Você Sabe O Que É Uma Célula?

CÉLULAS são PEQUENOS GRUPOS de 3 a 12 pessoas que se encontram SEMANALMENTE, fora das instalações da Igreja, com o PROPÓSITO de evangelismo, comunhão e crescimento espiritual, visando fazer discípulos que façam DISCÍPULOS, o que resulta na SUA MULTIPLICAÇÃO!

Pastorear uma Igreja em Células é muito diferente de pastorear uma igreja em qualquer que seja o modelo (tradicional, pentecostal, de programas…).

Numa Igreja em Células o pastor é aquele que equipa os santos para a obra do Ministério.

Numa Igreja em Células, o pastor DESCENTRALIZA COMPLETAMENTE o seu trabalho pastoral: visitação, aconselhamento, acompanhamento em momentos de crise…;

Numa Igreja em Células o Pastor Descentraliza a Administração, não ocupando seus melhores líderes, atrapalhando-os e os impedindo de GANHAR VIDAS para ficar gastando tempo com coisas e atividades que alguém contratado poderia fazer tranquilamente.

Viver numa Igreja em Células, Pastorear uma Igreja em Células é muito mais do que ORGANIZAR CÉLULAS, é muito mais do que TRABALHAR A FORMAÇÃO DE LÍDERES, é ASSUMIR UM NOVO ESTILO DE VIDA, é PRIORIZAR AS CÉLULAS NA IGREJA!

Numa Igreja em CÉLULAS, as Células vem em primeiro lugar. Depois, aí vem as Células de novo. Mas depois, aí sim você vai continuar dando prioridade às Células.

Muitos tentaram implantar o modelo do PR. CHOO, mas não conseguiram os mesmos resultados. E aí, um pastor perguntou ao Pr. Choo como fazer, pois ele já tinha feito tudo… CHOO disse: O que você precisa entender é o SISTEMA DE CÉLULAS.

I – A CÉLULA É A IGREJA

A Igreja não é o Templo, não são as cadeiras, os móveis e utensílios. Para ser Igreja, as pessoas pensam que tem que ter um Templo. Na Visão Células, no Sistema Celular, teve uma Célula, tem uma Igreja!

ROM 16:3-5; I COR 16:19; Colossenses 4:15; Filemon 2,

II – CÉLULA É O LUGAR ONDE OS NOVOS CONVERTIDOS DEVEM RECEBER ATENÇÃO ESPECIAL

III – CÉLULA É O LUGAR ONDE SÃO GERADOS NOVOS LÍDERES DE CÉLULAS

IV – CÉLULA SÓ CRESCE E SE MULTIPLICA SAUDÁVEL SE FOR SUPERVISIONADA

A SUPERVISÃO de uma CÉLULA consiste em: a) Oração diária do seu Supervisor; b) Reunião Semanal de avaliação e planejamento da Célula; c) Visita esporádica à Célula;

V – TODA CÉLULA PRECISA DE UM SUPERVISOR

5.1- O SUPERVISOR deve ser PRÓ-ATIVO: SUPER, grande, VISÃO…! Ver antes do problema acontecer… – Ver antes dela morrer…; – Ver antes do líder desistir…

5.2 – O Supervisor deve AMAR A CÉLULA:

5.3 – O Supervisor deve ser AMIGO do Líder de Célula:

5.4 – O Supervisor deve ser Discipulador do Líder de Célula:

5.5 – O Supervisor deve assumir a responsabilidade do Sucesso da Célula:

5.6 – O Supervisor deve INSPIRAR, DESAFIAR e APOIAR o Líder de Célula.

VI – TODA CÉLULA PRECISA GERAR RELACIONAMENTOS:

6.1 – Relacionamento com JESUS:

6.2 – Relacionamento com a Igreja-Mãe:

6.3- Relacionamento com o Supervisor/Coordenador/12:

6.4 – Relacionamento entre os integrantes da Célula:

6.5 – Relacionamento com os NÃO CRENTES.

VII – TODA CÉLULA PRECISA DE VISITANTE:

Na Célula, a evangelização é um estilo de vida. Todos devem estar com as atenções voltadas para os visitantes. Sem visitante a Célula MORRE!

VIII – TODA CÉLULA PRECISA DA PRESENÇA DA TRINDADE

Pai, Filho e Espírito Santo presentes na Célula traz vida à Célula. O Espírito Santo TEM QUE ESTAR PRESENTE DIRIGINDO A CÉLULA, UNGINDO O LÍDER, TOCANDO NO CORAÇÃO DOS VISITANTES E DERRAMANDO DONS ESPIRITUAIS.

Às vezes, pelo LEGALISMO que sem perceber a gente acaba carregando para dentro da Célula, aquela rigidez e cumprimento rigoroso e imutável às ORDEM DO CULTO NA CÉLULA, impedimos o agir do Espírito Santo na Célula. Ora, o Espírito só age onde tem LIBERDADE para agir, pois onde há o Espírito, aí há liberdade!!

CONCLUSÃO: Célula NÃO É UM FIM EM SI MESMO. Ela existe para cumprir um propósito, um chamado, uma responsabilidade, um papel: Fazer Discípulos! Célula NÃO É um culto nos lares. Célula É RELACIONAMENTO!

MIBA – Ap. Wagner Tenório.