É Tempo De Restauração

Filemom 1:10-17

Quando falamos em restauração associamos a coisas ou situações que provocaram desgastes e deformações, sendo necessárias ações que reparem os danos. Isso pode acontecer não somente com objetos, móveis e casas, mas também com nossas vidas.  O texto se refere a um homem que mudou totalmente a sua condição porque teve a vida restaurada pelo Evangelho.  Refletindo sobre ele, vamos destacar três princípios muito importantes que podem ser restaurados pelo poder de Deus:

I – DEUS RESTAURA A SUA DIGNIDADE – versículo 11-12

A dignidade é um princípio que remete ao nosso amor próprio. Você perde a dignidade quando deixa de acreditar no seu potencial e se sente inútil. E por que isso acontece? Infelizmente, passamos por crises, conflitos e momentos em que não conseguimos corresponder às expectativas das pessoas ou instituições. Ai perdemos a credibilidade e deixamos de ser úteis. Mas você não é o que as pessoas dizem; você é o que Deus diz! Saiba que Jesus Cristo, na cruz, já pagou o preço para que você resgate a sua dignidade. Ele o tornou filho do Altíssimo, herdeiro da vida eterna (João 3:14,15). Para Deus, você é uma pessoa digna do Seu grande amor. Ele te escolheu e quer restaurar a sua dignidade.

II – DEUS RESTAURA O SEU VALOR – versículo 13-14

Em uma sociedade capitalista como é a nossa, o valor das pessoas está muito associado ao que possuem, ao seu padrão de vida. Mas você precisa compreender que os valores do Reino de Deus são diferentes. Eles vão na contramão do que é apregoado pelo mundo. Para Deus, você adquire valor quando recebe o Seu Filho e passa a viver de acordo com os padrões do Seu Reino que são, dentre outros, justiça, verdade, paz, prosperidade. Você é tão valioso que Deus decidiu entregar o Seu Filho para que você também se torne filho e passe a viver uma vida abundante. O preço por sua vida foi muito alto, mas já está pago (I Pedro 2:24). Você é muito valioso para Deus. Tome posse do Seu amor, revelado em Cristo Jesus. Deus quer restaurar o seu valor diante de sua família, dos amigos e da sociedade.

III – DEUS RESTAURA A SUA HONRA – versículo 15-17

Honra remete a respeito e consideração. Está também associado aos princípios anteriores: dignidade e valor. Infelizmente muitas pessoas não conseguem entender e praticar a honra. Filhos não honram seus pais, cônjuges não honram seus pares, trabalhadores não honram seus chefes, líderes não honram seus liderados. Se você quiser ser honrado, comece honrando a Deus ao colocar o Seu Filho em lugar de honra: o centro da sua vida. Depois, avalie seus relacionamentos e deixe o Espírito Santo te conduzir pelos caminhos da honra e quebre os laços de desonra que tenham marcado os seus relacionamentos. Cada conserto será semente de honra que germinará em sua própria vida. Deus quer restaurar a sua honra (Isaías 61:7).

CONCLUSÃO: A proposta do Evangelho de Jesus Cristo é e sempre será inovadora. O texto que lemos fala de Onésimo, um simples escravo, que foi restituído em dignidade, valor e honra. Hoje é o mesmo Deus que está falando com você e quer gerar o mesmo resultado em sua vida. Mas não existe restauração que não passe pela cruz de Jesus Cristo. Para ter a sua vida restaurada diga a Ele que você deseja entregar-Lhe o comando de sua vida. Por meio de Jesus, Deus inicia agora mesmo o processo de restauração da sua dignidade, do seu valor e da sua honra.

Lição de Célula nº 558 – 13 a 19/08/2012 – Prs. Cari&Noeme