TODA CRIANÇA É CAPAZ

Na lição desta semana o enfoque é para conscientizar cada criança que ela também é capaz e, portanto, também responsável, por pregar o Evangelho de Cristo e ensinar, através de seus atos, que todos temos a obrigação de ser fiéis a Deus. O texto, muito conhecido, inclusive das crianças, favorece ao líder de célula a fazer uma explanação alegre e envolvente.

1º – Boas-vindas
2º – Momento de oração: Ore para que cada criança entenda que ela também é um instrumento de Deus.
3º – Captando a atenção: Você já fez alguma coisa que achava que não podia fazer?
4º – Cânticos (Opcional: use apenas se você perceber o interesse da maioria das crianças)
5º – Princípio bíblico: Lc 2:41-49
6º – Mensagem:
Introdução
Neste mês, dedicado às crianças, estamos aprendendo sobre o tema Jesus e as crianças. Na lição desta semana, vamos aprender sobre o único fato da infância de Jesus que a Bíblia nos conta. Tudo isso aconteceu quando Ele tinha apenas 12 anos, ou seja, ainda era uma criança; isso também aconteceu para nos ensinar várias coisas, entre elas, que as crianças são capazes de fazer maravilhas para Deus. Se Cristo, enquanto criança ensinou aos “doutores da lei” (explique), e Ele mesmo nos ensinou que poderemos fazer obras maiores das que Ele fez (Jo 14:12), isso quer dizer que toda criança é capaz de seguir e servir a Deus. Quem aqui quer descobrir do que é capaz? Então faça silêncio e preste atenção!
I. DE SERVIR A DEUS COM FIDELIDADE
Jesus estava no meio dos doutores da lei, aprendendo e ensinando. O primeiro ensinamento é que, se Jesus também parou para ouvir e aprender, nós também devemos fazer o mesmo. O que isso tem a ver com fidelidade? Simples: ninguém pode ser fiel sem parar para aprender como deve agir. Se a gente não parar para ouvir Deus nos ensinar como devemos agir, iremos fazer tudo de acordo com a nossa vontade e, aí, não estaremos sendo fiéis a Deus, pois ser fiel é fazer tudo conforme Deus nos manda. O dicionário afirma que fidelidade é a “semelhança entre o original e a cópia”. Podemos observar nesta história que Jesus estava fazendo apenas aquilo que o próprio Deus faria, ou seja, responderia as perguntas do doutores da lei com tanta inteligência que todos se admirariam. E você, tem feito à vontade de Deus? Você tem sido semelhança Deus? A nossa fidelidade a Deus começa a ser provada quando Ele nos manda entregar nossa vida para seu Filho Jesus Cristo. Você já entregou sua vida para Cristo? Se ainda não o fez, você ainda não está sendo fiel a Jeová, então comece agora sua fidelidade a Ele, confesse que Jesus Cristo é o seu único e suficiente Senhor e Salvador.
II. DE PREGAR O EVANGELHO A TODOS
Qual era de fato a vontade de Deus que Jesus realizava naquele templo? A vontade de Deus era que o Evangelho fosse pregado também aos “doutores da lei”, grandes autoridades entre os judeus naquele tempo, para que eles também pudessem ser salvos, pois Deus “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (I Tm 2:4). Isso mesmo, Deus não faz diferença nenhuma entre crianças e adultos, jovens e velhos, Ele quer que a gente pregue o Evangelho de Cristo a todas as criaturas. Contudo, achamos que esse trabalho não é para as crianças e, isso, é mais uma mentira do diabo. Jesus, ao conversar com os doutores da lei, nos prova que as crianças também podem e devem pregar o evangelho a qualquer pessoa. Cristo nos ensina nessa atitude Dele que se fizermos isso todos se admiraram do poder de Deus que está em cada criança.Você é capaz, capaz até de tomar a decisão mais importante de sua vida: torne-se mais um crente em Jesus Cristo, receba-o em seu coração e confesse com sua que Ele é o seu único e suficiente Senhor e Salvador.
Conclusão: Quem é fiel a Cristo coloca seu Evangelho em primeiro lugar, Ele mesmo nos ensinou assim que respondeu a sua mãe: “Não sabeis que eu devia estar na casa de meu Pai?” “Saber que devia” é uma obrigação, e toda obrigação tem que vir antes do lazer, da brincadeira. Tornar-se uma criança capaz é saber que precisa ser fiel a Deus e que prega o Evangelho de Cristo a toda criatura. Comece, no entanto, por você mesmo: entregue sua vida Cristo e confesse que Ele é o seu único e suficiente Senhor e Salvador. Amém.
Lição de célula nº. 198 – Semana de 15 a 21/10/2007 – Pr. Teófilo Acioli
ESTE ARTIGO É DE PROPRIEDADE DO MIBA E DE SEU AUTOR, MAS ESTÁ LIBERADO PARA UTILIZAÇÃO EM QUALQUER MEIO, CONTANTO QUE SEJA CITADO O AUTOR E NÃO HAJA ALTERAÇÃO EM SEU CONTEÚDO.