Eva

Gênesis 4:1-2 e 25-26.
No próximo domingo (2º domingo do mês de Maio), comemoraremos o “Dia das Mães”. Essa comemoração teve origem nos Estados Unidos e foi criada para homenagear uma mãe que morreu servindo ao seu País na guerra civil. Essa festa teve tanto sucesso que no ano de 1914, o presidente dos Estados Unidos da América oficializou o 2º domingo do mês de Maio como o Dia das Mães. E daí se espalhou por todo o mundo. No Brasil, o presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932, oficializou o 2º domingo do mês de Maio como o Dia das Mães. Você que é mãe, receba a nossa homenagem, o nosso carinho e gratidão. Deus abençoe a sua vida e te dê a devida recompensa pelo seu trabalho e amor! Escolhemos Eva, a 1ª mãe relatada na Bíblia, para refletirmos sobre as suas lutas, desafios e sucesso na vida.
I – UMA MÃE QUE VENCE O PECADO (Gênesis 3) – O relato da queda do homem apresenta Eva como aquela que abriu a porta para Satanás, travestido de serpente, o enganador. Aquele diálogo de Eva com a serpente trouxe o maior prejuízo para a humanidade, trouxe a morte, o afastamento de Deus e a expulsão do paraíso. Adão, como marido, também teve as suas falhas, mas preferiu responsabilizar Eva pelo pecado original e diz para Deus: “A mulher que me deste por esposa, ela me deu do fruto da árvore e eu comi” (Gênesis 3:12). Eva foi expulsa do paraíso, junto com seu esposo Adão. E a partir daí veio a morte. É assim com o pecado. Sempre produz a morte (Romanos 6:23). Eva venceu o pecado na sua vida, suportou a disciplina de Deus (expulsão do paraíso), gera filhos e os ensina a adorar, servir e ofertar ao Senhor (Gênesis 4:1-5). Não podemos nos deixar vencer pelo inimigo, submetendo-nos ao pecado. Precisamos abandonar todo o pecado e assim servirmos ao Senhor!
II- UMA MÃE QUE SUPERA TRAUMAS (Gênesis 4:25) – Imagine a situação de Eva como mãe que chora a morte do seu filho Abel. Que dor terrível para uma mãe. Que trauma a ser vencido por Eva. Só mesmo uma mãe poderá entender a dor e o trauma que Eva enfrentou e venceu. É preciso ser uma mãe que tenha passado por essa experiência de perda, para entender com profundidade o que é perder um filho. O drama de Eva ainda se agrava porque o assassino do seu filho foi um outro filho dela. Mas Eva não se deixa abater e logo a vemos gerando mais um filho, Sete (Gênesis 4:25). Deus fez o milagre da restauração e da cura na alma dela! Eva venceu esse terrível trauma. Deus é especialista em curar feridas e traumas do homem! Você sofreu algum trauma na vida? Ainda dói? A ferida ainda está aberta? Então, peça a Jesus para te curar. Ele pode fazer esse milagre na sua vida. Só Ele pode te restaurar e te fazer superar esse seu trauma.
III- UMA MÃE QUE SERVE A DEUS (Gênesis 4:26) – Eva tinha gerado Abel, um pastor, aquele que soube agradar a Deus com a sua oferta de primícias (Gênesis 4:4). Satanás acabou por usar Caim para matá-lo e assim, silenciou a adoração e o serviço a Deus. Mas como Deus não perde para o Diabo, logo encontrou uma mulher corajosa e disposta a servir ao Senhor, gerando no seu ventre aquele que viria para restaurar a adoração e o serviço ao Senhor. E nasceu então Enos. Com o nascimento de Enos, o homem volta a adorar a Deus, a invocar o nome do Senhor. Satanás perdeu e toda a sua trama e plano foram destruídos. Eva se colocou nas mãos de Deus e derrotou os planos e propósitos de Satanás. Hoje, Deus nos convida a servir a Ele, a entregar as nossas vidas nas mãos dEle, a fim de que Ele possa nos usar para a Sua glória. Você aceita esse desafio?
CONCLUSÃO: As mães desenvolvem um ministério importantíssimo para Deus que é a geração de filhos, pois os filhos são herança do Senhor e devem ser criados para a glória de Deus! As mães precisam de Jesus, assim como seus filhos. Tem alguma mãe aqui que deseja entregar a sua vida a Jesus?
Lição de Célula No544 –  07 a 13/05/2012 – Aps. Wagner & Eunice.