Carnaval: Só Sobram Cinzas

Lucas 12:16-21

Estamos vendo o final de mais um carnaval e com ele os mesmos resultados e conseqüências desastrosas e danosas para toda a sociedade. Após o carnaval, só sobram cinzas, resultado da “queima” da carne com toda sorte de pecados, “queima” de vidas preciosas, pois no carnaval aumentam os acidentes de trânsito, os assassinatos e a “queima” de dinheiro, principalmente do dinheiro público, pois os nossos governantes usam os recursos públicos para promover toda essa festa da carne. Que balanço você faz do carnaval? Toda essa festa nos faz lembrar da “Parábola do Agricultor Louco” que só pensava em descansar, comer, beber e regalar-se.

I – CARNAVAL: DA ALEGRIA À TRISTEZA – Lucas 12:16-21

O agricultor da parábola contada por Jesus, conforme o registro de Lucas 12:16-21, teve uma colheita abundante naquele ano e isso muito o alegrou e toda aquela alegria o levou a festejar e a dizer à sua alma: “Alma tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te”, agora era só festa. Mas Jesus encerra essa Parábola com um alerta: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma”. E assim, toda aquela alegria se converteria em pranto, tristeza e dor pelo fim inesperado e uma eternidade incerta. Assim é com todo aquele que só se preocupa em “descansar, comer, beber e regalar-se”, negligenciando assim o cuidado com a sua vida espiritual, com o futuro da sua alma. Você tem cuidado da sua vida espiritual? Com que você tem alimentado a sua alma?

Os foliões no carnaval são só alegria. Pulam, dançam, se drogam, tiram a roupa e se esbaldam, entregando-se aos prazeres da carne nas suas mais variadas formas. E aí, vem a quarta-feira de cinzas, vem o fim de toda essa folia e toda essa alegria vai embora, ficando apenas a tristeza pelas conseqüências do pecado. E aí, uma voz lá no fundo da alma diz: E agora, tudo o que tu tens feito, para que serviu? Será que valeu a pena toda essa alegria? Mas eis uma boa notícia: Ainda temos uma chance para mudar o destino eterno da nossa alma, bastando para isso ouvir a voz de Jesus, aceitar o Seu convite e nos converter a Ele de todo o nosso coração.

II- CARNAVAL: DO PRAZER AO SOFRIMENTO – Lucas 12:16-21

O período do carnaval é um tempo em que as obras da carne afloram nas suas diversas formas, há uma espécie de consenso na sociedade em que no carnaval é tempo de se liberar completamente para os prazeres carnais onde tudo é permitido, é aceito sem nenhum constrangimento ou vergonha. E aí vemos homens se travestindo de mulher, mulheres tirando a roupa pelas ruas, pelos sambódromos, drogas sendo consumidas, muitos fazem uma verdadeira competição para ver quem beija mais, quem pratica mais sexo livre e irresponsável. E todo esse “prazer” tem o apoio da sociedade, o governo determina feriado, o país pára, os canais de televisão dão total cobertura dia e noite, tudo em nome do carnaval, tudo em nome desse prazer. Mas e depois de toda essa folia, depois de toda essa festa, de todo esse prazer, o que sobra mesmo? Qual tem sido a colheita de muitos desses foliões? O que as famílias têm colhido do carnaval? (Gálatas 6:7-8).

Na Parábola do Agricultor Louco, Jesus o alerta para que ele pudesse se preparar, pois depois de todo aquele prazer da sua alma, viriam as conseqüências da sua negligência espiritual, do “entesourar para si mesmo”. Muito semelhante ao prazer do carnaval, pois depois dele, vêm as cinzas da tristeza, do lamento, da dor, do sofrimento e muitos terão que levar essas conseqüências para o resto das suas vidas. Na vida, tudo passa, os prazeres acabam, a carne enfraquece e morre, mas Deus e a Sua Palavra permanecem para sempre! Decida agora entregar a sua vida a Jesus, converta-se ao Senhor enquanto é tempo!

CONCLUSÃO: Ao final da Parábola do Agricultor Louco, Jesus faz um importante alerta: “Esta noite te pedirão a tua alma”! Mais um carnaval passou e hoje Jesus te dá mais uma oportunidade para você se converter, para você receber o perdão e a salvação eterna. Você deseja tomar essa decisão agora?

Lição de Célula Nº 637 de 03 a 09/03/14 Aps Wagner & Eunice