Uma Carta de Deus para Você

16 outubro 2011

Jeremias 29:1-14

Deus mandou Jeremias escrever uma carta para o seu povo que acabara de chegar na Babilônia como escravos. A situação era muito triste. O povo estava perdido… (mais perdido do que cachorro quando cai do caminhão de mudança…). Nessa CARTA, Deus manda que o povo habite em paz na Babilônia, que lá se multipliquem e que busquem a paz da cidade, pois na paz da cidade estaria também a paz deles. E Deus diz que eles teriam que ficar ali por 70 anos. E depois desse tempo, Deus iria traze-los de volta. E DEUS diz: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

O propósito da CARTA aos exilados era fazer com que eles PARASSEM COM ATOS SUBVERSIVOS contra a BABILÕNIA, Buscassem a PAZ DA CIDADE pois ela seria a cidade deles por longos anos (70 anos), PLANTASSEM OS SEUS FRUTOS   QUE SERVIRIA DE ALIMENTO (pois eles não teriam R$ para importar alimento…) e Que SE MULTIPLICASSEM para que quando eles fossem voltar, povoassem Jerusalém.

Hoje eu tenho uma CARTA DE DEUS para você. Como os Correios estavam em greve e as cartas estão acumuladas, eu então eu vou entregar essa CARTA hoje para você! Essa CARTA vai trazer ESPERANÇA ao seu coração! Essa CARTA plantará no seu coração a certeza de que DEUS TE AMA e está cuidando de você. Essa CARTA nos ensina que APESAR DOS SOFRIMENTOS, DAS LUTAS, DAS DIFICULDADES E DAS APARENTES VITÓRIAS DOS NOSSOS INIMIGOS (foi isso que aconteceu com Israel), AO FINAL, NÓS VENCEREMOS!

I – DEUS É QUEM SABE O QUE ELE QUER DE NÓS – JER 29:11 “Eu é que sei que pensamentos que tenho a vosso respeito…”!

Deus é quem sabe da VISÃO, DO PROPÓSITO, DOS PLANOS, PENSAMENTOS E DOS SONHOS QUE ELE TEM PARA NÓS. Precisamos descobrir o que Deus deseja de nós, para que assim trabalhemos para cumprir os Planos dEle para as nossas vidas!

Deus tinha para ISRAEL planos maravilhosos. Ele escolheu ISRAEL como seu povo, sua possessão particular e por meio de Israel, Ele iria se revelar ao MUNDO. Mas ISRAEL estava dando trabalho demais para Ele. E constantemente se recusava a fazer a vontade de Deus. Constantemente se envolvia com outros deuses, com falsos deuses… E por se rebelar contra Deus, ISRAEL agora iria experimentar um cativeiro de 70 anos, como uma forma de DISCIPLINA mesmo, mas essa Disciplina teria um FIM, teria um tempo para que eles pudessem refletir no que fizeram e depois então ISRAEL iria “ENTÃO, invocar a Deus, passariam a orar a Deus e Deus os ouviria” (JER 29:12)!

ISRAEL só seria FELIZ se voltasse para DEUS e se cuidasse de CUMPRIR a vontade, os planos e propósitos de Deus para a sua vida. ISRAEL não poderia fugir, de deixar de ser a NAÇÃO escolhida por Deus… – VOCE NÃO PODE FUGIR DE DEUS…!!!

II- DEUS É QUEM NOS DÁ ESPERANÇA E UM FUTURO MELHOR – JER 29:11 “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

ISRAEL no cativeiro Babilônico estava sem esperança de dias melhores… O povo já não acreditava mais que poderia sair dessa… Eles não criam mais no futuro… – JEREMIAS chegou a escrever um LIVRO INTEIRO só de CHORO E DE LAMENTO… – LAMENTAÇÕES 1:1-3 COMO está sentada solitária aquela cidade, antes tão populosa! Tornou-se como viúva, a que era grande entre as nações! A que era princesa entre as províncias, tornou-se tributária! 2  Chora amargamente de noite, e as suas lágrimas lhe correm pelas faces; não tem quem a console entre todos os seus amantes; todos os seus amigos se houveram aleivosamente com ela, tornaram-se seus inimigos.3  Judá passou em cativeiro… V.16 Por essas coisas choro eu, os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas PORQUE se afastou de mim o consolador… JER 3:21“ Quero trazer á MEMÓRIA O QUE ME PODE DAR ESPERANÇA…

O QUE OU QUEM TE DÁ ESPERANÇA?

– Tem gente que coloca a sua esperança NUM BOM EMPREGO e por ele MORRE E MATA… – Tem gente que confia no seu PLANO DE SAÚDE… Parece que se esquece que é Deus quem cura todas as nossas enfermidades…; – Tem gente que coloca a sua esperança NO GOVERNO… – ó ISRAEL confia no Senhor!!!

- Tem gente que CONFIA EM IDOLOS… – SALMO 115:4-9 “Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.5  Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.6  Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. 7 Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.8  A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.

9  Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.

- Tem gente que acha que TER FUTURO é ter ESTABILIDADE FINANCEIRA e por isso LUTA, dá a vida… – Isso nos lembra a parábola do RICO LOUCO/FAZENDEIRO LOUVO… Esta noite te pedirão a tua alma… – ILUST.: Disse Steve Jobs: Viva cada dia como se fosse o último dia da sua vida, um dia você acerta…!!!

Não adianta nada trocar DEUS pela aparente estabilidade financeira… Pois será Deus quem vai nos dar um FUTURO MELHOR, ESTABILIDADE etc…!!!

JESUS nos ensinou: BUSCAI em primeiro LUGAR o Reino de Deus…

PARA TERMOS UM FUTURO E UMA ESPERANÇA A GENTE PRECISA FAZER O QUE JEREMIAS NOS DIZ EM LAMENTAÇÕES 5:21…“Converte-nos a TI Senhor…”!

III- DEUS É QUEM NOS FAZ PROSPERAR – JER 29:14 “… E FAREI MUDAR A VOSSA SORTE”!

Salmo 35:27 Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O SENHOR seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo.

ABRAÃO teve uma experiência com Deus, logo após o resgate de seu sobrinho LÓ e de ele ter entregue OS DIZIMOS ao sacerdote Melquisedeque… GEN 14:18-24 e 15:1 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.19  E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;20  E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.21  E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.

22  Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,23  Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;

24  Salvo tão-somente o que os jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte.

CAPÍTULO 15

Deus anima Abrão e promete-lhe um filho

DEPOIS destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.

VEMOS TAMBÉM JACÓ que sofreu com o seu patrão LABÃO… JACÓ tem um sonho onde Deus fala com ele: (GEN 31:12-13): V.12 “… TENHO VISTO TUDO O QUE LABÃO TE está fazendo…; V.13 “Eu Sou o Deus de Betel onde UNGISTE UMA COLUNA, ONDE ME FIZESTE UM VOTO”! – DEPOIS vemos JACÓ DIZER: Deus tem sido generoso para comigo e tenho FARTURA (Gen 33:11)!

Quando Deus nos ensina a entregar AS PRIMICIAS, DIZIMOS E OFERTA,é por que Ele quer nos fazer prosperar, Ele quer entrar em nossos negócios, em nosso trabalho… e nos fazer prosperar, mas a condição é que a gente seja FIEL e façamos a nossa parte…

MIBA – 16/10/2011 – Ap. Wagner.