As Mulheres Pedem Socorro!

I Pedro 3:7-12

O Ministério da Justiça recebeu Relatório sobre o Mapa da Violência no Brasil, destacando a violência sofrida pelas mulheres. A cada cinco minutos, uma mulher é agredida no Brasil! E 70% dessas agressões, inclusive com morte, acontecem dentro do lar e quem as pratica são sempre o namorado, marido ou ex-marido. Já o relatório do SUS (Sistema Único de Saúde) informa que 68% das mulheres que procuram atendimento disseram que o agressor estava dentro de casa.

O que a Igreja pode fazer pela mulher que sofre agressões e maus tratos? Como podemos ajudá-las ou socorrê-las?

I – AS MULHERES DEVEM SER TRATADAS COM CONSIDERAÇÃO

“Maridos… vivei a vida comum do lar… tendo consideração para com a vossa mulher…” (I Pedro 3:7). Consideração fala de respeito, valorização, reconhecimento, fala também de cuidar bem, proteger, guardar etc. Essa é uma questão de “discernimento”, de inteligência, de sabedoria, pois se o marido não tem consideração para com a sua esposa, ele está na verdade destruindo o seu próprio lar, envergonhando a si mesmo e espiritualmente atraindo maldição sobre ele e sua família. Ora, quanto vale uma esposa? A Bíblia diz que “quem acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor” (Provérbios 18:22).

Maridos, procuremos o bem das esposas e reconheçamos que elas são um presente de Deus para nós! Agradeçamos a Deus por elas e juntos busquemos a bênção de Deus e a salvação em Jesus.

II- AS MULHERES DEVEM SER TRATADAS COM DIGNIDADE

Tem maridos que acham que a esposa é sua propriedade e que quando a “conquistou”, parece-lhes que “as comprou”. Tem homens que se sentem donos até da vida das mulheres, agredindo-as e até matando-as sem nenhum peso na consciência. Outros as tratam como um objeto de uso pessoal. Homens há que tratam as mulheres como um ser inferior, esquecendo que para Deus não existe essa diferença, “… nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28). Essa atitude é abominável e anti-bíblica, não passa de uma estratégia de satanás para destruir a mulher, destruir a família.

Mulheres, saibam que Deus as criou com muito amor e carinho especial, conferindo-lhes honra, respeito, consideração e dignidade. Deus ama as mulheres e deseja salvá-las, assim como quer salvar o homem!

III- AS MULHERES DEVEM SER TRATADAS COM AMOR

Entre milhares de relatos de agressões e assassinatos de mulheres pelos seus próprios namorados, maridos ou ex-maridos, foi levantando um padrão desses agressores e eles sempre se declaram enciumados, apaixonados e até declaram amar as suas companheiras. E tudo começa com as agressões por palavras e em seguida vem os espancamentos, chegando até a morte. Nem a Polícia consegue evitar. A Justiça no Brasil infelizmente não possui Leis que sejam eficientes para punir esses criminosos, mas “…os olhos do Senhor… e os seus ouvidos estão abertos ás súplicas… o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal” (I Pedro 3:12).

Mulheres, Deus está vendo e ouvindo as suas súplicas, as suas lágrimas, a sua dor, o seu sofrimento e Ele se levantará como Juiz! Maridos, tratem com amor as suas esposas, pois isso agrada a Deus!

CONCLUSÃO: Ás mulheres, a nossa consideração, dignidade, honra, respeito, valorização e o nosso amor fraterno! E a todos, homens e mulheres, o nosso convite para que se convertam ao Senhor, mudem as suas vidas e com Jesus no coração, vivam felizes para sempre! Você aceita esse convite? Então, vamos orar pela sua vida!

Lição de Célula Nº 638 de 10 a 16/03/14 Aps Wagner & Eunice