Para Quem Deseja Alcançar a Graça de Deus

Gênesis 6:5-22.


Você conhece a história de Noé? A Bíblia nos revela que Deus mostrou a Sua benevolência a Noé. Ele entrou para a história como “aquele que achou graça diante do Senhor” (Gênesis 6:8). Ora, o que Noé fez para Deus achar graça nele e mostrar-lhe a Sua benevolência?

I – SEJAMOS SEMPRE JUSTOS MESMO VIVENDO NUMA SOCIEDADE INJUSTA – Gênesis 6:9

Nos dias de Noé, Deus observou que a perversidade, a maldade do homem estava se multiplicando sobre a Terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Isso incomodou, pesou, cortou o coração de Deus ao ponto dEle declarar estar “arrependido de ter feito o homem sobre a terra” (Gênesis 6:5-7). Daí veio então o dilúvio sobre a terra.  Essa era a sociedade em que Noé estava vivendo, uma sociedade injusta, perversa e que se inclinava para o mal.

Você acha que a sociedade nos dias de Noé era diferente da sociedade dos nossos dias? Noé conseguiu viver no meio de uma sociedade injusta e maligna, mantendo-se sempre justo e íntegro. É isso que Deus espera de cada um de nós. E agindo assim, acharemos graça diante do Senhor e do Seu Filho Jesus que nos dará a graça da salvação.

II- DECIDAMOS ANDAR COM DEUS – Gênesis 6:9

Enquanto os contemporâneos de Noé decidiram voltar as costas contra Deus e rejeitar os Seus caminhos e ensinamentos, Noé destaca-se em sua geração como aquele que decidiu andar com Deus! E o fato dele decidir andar com Deus, levou Deus a firmar uma aliança com ele (Gênesis 6:18). E foi por meio dessa aliança que Noé e toda a sua família foi poupada da morte pelo dilúvio que caiu sobre a terra. A salvação de Noé veio por meio da aliança que o Senhor fez com ele.

Hoje, somos convidados a firmar uma aliança de salvação com Jesus, onde seremos perdoados, restaurados e salvos da condenação que virá sobre a terra pelo pecado. O que você está esperando para entrar nessa “arca de salvação”, nessa oportunidade de salvação em Cristo?

III- FAÇAMOS TUDO EXATAMENTE COMO DEUS NOS ORDENA – Gênesis 6:22

O homem nos dias de Noé entrou numa rota de rebeldia e desobediência para com Deus, fazendo tudo exatamente o contrário da vontade de Deus e dos Seus ensinamentos. Mas Noé decidiu fazer tudo como Deus lhe ordenara. Ele decidiu obedecer a Deus, mesmo que todos a sua volta não concordassem e o criticasse, pois para Noé, importava antes obedecer a Deus do que aos homens. Deus se agradou de Noé e o escolheu para realizar um projeto espetacular de preservação da vida!

Deus continua procurando os “Noés” nas sociedades injustas e perversas, em meio a homens de corações duros e voltados para o mal. Como está o seu coração? Você gostaria de cair na graça de Deus? Então, decida obedecer ao Senhor e entregue agora mesmo a sua vida a Jesus!

CONCLUSÃO: A primeira coisa que Noé fez depois do dilúvio, ao sair da arca, foi levantar um altar de adoração ao Senhor e oferecer-lhe sacrifício (Gênesis 8:20-22)! Esse era o coração e a atitude de um homem que achou graça diante do Senhor, alguém que Deus mostrou-lhe a Sua benevolência.

Hoje Deus quer derramar da Sua graça sobre a sua vida e te mostrar a Sua benevolência. Decida entrar na “Arca da Salvação” recebendo a Jesus como Seu Senhor e Salvador!

Lição de Célula No 537  – 19 a 25/03/2012 – Aps. Wagner & Eunice.