Bem Sei Que Deus É Por Mim

Salmo 56

Cada Salmo que lemos foi escrito baseado em alguma experiência vivida pelo salmista. Eles não são “letras ao vento”, cada um deles fala de um momento específico na história… Eles experimentaram aquilo que estão escrevendo… Isso torna o texto muito mais atraente e de grande relevância para nos ajudar em nossas experiências de vida…

Davi foi o autor deste Salmo 56 (a metade dos Salmos tem a sua autoria atribuída a Davi, ele é chamado na Bíblia de “o mavioso salmista de Israel” – II Sm 23.1-3 “São estas as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, diz o homem que foi exaltado, o ungido do Deus de Jacó, o suave salmista de Israel. 2 O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha língua. 3 Falou o Deus de Israel, a Rocha de Israel me disse:…”).

E especificamente neste Salmo 56, Davi estava enfrentando uma situação de grande perigo, algo que estava lhe causando ansiedade, preocupação, medo… Ele precisava de um Milagre e só um Milagre… por isso ele diz: “Tem misericórdia de mim, ó Deus… Os meus inimigos procuram me Ferir, me oprime, torcem as minhas palavras, seus pensamentos são todos contra mim para o mal, ajuntam-se, escondem-se, espionam os meus passos…estão só aguardando uma oportunidade…”!

Esse Salmo 56 é classificado como “Salmo de Lamentação”. E os Salmos de Lamentação, apresentam estratégias e atitudes práticas tomadas pelos seus autores para se livrarem dos seus Inimigos. Esses Inimigos são Divididos em:

1-Inimigos Externos, como invasores estrangeiros;

2- Inimigos Internos, aqueles que viviam dentro do acampamento de Israel;

3- Inimigos contra o seu próprio corpo, que são as Enfermidades;

4- Inimigos da ALMA. (Ainda que os comentaristas e teólogos queiram defender a tese de que o tema da alma ainda não estava plenamente desenvolvido nos dias dos Salmistas, mas não podemos esquecer de que foi Deus quem os inspirou e a palavra ALMA (Nefesh) aparece muitas e muitas vezes nos salmos.

Bem, a situação vivida por DAVI neste Salmo era a relatada em I SM 21:10-15 (Davi foge de Saul e vai para o território dos Filisteus e em Gate ele é preso e levado à presença do rei Aquis e dá uma de doido……).

Vejamos o que DAVI fez para vencer os seus inimigos…

I – INVOCAR A DEUS – SL 56.9

Davi invocou ao Senhor e fez Ele saber (como se Ele não soubesse…) dos seus Inimigos e do estado da sua Alma, do seu coração.

Ilust.: O Rei Jeosafá, ao ser ameaçado pelos seus inimigos, Invocou ao Senhor (II Crônicas 20:3 “pôs-se a buscar ao Senhor e apregoou um jejum em todo o Judá”. E o resultado? – “Não temais, nem vos assusteis por causa dessa grande multidão, porque a peleja não é vossa…” – “Nesta batalha não tereis que lutar; postai-vos, ficai parado e vede o livramento que o Senhor concederá… PORQUE O SENHOR ESTÁ CONVOSCO” – Precisamos dessa FÉ e CONVICÇÃO de que DEUS É POR NÓS! –

Romanos 8:31-32 “Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo ao Seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?!

II – LOUVAR A DEUS – SL 56.10

ILUST.: Na mesma experiência que teve o Rei Jeosafá, quanto ele INVOCOU ao Senhor, Deus o orienta que o trabalho dele agora era só LOUVAR (II Crônicas 20:22) “Quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do Monte Seir… e foram desbaratados”!

Somos feitos por Deus “para o louvor da Sua glória”! A nossa “predestinação”, a razão de existirmos e o propósito de Deus para nós é que “louvemos ao Senhor”… – Satanás tentou roubar esse louvor, tentando a Jesus…

Devemos Louvar a Deus em toda e qualquer circunstância que nos encontremos… – Não são os nossos Lamentos, Queixas, reclamações e Dores que vão atrair o MILAGRE de Deus, mas será o nosso Louvor… – Ilust.: ANA estava muito triste, enfrentando uma situação constrangedora, discriminatória… sabe o que ela fez? – Chorou? Sim, Mas antes ela Foi ADORAR, LOUVAR A DEUS…!!!

III – CONFIAR EM DEUS – SL 56.11

DAVI ao escrever esse Salmo declara sua confiança em Deus e diz: BEM SEI que “DEUS É POR MIM”!

Todos aqueles que declararam a sua confiança em Deus VENCERAM os seus Inimigos, Conquistaram os Seus Sonhos, Cumpriram Bem o Seu Ministério…: 1- JÓ venceu Satanás… e mesmo com toda a desgraça e a sua mulher mandando abandonar Deus, ele diz: Você está louca…? “Bem sei que o meu Redentor VIVE…”!! 2- MOISÉS, ao enfrentar as lutas e dificuldades do seu ministério disse pra Deus que só iria se Deus fosse com ele…; JOSUÉ recebeu de Deus uma Palavra: Assim como fui com Moisés, Eu Sou Contigo!; 3- PAULO disse que quando todos o abandonaram, o Senhor era com Ele e ao final da sua vida, ele diz: Combati o bom combate… Desde já a coroa da justiça me está reservada, não só a mim, mas para todos que confiarem no Senhor…!!!

Deus é contigo…

CONCLUSÃO: Ao final do Salmo 56, Davi diz que Deus livrou a sua ALMA da QUEDA, ISTO É, “livrou da queda os seus pés, para que ele andasse na PRESENÇA DE DEUS, na LUZ DA VIDA” (SL 56.13). O que entendemos com facilidade é que os Inimigos de Davi não conseguiram fazer com que ele “caísse na sua FÉ, Blasfemasse contra Deus, desviar-se dos Caminhos do Senhor”…Ele foi Salvo!

MIBA/DF – @apostolotenorio.