GIDEÃO DESTRÓI O ALTAR DE BAAL

1º – Boas-vindas
2º – Momento de oração: Ore para que em cada criança seja despertado o interessado pela leitura da Bíblia.
3º – Captando a atenção: Quem foi Gideão?
4º – Cânticos
5º – Princípio bíblico: Jz 6:25-27
6º – Mensagem:

Introdução

Hoje vamos falar de um homem muito importante que é Gideão. Ele viveu em uma época na qual às pessoas acreditavam que haviam outros deuses além do Deus de Israel que, além de ser o nosso Deus, é o verdadeiro e único que existe. Cada país tinha um criava seu “deus” e em nome deles faziam guerra e paz. Foi por viver bem perto destes países que o povo de Israel também achou que aqueles outros eram também deuses e, assim, passou também a adorá-los, o que trouxe muita tristeza ao coração de Jeová. Deus, então, escolhe e envie a Gideão, como um de seus juízes, para fazer a justiça de Deus e trazer Israel novamente a adorar o único e verdadeiro Deus: JEOVÁ.

I. PARA RESTAURAR A ADORAÇÃO A JEOVÁ

Deus chamou a Gideão para fazer muitas coisas importantes, dentre elas, livrar o seu povo do domínio dos midianitas.

Entretanto, para Gideão conquistar a vitória contra os inimigos ele deveria restaurar a adoração ao único Deus. Foi ordenado a Gideão que derrubasse o altar de Baal (que era uma estátua usada pelo diabo para afastar as pessoas de Deus) que ficava na casa do pai dele (v. 25-26). Depois de derrubada a estátua (ídolo – explique), Gideão deveria oferecer um holocausto no mesmo lugar como oferta ao nosso Deus. Você sabe o que é um holocausto? Nessa época era comum oferecer um sacrifício, podia ser uma ovelha, um boi ou outro animal que estivesse em perfeita saúde.

Deus, nesse momento, deixa claro que para vencer todas as batalhas entre aqueles povos primeiro era necessário reconstruir a verdadeira adoração ao único Deus. Na nossa vida também é assim. Devemos tirar tudo o que está ocupando o lugar Deus e oferecer o nosso louvor unicamente a Ele e ganharemos as conquistas que sempre almejamos.

Você tem adorado outro deus que não seja o nosso Senhor Jesus? Se tiver, ainda há tempo de reconstruir a presença dele no seu coração, e é isso que Ele quer, morar no seu coração.

II. PARA MUDAR A VIDA DE ISRAEL

Gideão tomou dez homens entre os seus servos e fez como o Senhor lhe dissera. Temendo ele, porém, a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas de noite (v. 27). O que podemos entender com essa história?

1º. Que devemos fazer a vontade de Deus não importa à hora. Em todo tempo temos que estar prontos para cumprir o que Ele nos mandou fazer.

2º. Que Deus, para mudar um país, começa pela casa de seus servos. Foi por isso que Gideão mudou primeiro a casa dele derrubando o ídolo, pois assim a mudança se espalharia entre todo o povo e a vitória estaria certa.

Você está satisfeito com o modo que vive em casa? E o que você acha do Brasil, ele precisa ou não de Jesus Cristo? Se você quer ver sua família e seu país adorando ao único e verdadeiro Deus, então, primeiro, você precisa estar aberto para Deus mudar a sua vida?

Saiba que Deus o ama e sempre estará ao seu lado em todas as dificuldades querendo transformar a sua vida, assim como fez com Gideão e a sua família. Assim, não perca mais tempo e entregue agora sua vida para Jesus Cristo, e mude desde a sua vida até o Brasil inteiro.

CONCLUSÃO: Deus é realmente maravilhoso e faz tudo com muita ordem e decência! Antes de permitir que Gideão juntamente com trezentos homens vencesse os midianitas (povos inimigos), primeiro destruiu a adoração a baal.

Assim todos puderam entender que ninguém pode ocupar o lugar de Deus, pois Ele é soberano (explique). Deixe Deus mudar a sua vida e também a da sua família e do seu país. Entregue-se a Jesus e Ele fará uma grande restauração no seu lar! Amém.