O Estresse Sob Controle

Mateus 11:28

 

 

O estresse virou algo extremamente comum e é consequência de um estilo de vida cheio de grandes desafios. Isso é perigoso porque é um mal causador de graves doenças, como, por exemplo, problemas cardíacos e psicológicos. E o que causa tanto estresse? As pressões que sofremos em decorrência das cargas que carregamos. Jesus, o nosso Mestre e amigo é a resposta para aqueles que estão se sentindo cansados, sobrecarregados, oprimidos (estressados).

I – ACEITE O CONVITE DE JESUS

Jesus faz um convite muito simples: “vinde a Mim“. Em outro texto, Ele afirma: “Eu sou o Caminho…” (João 14:6). O fato é que você pode ter investido muito da sua energia, tempo e recursos em coisas que no final só geraram cansaço, fadiga, sobrecarga. O nosso Jesus sempre revelou ser uma Pessoa simples, sem apego a bens ou posições e que difundia o amor. Por isso Ele tinha paz e gerava paz por onde passava. E você, vive angustiado ou transmite paz? Corre atrás de que? Segue a quem? Saiba que dizer sim a esse convite é ter um encontro real e transformador com o Mestre dos mestres. Essa é a forma mais eficaz de combater o estresse.

 

II – RECEBA O ALÍVIO QUE A PRESENÇA DE JESUS PRODUZ

Jesus faz uma promessa muito prática para aqueles que entendem o Seu chamado: “Eu vos aliviarei“. Lembra-se da sensação de alívio quando algo que tinha tudo para dar errado deu certo? E em situações que parece que tinha um enorme peso sobre os seus ombros e quando conseguiu se liberar veio aquela sensação de alívio? Pois é assim que o Mestre quer que nos sintamos. Não apenas em algumas situações, mas durante toda a nossa vida. Ele afirma pode nos dar a Sua paz (João 14:27). É possível enfrentar os problemas sem perder a paz. E essa é a grande diferença entre aqueles que aceitaram o convite de Jesus e os que ainda não tomaram essa decisão de fé. Qual é a sua resposta?

III – APRENDA A ANDAR COM JESUS

O Brasil é um país cristão apenas porque a grande maioria dos brasileiros afirma que acredita e segue a Jesus. Mas o que significa ser cristão? Você concorda que é seguir a Cristo, imitá-lO e procurar se tornar cada vez mais parecido com Ele. E como essa semelhança irá se refletir no dia a dia? Pela nova forma de pensar, sentir e se comportar. A Biblia ensina que se estamos em Cristo não somos mais como éramos antes (II Coríntios 5:17). No texto que serve de base para a nossa reflexão são destacadas duas características de Jesus que Ele quer que aprendamos: mansidão, que é o oposto de intolerância e humildade, que é o oposto de orgulho, prepotência, soberba. Pois bem, diante dos acontecimentos estressantes o que vc pensou? Como se sentiu? Como se comportou? Pode afirmar que foi da mesma forma como Jesus faria? Essa é a essência do Evangelho e do Cristianismo: tornar as pessoas verdadeiras discípulas de Jesus e, como tal, cada vez mais parecidas com Ele. Aprenda com Jesus e mantenha o estresse sob controle.

 

CONCLUSÃO: O estresse infelizmente tem sido uma das marcas da sociedade moderna. Mas você não precisa ser mais um a aumentar o índice dos adoecidos por causa dele. Aproveite que estamos recebendo um novo ano e abra seu coração para novas experiências.  Acredite que existe uma alternativa diferente: ir para Jesus, receber o alívio imediato que Sua presença produz e aprender com Ele a ser manso, tolerante, humilde. Para isso reconheça-O como seu Senhor e Salvador. Siga-O e mantenha o estresse sob controle.

Lição de Célula nº 577 – 31/12/2012 a 06/01/2013 – Prs. Cari&Noeme