Três Segredos Para O Sucesso

II Reis 18:1-7

O Rei Ezequias foi um homem de êxito, ou seja, teve sucesso em tudo o que fez. Quem não deseja isso? Neste texto aprendemos com ele, três valiosos segredos para o sucesso, à luz da Palavra de Deus, verdadeira fonte de sabedoria e direção.

I – SERVIR AO SENHOR DE TODO CORAÇÃO (v. 3)

O Rei Ezequias foi o um dos poucos reis de Judá, comparados ao rei Davi, por fazer o que era reto e por ter o coração inteiramente dedicado ao Senhor (v.3). Vários reis antes de Ezequias serviram ao Senhor, mas o escritor sempre acrescentava: “mas não de coração inteiro”. A ação concreta de Ezequias que mostra sua total fidelidade, foi a reforma espiritual que ele realizou, purificando o Reino de Judá de toda idolatria, derrubando os altares idólatras, e influenciando todo povo a adorar somente ao Deus verdadeiro( v.4). Nenhum outro rei antes de Ezequias teve essa coragem de eliminar os altares idólatras.  Muitos querem adorar e servir ao Senhor, mas continuam com outros altares erguidos em sua vida, será que não estão necessitando empreender uma Reforma espiritual? Jesus nos ensinou que amar a Deus de todo o coração é o grande e primeiro mandamento (Mt 22.37). Você quer ter todo sucesso que Deus reserva para Seus filhos? Derrube todo altar estranho em sua vida e erga um altar ao único Deus Verdadeiro, recebendo Jesus como Senhor e Salvador. (Rm 10.9).

II- CONFIAR E DEPENDER TOTALMENTE DO SENHOR (v. 6)

O Rei Ezequias confiava no Senhor e se apegava a Ele para todos os assuntos de sua vida. Diante de dificuldades e ameaças, ele buscava ao Senhor de todo o coração, entrando em Sua presença com orações e súplicas fervorosas e ouvia Seus profetas, crendo firmemente que Deus traria a solução ( Hb 4.16). A Palavra de Deus nos ensina a não nos abalarmos por coisa alguma e sim agirmos como o rei Ezequias (Fl 4.6). Deus conhece nossos problemas e já tem soluções preparadas para cada um. Aquele que confia, não teme, não duvida como bem expressa Davi no Salmo 56:3-4. A confiança de Ezequias agradava muito a Deus (Hb11:6) e Este lhe concedia o que pedia em oração. Através de Jesus podemos nos achegar ao Pai com confiança, pois Ele está com os ouvidos atentos e braços estendidos para o seus filhos. Você já desfruta deste relacionamento de confiança com o Pai celestial? Se não, receba a Jesus, crendo em seu Nome (Jo 1.12) e você terá acesso direto ao Pai.

III- OBEDECER (v. 6)

Durante toda sua vida, Ezequias não deixou de seguir ao Senhor e de obedecer aos mandamentos de Sua Palavra. A obediência é um princípio fundamental de sucesso, assim como a desobediência à Palavra é garantia de fracasso. O interessante é que o pai de Ezequias foi o Rei Acaz, um rei que não fez o que era reto perante o Senhor, mas pelo contrário dilapidou o Templo e fez altares para outros deuses, fazendo com que Judá se entregasse à dissolução.  Ezequias não seguiu o exemplo de seu pai e sim o de Davi, homem segundo o coração de Deus. Hoje temos Jesus como nosso exemplo, como referencial de servo obediente (Fl 2:5-8) e não podemos culpar quem quer que seja, pais, pastor ou discipulador, por nossas atitudes. Precisamos manter nossos olhos e corações firmes nos ensinamentos e exemplos de Jesus, e assim teremos êxito em tudo o que fizermos.

CONCLUSÃO: Ter o coração totalmente dedicado a Deus, confiança inabalável e obediência fizeram com que o Senhor fosse com Ezequias e por onde quer que ele andasse, tinha sucesso (v.7).  Coloque em prática estes três ensinamentos e você terá sucesso em todas as áreas de sua vida.

Lição de Célula No 621- 11 a 17/11/2013– Daniel e Cláudia (12 de 1ª Geração dos Aps. Wagner e Eunice)