A LIBERDADE QUE VOCÊ PRECISA

O enfoque da lição desta semana continua sendo, dentro do tema mês, sobre liberdade. O objetivo é levar a compreensão das crianças que elas não devem e não podem fazer tudo o que querem e que precisamos tão somente daquele que pode nos dar tudo: Jesus Cristo.
1º – Boas-vindas
2º – Momento de oração: Ore pela paz de nossas pátrias (Brasil e Israel).
3º – Captando a atenção: Quantas pátrias nós temos? (Resposta: Três. O Brasil, nossa pátria mãe; Israel, nossa pátria espiritual e o Céu, nossa pátria – morada – eterna).
4º – Cânticos (Opcional: use apenas se você perceber o interesse da maioria das crianças)
5º – Princípio bíblico: Sl 18:3
6º – Mensagem:

Introdução

Para começar a lição de hoje vamos responder uma pergunta: O que é independência? Segundo o dicionário, independência é ter autonomia, ou seja, ser independente é governar a si mesmo, criar suas próprias leis, andar segundo sua própria vontade. Na verdade todos nós queremos ser independentes, livres. Afinal, achamos que ser livre e independente é poder fazer tudo que queremos. É um grande erro pensar assim. Hoje, iremos aprender o que é ser livre.

I. NÃO É FAZER TUDO O QUE DESEJA

Todos nós, quando pensamos em liberdade, desejamos ficar livres para fazer o que queremos. É brincar a vontade, não ir à escola, não tomar banho…, mas, também, viver de modo que ninguém nos incomode. Queremos mandar em tudo e em todos, mas não aceitamos que mandem na gente. Quantas vezes detestamos até a ordem de nossos pais? E queremos, ao menos naquele momento, ficar “livres” deles como se fossem nossos inimigos. Aliás, temos por mau hábito, achar que todos os que mandam em nós são nossos inimigos, apenas porque não nos deixam fazer tudo que queremos. Quando isso acontece pensamos: Quero crescer logo, ficar adulto, para fazer o que quiser. Grande erro! Ninguém faz tudo o que quer. Nós precisamos aprender que ser livre é fazer aquilo que precisa e deve ser feito. Ser livre é compartilhar, ceder, agir com sabedoria, com discernimento e, sobretudo, ser livre é ter em nós os frutos do Espírito (Gl 5:22-24 / Peça a alguma criança para ler). Em resumo, ser livre não é fazer o que desejamos, mas fazer a vontade de Deus Pai, que é a de entregarmos nossas vidas a seu filho amado Jesus Cristo. Entregue agora sua vida para Cristo e torne-se livre! Amém!

II. ESTÁ EM JESUS CRISTO

Um fato é: todos nós precisamos ser livres. Ainda que você se julgue livre, se você não estiver em Cristo é escravo do pecado e da morte e, portanto, também do diabo. É desta liberdade que precisamos: sermos livres do pecado e da morte. No texto que lemos aprendemos que para ficarmos livres de nossos inimigos basta invocarmos o nome do Senhor. Sabendo então que o nosso inimigo deve ser somente satanás e todos quantos seguem e servem a ele e, ainda, que a nossa luta não é contra carne, mas contra principados e potestades nas regiões celestiais, qual motivo está lhe impedido de invocar o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficar de uma vez por todas livre do pecado e da morte? Saiba que Jesus Cristo morreu em nosso lugar, sofreu por nós, humilhou-se por nós, para que pudéssemos ser livres e ter a vida eterna ao lado de Deus Pai. Você, que deseja ser livre e deseja viver eternamente no Céu dos Céus, tem somente que abrir sua boca e confessar Jesus Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador, que Jesus Cristo é Deus e pronto: Você estará livre. Ninguém precisa, pois também em nenhum outro além de Cristo há, de liberdade que não venha de Jesus. Então não perca mais tempo e entregue agora sua vida para Jesus, amém?

Conclusão:

Muitos são os casos de pessoas que confundem liberdade com desejo do coração e, por isso, saem por aí fazendo o que bem desejam. O fim deles é um só: o inferno. Por quê? Porque, nosso coração é cheio de vontades que não são as vontades de Deus. Nosso coração até pode fazer planos, mas os planos corretos são os que vêm de Deus. O maior e melhor plano de Jeová para nós é que sejamos livres em Jesus Cristo. Por isso, entregue, sem mais demora, sua vida a Jesus e torne-se livre para sempre.

Lição de célula nº. 193 – Semana de 17 a 23/09/2007 – Pr. Teófilo Acioli