Lições de Vida

Atos 20:17-24.

Durante toda a nossa existência conhecemos pessoas que nos deixam grandes lições de vida. São pais, irmãos, professores, amigos, colegas de trabalho e às vezes até gente que nem conhecemos, mas a respeito das quais nos chegam informações que nos impressionam. E somos transformados por esses testemunhos. Mas nenhuma história é mais transformadora do que a de grandes homens e mulheres de Deus que, por amor a Ele, mudaram totalmente a rota de suas vidas para cumprirem o chamado do Mestre Jesus.

Assim aconteceu com o Apóstolo Paulo. Com base no seu testemunho relatado no texto lido, podemos aprender, pelo menos, três lições de vida:

I – PRECISAMOS SER HUMILDES – (vs. 19)

Humildade significa ter consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade. Pode também ser associada à palavra “húmus” – solo organicamente preparado para receber sementes. O Apóstolo Paulo era um terreno fértil. Mesmo sendo um perseguidor dos cristãos, depois que recebeu a semente do evangelho passou a servir a Deus incondicionalmente, às vezes com lágrimas e sendo severamente provado pelas conspirações dos judeus. Essa humildade ele aprendeu com Jesus. Está escrito em Filipenses 2:8 que Cristo sofreu a humilhação da morte na cruz. E em Isaías 53:7 está registrado que diante dos seus opressores Ele não abriu a sua boca. Você já passou por alguma situação humilhante? E qual foi a sua reação?  Revolta?  Pagou com a mesma moeda? Pois hoje você está sendo mudado por essa lição. Siga os exemplos de Jesus e de Paulo: seja humilde e Deus o exaltará.

II – PRECISAMOS SER AUTÊNTICOS – (vs. 20)

Em várias passagens bíblicas sobre o ministério do Apóstolo Paulo, fica evidente que ele procurava viver o evangelho que pregava; ele era autêntico. No texto lido afirma que ensinava o que era proveitoso publicamente e de casa em casa. O que o respaldava? Certamente uma vida de atitudes exemplares. Não adianta falar do evangelho se os comportamentos não espelharem uma vida transformada pelo seu poder. Paulo nunca negou o seu passado, mas sempre deixou claro que foi mudado pela experiência que teve com Jesus. Isso também pode acontecer com você. Ao invés de esconder seus erros, experimente transformar-se em uma nova pessoa pelo poder do evangelho de Jesus Cristo. Para isso, convide-O para assumir o controle de sua vida.

III – PRECISAMOS SER PERSEVERANTES – (vs. 23 e 24)

O que seria diferente na sua vida se não fossem tantas desistências, mudanças de prioridades, abandonos de sonhos? O Apóstolo Paulo tinha muito claro qual era o seu chamado e estava disposto a pagar com a própria vida para alcançar os objetivos de Deus para ele. Disse que não considerava a vida valiosa se não pudesse “terminar a corrida” e “completar o ministério”. Muitas vezes estamos cheios de histórias inacabadas ou mal acabadas. O Senhor Jesus, por meio do Seu Apóstolo, nos ensina hoje que temos uma corrida para terminar – nossos sonhos; e um ministério a completar – nosso chamado. Chega de desistência, vamos avançar e conquistar para o Reino de Deus. O seu nome é VITÓRIA.

CONCLUSÃO: A vida do Apóstolo Paulo nos traz preciosas lições. Ele foi mudado pelo poder do evangelho e você também pode ser. Tenha agora uma experiência real com Jesus Cristo. É muito simples: convide-O, pela oração, para ser o seu Salvador e Senhor e sua história será uma poderosa lição de vida para muitas outras pessoas.

Lição de Célula – Nº 512 – de 26/09 a 02/10/2011 – Prs. Cari&Noeme.