O Que Fazer Para Nossa Igreja Crescer?

I COR 3:6-9.

A primeira coisa que precisamos fazer para iniciarmos essa Ministração é mudar a pergunta, pois essa pergunta está errada. O correto seria: O que está impedindo a nossa Igreja de crescer? – A Igreja é um organismo vivo comparado a um CORPO, ou a uma LAVOURA DE DEUS e como LAVOURA, como PLANTA, ela vai crescer naturalmente, sem que precisemos questionar a SEMENTE.

Como uma PLANTA, uma vez lançada a semente, não nos preocupamos mais com a semente plantada, mas com as condições favoráveis ao seu crescimento (adubar, agoar, eliminar as ervas daninhas, as pragas etc). Assim é também a Igreja. Ela existe para crescer. É como uma semente bem pequena que quando cresce, torna-se uma árvore frondosa que abrigará muitas aves…(Parábola do Grão de Mostarda… MAT 13:31-32 “Ora, o reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda…”)!

O que impede uma Igreja de Crescer? O que impede uma ÁRVORE de crescer?

I – DOENÇAS

1.1    – MALDIÇÕES: II SAM 21:1 – JOSUE 9 (Gibeonitas); Igreja formada com discípulos roubados não prospera…; Discípulos que foram gerados em rebelião, desobediência… – ILUST.: Discípulo em DESOBEDIÊNCIA E REBELDIA afunda até um navio… JONAS.

1.2    – PECADOS: Não se trata de qualquer pecado que vai parar o crescimento da Igreja, pois todos nós somos pecadores. Refiro-me aqui a pecados na liderança que geram escândalo…;

1.3    – MÁ ADMINISTRAÇÃO: Quando uma igreja é má administrada, ela não consegue crescer. PAULO escreve a TIMOTEO (I TIM 3:5) e fala da importância do Obreiro saber administrar, governar bem…! – NA IGREJA ADMINISTRAMOS RECURSOS FINANCEIROS: O dinheiro que entra na tesouraria da Igreja é um dinheiro SANTO! Ele precisa ser muito bem aplicado, investido no Reino e tem que ser suficiente para manter a Igreja funcionando bem, suprindo as necessidades dos pastores…; A IGREJA não pode comprar e não pagar, ter seu nome negativado… que testemunho estaríamos dando? E que maldição estaríamos atraindo sobre a vida dos seus discípulos?

NA IGREJA ADMINISTRAMOS RECURSOS HUMANOS (Capital Humano): Administrar GENTE não é fácil…; ILUST.: PAULO comparou a Igreja a um CORPO HUMANO cheio de células, de membros, de órgãos… cada um desenvolvendo a sua função e o PASTOR seria aquele grande MAESTRO que manteria cada um na sua função… (I COR 12:18-26)!

II- SUBNUTRIÇÃO

2.1 – FALTA DE DOUTRINA: A Igreja precisa de uma DOUTRINA saudável, equilibrada e muito clara, a fim de que o CORPO encontre EQUILÍBRIO. Não podemos deixar que “cada um faça o que bem entende”. Houve um tempo em ISRAEL que não havia Rei, Governo, Liderança, Doutrina e “cada um fazia o que achava mais reto” (Juízes 21:25). A questão não é RIGIDEZ NA DOUTRINA, MAS UNIDADE em torno dela. A Igreja que mais cresce no Brasil é a do VÉU, depois vem a MUNDIAL DO PODER DE DEUS (sua doutrina consiste em expulsar demônios e arrecadar dinheiro). O que a Igreja precisa é de CLAREZA E UNIDADE! O que pode e o que não pode fazer, todos devem entender e obedecer!

O crescimento da Igreja não está relacionado à DOUTRINA CERTA OU ERRADA, mas a DEFINIÇÃO CLARA DE UMA DOUTRINA. No MIBA temos nossas DOUTRINAS: a) NÃO ao sexo antes ou fora do casamento; b) Não ao homossexualismo; c) Não à bebida, cigarro e drogas; d) Não ao ROUBO, FURTO e AÇÕES DESONESTAS segundo à LEI…; e) Primícias, Dízimos e Ofertas; f) Vida em CÉLULAS; g) Obediência aos Líderes, Pastores e Apóstolos; h) Desejo de crescer materialmente, emocionalmente e espiritualmente; i) Trabalhamos no princípio do DISCIPULADO no MODELO dos 12;

ILUST.: Tenho uma planta em nosso quintal que eu comprei como laranja, mas quando ela cresceu, um lado era laranja e o outro limão. Tivemos que cortar o limão, apesar de que ambos são muito bons, mas a planta precisa saber o que vai ser…!

2.2 – FALTA DE ORAÇÃO E JEJUM: O que alimenta uma Igreja? – programações, festas, churrascos? – Isso alimenta o corpo humano; – Cantores famosos, shows e eventos? – Isso é ativismo e a igreja não vive disso, apesar de poder ter isso também; – Precisamos saber disso, a fim de que a Igreja não fique atrofiada, subnutrida, fraca…

2.3 – FALTA DE LEITURA E CONHECIMENTO DA PALAVRA: A Igreja precisa conhecer a Bíblia. Temos que estimular o estudo e a leitura da Palavra para fortalecer, alimentar a Igreja…!!!

2.4 – FALTA DE ADORAÇÃO: Precisamos levar a Igreja a adorar a Deus com fervor, com AMOR, com o coração, com a alma, com o espírito… – Adoração fortalece a Igreja, alimenta a alma, o espírito da igreja, visto que alimenta também o nosso espírito!

2.5 – FALTA DE DINHEIRO: É preciso sim de dinheiro para fazermos a Obra do Senhor! Uma Igreja sem dinheiro é uma Igreja fraca, subnutrida, que mal consegue se sustentar… Nem só de dinheiro viverá o homem, mas também de dinheiro, pois sem dinheiro não dá para fazer muita coisa… Ele é importante, mas não o mais importante. Temos que conscientizar os nossos discípulos da importância do dinheiro na vida da Igreja. Temos que conscientizá-los de que Deus sempre trabalhou com dinheiro, JESUS tinha tesoureiro e arrecadava os recursos financeiros para poder manter o seu ministério e quando faltava dinheiro, Ele fazia um milagre, multiplicava a comida, pegava dinheiro na boca de peixe…!!!

III- PARASITAS

ILUST.: Lá em casa, em nosso pomar, eu tenho cuidado das plantas, tenho aplicado um veneno para matar alguns parasitas. Tem um parasita nas folhas que escurece as folhas, deixa uma camada preta que mata a folha e aí, o fruto não vem.

A IGREJA também enfrenta os seus parasitas:

3.1 – DEMÔNIOS: A Igreja vive o tempo inteiro lutando contra demônios, principados, potestades… Nossa luta não é contra carne ou sangue… PAULO enfrentava demônios o tempo inteiro e o seu trabalho era o de ARRANCAR vidas das garras de satanás e leva-las para Deus.

PAULO nos diz que satanás atacava o tempo inteiro as igrejas, ao ponto dele se preocupar para que todo o seu esforço e trabalho não fosse perdido, não fosse em vão: I TESS 2:18 e 3:5 // II COR 2:11.

3.2 – OBRAS DA CARNE: São parasitas que sugam as forças da Igreja, sujam as folhas e impedem o fruto…! GAL. 5:19. FACÇÃO, DIVISÃO, CONTENDAS, DISCÓRDIAS, PARTIDOS… São as piores obras da carne que matam o ânimo, causam desistência e ROUBAM O FRUTO!

ILUST.: Fiquei de olho numas mangas que estavam lindas… pensei em colhe-las quando elas estivessem maduras e aí, quando cheguei lá, um parasita tinha entrado nela e a apodreceu…! Com pena, tive que jogá-la fora, arrancá-la do pé para não ficar sugando as energias e nutrientes da planta!

Um irmão, um discípulo que se deixa PENETRAR por um PARASITA, infelizmente, não podemos mantê-lo SUGANDO, SE ALIMENTANDO DA VIDA DA IGREJA… temos que cortar mesmo… ainda que com muito pesar, pois amávamos…

PAULO DISSE “Não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, avarento, idólatra, maldizente… com esse tal nem comais… EXPULSAI…” (I COR 5:9-13)!

PAULO TAMBÉM DISSE acerca daqueles que provocam DIVISÃO: Afastai-vos deles! “porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre e com suaves palavras e lisonjas enganam o coração dos incautos… (Rom 16:17-18).  – NÃO SE BRINCA COM COBRA!

3.3 – DISCÍPULOS PREGUIÇOSOS: Não dizima, não oferta, não trabalha, não ajuda em nada, não serve, MAS QUER SER SERVIDO, quer cobrar do LÍDER a atenção, visita, cuidado… – QUEM NÃO TRABALHA, TAMBÉM NÃO COMA! Pra que eu vou alimentar um parasita? Ele só vai engordar, ficar mais forte e eu mais fraco… ele acaba matando a ÁRVORE… !!! – ILUST> Lembro quando visitei a Amazônia, vi à margem do RIO uns CIPÓS enormes se enroscando nas árvores e vi que ele ia deixando um rastro de árvores secas… perguntei ao guia e ele disse: Isso é um parasita terrível… se enrosca na árvore e a mata e depois pula pra outra…!!!

Se queremos ver a nossa Igreja crescer, precisamos de uma POSTURA MAIS FIRME. JESUS quando lida com as suas ovelhas, Ele é o BOM PASTOR que dá a sua vida pelas ovelhas… Quando LIDA com BODES, Ele SEPARA DAS OVELHAS… Quando LIDA COM DEMÔNIOS que querem TRAGAR AS SUAS OVELHAS, Ele vira O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ! Isso porque ELE AMA A SUA IGREJA! – EU PERCEBO QUEM AMA E QUEM NÃO AMA A NOSSA IGREJA pela postura com que ele trata aqueles que SE LEVANTAM CONTRA MIM, CONTRA A NOSSA IGREJA… SUGARAM O TEMPO QUE QUISERAM COMO PARASITAS E DEPOIS SAÍRAM PRA OUTRA ÁRVORE…!!!

CONCLUSÃO: O que fazer para a nossa Igreja crescer? – NÃO! A PERGUNTA É: O que impede a nossa Igreja de crescer? – Vamos com coragem e firmeza eliminar todos os impedimentos e aí, naturalmente, ela crescerá!

Os cientistas descobriram que as plantas crescem se forem tratadas com AMOR! Tem gente que até exagera e quer conversar com a planta… Basta cuidar dela com AMOR e ela crescerá!!! AME A SUA IGREJA!!!

Reunião de Líderes – Ap. Wagner Tenório.