Como Você Está?

III João 1-4

 

Como vai a sua saúde? Como vai a sua vida financeira? Como vai a sua vida familiar? Como vai a sua alma? O desejo do Apóstolo João era de que todas as áreas da vida dos seus discípulos amados estivessem muito vem. Mas ele bem sabia que tudo dependia do estado da alma de cada um deles. Por isso ele diz: “Desejo que te vá bem em todas as coisas, assim como bem vai a tua alma”. Agora eu pergunto: Como vai a sua alma? Se ela estiver bem, então você vai bem em todas as coisas. Mas se ela estiver mal, então nada vai bem com você.

I – COMO VAI O SEU CORPO?

Em nossa sociedade existe um verdadeiro culto ao corpo e isso ainda é o resultado da influência da filosofia grega que também influenciou a cultura romana e chegou até os nossos dias. Os pagãos nos dias do Apóstolo João viviam preocupados exclusivamente com o corpo e esqueciam o espírito e a alma. Precisamos cuidar do nosso corpo, porém ele não é mais importante do que a alma e nem do que o espírito.

Muitos só buscam as riquezas materiais, os prazeres da carne, do corpo, e não tem tempo para Deus. Esses se esquecem de que tem uma alma e um espírito que precisam ser cuidados. Jesus nos contou a parábola de um homem que gastou toda a sua vida “construindo celeiros” e quando ele teve que se apresentar diante de Deus viu que tudo foi em vão (Lucas 12:15-20).

 

II – COMO VAI A SUA ALMA?

 

A Bíblia, a Palavra de Deus, nos ensina que o homem é constituído de corpo, alma e espírito                                        (I Tessalonicenses 5:23). E a alma é a sede das emoções. É onde ficam registradas todas as nossas experiências de vida, sejam boas ou más. Quando temos experiências emocionais agradáveis, a nossa alma registra como algo positivo. Mas quando passamos por experiências desagradáveis podemos criar as chamadas “feridas na alma” e essas feridas adoecem todo o nosso corpo com as “doenças psicossomáticas”.

            Todos nós precisamos de cura para as nossas almas e Jesus é Aquele que cura as feridas da alma, traz a nossa restauração e nos faz felizes (Isaías 61:1-3). Ninguém consegue ser feliz tendo a alma ferida. Entregue-se agora nas mãos de Jesus e deixe que Ele cure a sua alma!

III – COMO VAI O SEU ESPÍRITO?

 

O ser humano é um ser espiritual que tem uma alma e que habita temporariamente num corpo físico. O espírito do homem é eterno e a grade questão a ser resolvida é onde o homem passará a sua eternidade: com Deus ou sem Deus? Com Jesus ou sem Jesus?

Jesus nos ensinou que é necessário que o homem nasça de novo para poder entrar no Reino de Deus (João 3:1-7). E apor meio da conversão a Cristo o homem experimenta esse novo nascimento e torna-se cidadão do Reino de Deus. Mas enquanto ele não tomar essa decisão permanecerá eternamente e irremediavelmente perdido. Você já tomou essa decisão de receber o milagre da salvação pela fé em Jesus?

CONCLUSÃO

 

Você deseja que tudo vá bem na sua vida? Então deixe Jesus curar a sua alma e salvar o seu espírito. Se a sua vida espiritual for bem, todas as coisas na sua vida também irão bem. Que Deus te abençoe!

Lição de Célula nº 583 – 11 a 17/02/2013 – Apóstolos Wagner&Eunice