Uma Questão De Escolha

Deuteronômio 11:26-28

Muitas pessoas vivem como se não precisassem de Deus. Passam seus dias como se não existisse nada além do que é vivido aqui na Terra. Não se preocupam com o que lhes acontecerá depois da morte por acreditarem que tudo acaba na sepultura. Ledo engano! A vida apenas começa aqui e as nossas escolhas nesta vida terrena definirão nosso destino na eternidade! Nesse texto de Deuteronômio, Deus usa seu servo Moisés para lançar um ultimato ao povo de Israel: eles teriam que fazer uma escolha, teriam que “sair de cima do muro”. Hoje, Deus também está te dando a oportunidade de escolher.

I – ESCOLHA A BENÇÃO, E NÃO A MALDIÇÃO (v. 26) – Deus é tão maravilhoso que nos deu o livre arbítrio. Ele respeita tanto a nossa vontade que jamais nos impôs algo. O povo de Israel tinha acabado de receber os 10 mandamentos, mas esses mandamentos não foram impostos ao povo, eles é que decidiriam o que fazer. Da mesma maneira hoje Deus está colocando diante de você duas opções – a benção ou a maldição. A bênção se você escolher andar com o Ele, deixá-Lo guiar seus caminhos e aceitá-Lo como seu Salvador e Senhor. Quanto à maldição, ela não foi feita para os filhos de Deus, mas para aqueles que decidiram viver longe dos Seus caminhos e escolheram seguir outros deuses. Em João 1.12 diz que “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome”. Você é filho de Deus? Receba a Jesus como seu Senhor e Salvador e torne-se filho de Deus, livre de toda maldição! Qual caminho você quer seguir? O que te trará paz, felicidade ou o que trará tristeza e dor? Qual será sua decisão? Escolha a benção.

II – ESCOLHA A VIDA, E NÃO A CONDENAÇÃO (v. 27) A obediência nos leva para perto de Deus. Qual é o pai que não se agrada de um filho obediente, não é mesmo? Assim é o nosso Deus, Ele espera que o obedeçamos. Quando decidimos obedecer aos mandamentos e princípios do Senhor colhemos bênçãos e não maldição; perdão no lugar da condenação, paz ao invés de guerra, prosperidade e não miséria, força no lugar de fraqueza e, principalmente, vida ao invés de morte. É o que diz no decorrer do capítulo 11 de Deuteronômio “Guardai, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes… para que prolongueis os dias na terra… darei erva no teu campo aos teus animais, e comerás, e fartar-te-ás” (v.8-15). Em outras palavras, essa é a vida abundante que Jesus nos prometeu dar ainda aqui nesta Terra:Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (João 10:10). Decida obedecer a Deus, aceitando a Jesus como seu Salvador e tenha uma vida plena e com propósito.

III – ESCOLHA PASSAR A ETERNIDADE AO LADO DE DEUS (v. 28) A Palavra de Deus diz que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27). A escolha de como passaremos a eternidade é feita aqui nesta vida, não teremos outra oportunidade. A sua escolha hoje, definirá se você passará a eternidade com Deus ou sem Ele. A vida eterna é como um presente que está nas mãos de Deus, ele é seu, mas você precisa aceitá-lo e tomar posse. Deus está com as mãos estendidas falando “meu filho te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Dt. 30:19). A morte ou a vida, a salvação ou a condenação, o céu ou o inferno… qual você escolherá? Escolha pois a benção para que vivas eternamente ao lado de Deus!

CONCLUSÃO: As opções foram lançadas, ninguém pode decidir por você, essa é uma decisão pessoal, a salvação é individual. Escolha a benção, escolha obedecer e escolha passar a eternidade ao lado de Deus. Não perca mais tempo, decida agora mesmo! “Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração“. (Hebreus 3:15).

Lição de Célula nº 560 – 27/08 a 03/09/2012 – Prs. Clemilton&Suzanne