Uma Cidade Em Paz E Tranquila

II Reis 11:17-21

As nossas cidades estão cada dia mais violentas, inseguras e em guerra. A maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo, São Paulo (“e quase todas as capitais do país”) vive em guerra constante. É possível termos uma cidade que viva em paz e tranquila? Viver numa cidade em paz e tranquila é o sonho de todos. O que fazer para termos uma cidade em paz e tranquila?

I – PRECISAMOS FAZER UMA ALIANÇA COM DEUS – versículo 17

O sacerdote Joiada levou a cidade de Judá a estabelecer uma grande aliança entre Deus, o povo e o seu novo rei, a fim de que a cidade pudesse ficar em paz e o povo viver tranquilo, sossegado e em prosperidade. Vemos que a verdadeira paz, tranquilidade e uma vida sossegada que todos nós precisamos só conquistaremos se estabelecermos uma aliança de fidelidade com Deus, comprometendo-nos a viver os Seus princípios e ensinamentos! Você deseja viver em paz, sossegado e em prosperidade? Você deseja ver a sua casa, a sua família em paz? Então decida fazer uma aliança com Deus, recebendo a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador e Ele lhe dará paz, sossego, prosperidade e salvação!

II – PRECISAMOS EXTERMINAR A IDOLATRIA – versículo 18

A orientação sacerdotal para aquele povo, para aquela cidade, foi radical: “derrubar, despedaçar, destruir as imagens, altares, etc.” Toda e qualquer manifestação de idolatria, bem como uma possível orientação idolátrica foi sumariamente exterminada. A grande lição que o povo daquela cidade recebeu foi que Deus detesta a idolatria em qualquer que seja a sua forma ou manifestação (Êxodo 20:1-6). As manifestações idolátricas nem sempre são grotescas e declaradas. Às vezes são sutis e enganosas. Exterminar a idolatria é colocar Deus no centro da nossa vida e permitir que Ele ocupe o primeiro lugar em nossa escala de valores (Mateus 6:33 e 22:37-40). Entregue a sua vida a Jesus e declare que Ele e somente Ele é o seu único Senhor e Salvador!

III – PRECISAMOS DE UM REI QUE SAIA DA CASA DO SENHOR

Diz o texto bíblico de II Reis 11:19 que os capitães, guardas, líderes, o povo, “todos estes conduziram da Casa do Senhor o rei”. Trata-se de um rei, de um governo que governará sobre a cidade baseado nos Princípios divinos, estabelecendo lei justas, eliminando a corrupção e buscando a Deus nas suas decisões. Quando veremos isso? Quando os nossos líderes, os sacerdotes e todo o povo firmarem uma aliança com Deus e exterminarem a idolatria! O Rei que precisamos é Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores! Ele nos convida a implantar o Seu Reino, começando em nós e alcançando a nossa família, cidade, país e o mundo (Marcos 16:15-16). Você crê em Jesus? Você deseja que Jesus reine sobre a sua vida? Se a resposta for positiva, então bem-vindo ao Reino de Deus!

CONCLUSÃO:

Você está precisando de sossego, paz e tranquilidade? Tudo isso encontramos em Jesus. Ele nos deixou a paz (João 14:27). Creia em Jesus, aceite essa aliança que Ele nos propõe, abra o seu coração e o receba como seu Senhor e Salvador.

LIÇÃO Nº 601 – 24 a 30/6/2013 – Aps. Wagner & Eunice