Chamados Para Uma Grande Reforma

Romanos 12:1-2.

No dia 31 de Outubro de 2011, comemoramos 494 anos da chamada Reforma Protestante. O reformador Martinho Lutero afixou as suas 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Witenberg/Alemanha, dando início a uma grande reforma na igreja de Jesus. Dessa Reforma, surgiram várias igrejas e denominações que estão presentes até hoje em nossos dias. Foi um grande marco na história do cristianismo!

Vemos que o chamado de Deus para as nossas vidas sempre foi um chamado para um grande conserto, mudança, reforma e conversão. Somos chamados para uma grande reforma e essa reforma começa em nós mesmos.

I – REFORMAR O NOSSO SÉCULO

A palavra utilizada em Romanos 12:2, no original grego, aqui traduzida por “século”, AEON, significa não o mundo físico (KOSMOS), mas o mundo como um estado de coisas que caracterizam a sociedade da época. Essa palavra também pode significar o mundo espiritual, ou o ser espiritual que domina o mundo, a época, a sociedade em que vivemos (I João 5:19). Portanto, reformar o nosso século, mundo, tempo ou sociedade é também reformar, transformar, mudar a regência espiritual de uma sociedade. Eis então o nosso chamado e desafio!

Precisamos reformar o nosso século, a nossa sociedade, o mundo em que vivemos, reformando, mudando a regência espiritual, entronizando Jesus sobre a nossa sociedade e isso começa quando recebemos Jesus em nosso coração. Você já convidou Jesus para reger a sua vida?

II- REFORMAR A NOSSA MENTE

Toda a reforma, mudança que venhamos empreender em nossa vida, começa pela nossa mente, pelo nosso intelecto. A nossa mente precisa então de uma transformação, de uma mudança, a fim de que a nossa vida possa mudar. E para mudar a nossa mente, devemos mudar as informações que absorvemos no nosso dia-a-dia. A nossa conversão a Cristo significa mudar a nossa mente, a nossa maneira de pensar e ver o mundo, mudar o nosso comportamento. Você está disposto a uma mudança de mente? Você está disposto a ter a sua vida transformada?

Quando mudamos a nossa mente, tudo muda a nossa volta. O nosso desafio começa na nossa mente. Mude a mente e você terá mudado a sua vida. Converta a sua mente aos ensinamentos de Jesus. Deixe Jesus entrar no seu coração, na sua mente e mudar a sua vida!

III- REFORMAR A NOSSA FÉ

A Reforma Protestante promoveu uma grande mudança na fé das pessoas daquela época. Ela também mudou a religião e essa mudança a gente desfruta até os nossos dias. Muitos ensinamentos errados foram mudados, a Bíblia foi traduzida e liberada ao povo, novas igrejas foram organizadas e o sacerdócio do crente foi resgatado. Em tudo isso, Deus foi glorificado, a fé foi restaurada e a salvação em Cristo foi ensinada. Sem dúvida alguma que foi um grande avivamento espiritual que varreu a igreja e a sociedade daqueles dias.

O chamado de Deus para cada um de nós é sempre para mudar, aperfeiçoar e transformar a nossa fé numa fé sempre viva e firmada exclusivamente em Jesus. É pela fé em Jesus que somos salvos! Você já declarou a sua fé em Jesus para a sua salvação? Deseja fazê-lo agora?

CONCLUSÃO: A Reforma Protestante deixou firmados 5 princípios que jamais devem ser mudados, são os chamados “5 SOLAS”: Só a Graça de Jesus para a salvação; Só a Escritura (Bíblia) como única regra de fé e prática; Só a Fé em Jesus para a salvação; Só Jesus é o Senhor e Salvador; Só a Deus toda a Glória!

Deus nos chama para reformar, mudar, transformar a nossa vida e o mundo (físico e espiritual) em que vivemos. Você aceita esse desafio?

Lição de Célula No 518 – 07 a 13/11/2011 – Aps. Wagner & Eunice.