O Dia Do Perdão

Mateus 6:9-15

Israel celebrou nos dias 13 e 14/09 (do pôr-do-sol da sexta ao pôr-do-sol do sábado) o Dia do Perdão (YOM KIPPUR, Dia da Expiação). Trata-se de um dos feriados mais sagrados, observado até hoje por toda a nação de Israel. Israel para e Jerusalém fecha. Os judeus passam esse dia em jejum, oração e reflexão, lembrando-se de tudo o que fizeram de errado durante o ano e pedem perdão a Deus. Seria interessante tirarmos um tempo durante o dia para refletirmos sobre os nossos erros, talvez antes de dormir e pedirmos perdão a Deus. Aceitamos a realidade de que todos nós pecamos, mas não pedimos perdão na mesma proporção em que pecamos. Vamos fazer desse dia o nosso “Yom Kippur”. Vamos refletir sobre o perdão.

I PRECISAMOS PEDIR PERDÃO Á FAMÍLIA

A nossa família é o que nós temos de mais precioso. É sem dúvida alguma o que mais amamos e queremos o bem. Mas, por incrível que pareça, é na família onde enfrentamos os nossos maiores conflitos. Por que isso acontece? Não deveria ser assim. A Bíblia nos relata problemas na família de todos os grandes líderes levantados por Deus, inclusive na família de Jesus. Ninguém escapou dessa realidade. E você, tem algum conflito familiar? Tem alguém na sua família que você precisa perdoar ou pedir perdão? Queremos encorajá-lo a que você quebrante o seu coração para pedir perdão na sua família, para perdoar e restaurar relacionamentos. E, de coração quebrantado, convidamos você para integrar a grande família de Deus, por meio da fé em Jesus. Abra o seu coração e receba a Jesus!

II – PRECISAMOS PEDIR PERDÃO AO NOSSO PRÓXIMO

Ninguém consegue passar por essa vida sem que seja ferido por alguém, algum amigo, alguma pessoa com quem nos relacionamos. Assim como também nós, ao longo da vida, ferimos pessoas do nosso relacionamento e precisamos pedir perdão. Infelizmente, isso faz parte da vida. Não somos perfeitos. Jesus nos ensina a buscar a reconciliação com aqueles que “tem alguma coisa contra nós” e até mesmo com os nossos inimigos (Mateus 5:23-26 e 44-48). Pedir perdão ou perdoar alguém não é fácil, mas é preciso para o nosso bem. Jesus nos avisa que se não perdoarmos, Deus também não nos perdoará (Mateus 6:15). Mas, em Jesus encontramos força para perdoar e para pedir perdão. Então, venha para Jesus. Comece pedindo perdão a Jesus e receba dEle o seu perdão e a sua salvação!

III – PRECISAMOS PEDIR PERDÃO A DEUS

O homem é pecador. Todos nós, ao nascermos, carregamos o chamado pecado de Adão ou pecado original. Mas mesmo que não tivéssemos o pecado de Adão, nós mesmos cuidamos de cometer os nossos próprios pecados. E a Bíblia já nos declara que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Não há um justo sequer. Não há ninguém neste mundo que não tenha pecado e o “salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Portanto, todos nós precisamos nos arrepender e pedir perdão a Deus. Uns cuidam de fazer isso logo em vida, outros deixam para fazer isso depois da morte e aí, já será tarde demais. Depois da morte, segue-se o juízo (Hebreus 9:27-28). Reconcilie-se com Deus hoje, enquanto é tempo. Peça perdão a Deus hoje, agora mesmo. Aceite a Jesus em seu coração, pois por Ele somos reconciliados com Deus, somos perdoados e salvos!

CONCLUSÃO: Perdão é coisa muito séria! Permita que o Espírito Santo de Deus domine o seu coração e o conduza ao perdão. Perdoe e peça perdão. Chegue-se a Jesus agora mesmo. Entregue-lhe o seu coração!

Lição de Célula No 613 16 a 22/9/2013 Apóstolos Wagner & Eunice