de ADORAR A DEUS… – Eis a estratégia de SATANÁS PARA IMPEDIR O POVO DE VIR ADORAR A DEUS: TRABALHO EM EXCESSO (EXODO 5:17-18)!

1.3       – LIBERTAÇÃO DO PECADO: A LEI já não conseguia mais resolver o problema do pecado do povo. Ainda que sacrificassem a Deus, mas no dia seguinte, voltavam ao pecado… E agora, nem sacrificar mais o povo estava podendo… VEIO ENTÃO O CORDEIRO DE DEUS, JESUS, só Ele pode TIRAR O PECADO definitivamente… PASCOA ANUNCIA QUE O CORDEIRO DE DEUS CHEGOU!!!

II – ESSE É O CULTO A DEUS PELA NOSSA FAMÍLIA

“É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou por cima das CASAS dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas…”! (Ex 12:27)!

2.1 – PÁSCOA LIBERTA A FAMÍLIA INTEIRA PARA ADORAR A DEUS: Exodo 10:8-10 “… quais são os que hão de IR? … Nossos JOVENS, VELHOS, FILHOS, FILHAS… REBANHOS… “! FARAÓ não quis deixar as crianças irem adorar a Deus…!!! CUIDADO! NÃO DEIXE SEUS FILHOS DE FORA! É ISSO QUE SATANÁS QUER… Satanás tem investido nas crianças de forma PESADA… se ele roubar as crianças, terá roubado uma geração inteira e a próxima que vier, não terá conhecido a DEUS…!!!

2.2 – PÁSCOA LIVRA A FAMÍLIA DE PRAGAS E MALDIÇÕES: Sabe quantas PRAGAS atingiram o EGITO naquele tempo? – 1- ÁGUA EM SANGUE; 2- RÃS; 3- PIOLHOS; 4- MOSCAS; 5- PESTE NOS ANIMAIS; 6- ÚLCERAS/TUMORES nos homens e nos animais; 7- CHUVA DE PEDRAS E FOGO; 8- GAFANHOTOS; 9- TREVAS; 10-MORTE. Quantas atingiram ISRAEL? – NENHUMA!

Para a FAMÍLIA QUE CELEBRASSE A PÁSCOA, quando viesse o DESTRUIDOR, pularia aquela FAMILIA… – EXODO 12:13 (e não haverá entre vós PRAGA DESTRUIDORA e 23 “Porque o Senhor passará a ferir os egípcios; quando vir porém o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará/PESSACH o Senhor aquela porta e NÃO PERMITIRÁ AO DESTRUIDOR QUE ENTRE EM VOSSAS CASAS PARA VOS FERIR”!!!

2.3 – PÁSCOA RETIRA O FERMENTO DO SEIO DA FAMÍLIA: Exodo 12:15 “… tirareis o FERMENTO das vossas casas…”!

Que FERMENTO é esse? – JESUS se referiu ao FERMENTO como sendo a “doutrina dos FARISEUS E DOS SADUCEUS” (Mateus 16:6); HIPOCRISIA, VIDA DE APARÊNCIA, AUTO-CONFIANÇA DE SALVAÇÃO PELAS OBRAS, CONFORME A LEI.

PAULO se refere ao FERMENTO COMO O PECADO… I COR 5:6-8 “… não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também CRISTO nosso cordeiro pascal, foi imolado. Por isso celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da MALDADE e da MALÍCIA e sim com os ASMOS DA SINCERIDADE E DA VERDADE”

2.4 – PÁSCOA UNE AS FAMÍLIAS: Exodo 12:3-4 “… cada um tomará para si um cordeiro, SEGUNDO A CASA DOS PAIS, um cordeiro para CADA FAMÍLIA. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então, CONVIDARÁ ele o seu VIZINHO MAIS PRÓXIMO…”!

2.5- PÁSCOA LIBERTA A VIDA FINANCEIRA DA FAMÍLIA: Na 9ª PRAGA, FARAÓ AINDA QUERIA PRENDER O POVO DE DEUS E DESSA VEZ, ERA O GADO, O REBANHO, OS ANIMAIS: EXODO 10:24 “… IDE, SERVI AO SENHOR, FIQUEM os vossos rebanhos e o vosso gado… Respondeu MOISES: Também tu nos tens de dar em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor, nosso Deus. E também os nossos rebanhos irão conosco, nem uma UNHA ficará; porque dele havemos de tomar para servir ao Senhor”!

CONCLUSÃO: PÁSCOA tem também o seu significado PRESENTE NOS SEUS ELEMENTOS. Quais são mesmo os elementos da PÁSCOA? (Êxodo 12:8 “… comerão a carne assada no fogo com pães asmos e ervas amargas a comerão”). CORDEIRO ASSADO + PÃO SEM FERMENTO + ERVAS AMARGAS.

Na QUINTA-FEIRA as 18 H, JESUS reuniu os seus discípulos e celebrou a PASCOA. E durante essa celebração, JESUS TOMOU O PÃO E DISSE: Isto é o meu corpo; Tomou o VINHO e disse: bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos para remissão de pecados (MATEUS 26:20, 26-28).

VAMOS JUNTOS TOMAR A PÁSCOA DO SENHOR! Coma o Cordeiro, os pães asmos e as ervas amargas. Em seguida, tomaremos o VINHO/SUCO DE UVA e oraremos ao Senhor!!!

MIBA – 20/04/2014 – DOMINGO DE PÁSCOA – Ap. Wagner