Alegrai-vos!

Romanos 12:9-21

Nesse texto em epígrafe, o apóstolo Paulo nos fala de elementos que integram a doutrina cristã: alegria, esperança, honra, amor, bem, serviço, paciência, oração, perseverança, hospitalidade, solidariedade, humildade e a paz. E esses elementos devem ser vividos com alegria. Somos convidados a uma vida de alegria, mesmo tendo que enfrentar o mal, a injustiça, inimigos, sofrimento e as dificuldades que fazem parte da nossa vida. Portanto, alegrai-vos no Senhor e outra vez vos digo: alegrai-vos (Filipenses 4:4)!

I – ALEGRAI-VOS NA ESPERANÇA

A Bíblia inteira nos traz uma grande lição de esperança. Desde Gênesis até Apocalipse, encontramos uma mensagem de esperança. Deus se move ao longo da história da humanidade sempre ensinando sobre esperança. Para Deus, nada está irremediavelmente perdido. Tudo tem jeito. Há sempre uma esperança.

Queremos te dizer que independente da sua situação de vida, independente dos seus problemas e lutas, há esperança para o seu futuro em Cristo Jesus. Tenha paciência. Persevere. Não desista. Espere em Cristo. Confie nEle. Entregue a Ele a sua vida e aguarde com alegria e você verá o agir de Deus na sua vida!

II – ALEGRAI-VOS COM OS QUE SE ALEGRAM

Nenhum invejoso consegue se alegrar com os que se alegram. Ainda que ele queira aparentar alegria com o sucesso do outro, mas no seu coração permanece o menosprezo, insatisfação, ira, murmuração e inveja. E hoje, na sociedade em que vivemos, onde predomina a competição e a concorrência, onde um sempre quer ser melhor do que o outro, alegrar-se de verdade com os que se alegram é coisa muito difícil de se ver. E talvez mais difícil ainda é vermos alguém chorar com os que choram.

Há grande alegria nos céus quando um pecador se arrepende (Lucas 15:7), muda de vida e é achado por Jesus. E assim como um pastor se alegra ao trazer de volta a sua ovelha perdida, Jesus também se alegra quando alguém O recebe como Seu Pastor, Senhor e Salvador.

III – ALEGRAI-VOS EM VENCER O MAL COM O BEM

O ensinamento de Jesus é sempre abençoar os que nos perseguem, sem jamais amaldiçoar quem quer que seja. É nunca pagar o mal com o mal, mas sempre procurar fazer o bem. É sempre buscar a paz com o nosso semelhante e jamais buscar vingar-se pelo mal que tenhamos recebido, pois a vingança pertence a Deus. E ainda mais, se o nosso inimigo tiver fome ou sede, devemos dar-lhe de comer e de beber. Que desafio é viver a vida cristã!

Jesus quer que sejamos sempre vencedores em todas as coisas, inclusive na luta contra o mal, em todas as suas formas e manifestações. Com Jesus conseguiremos vencer todo o mal que se levanta contra nós.

CONCLUSÃO: O apóstolo Paulo nos diz que na luta contra o mal, vençamos o mal com o bem. Não podemos nos enganar achando que conseguiremos vencer o mal com o mal, pois isso só nos torna um com o mal. O mal só se vence com o bem! Com Cristo temos a alegria em saber que venceremos! Seja um com Jesus. Decida agora mesmo seguir a Jesus!

Lição de Célula Nº 507 – de 22 a 28 /08/2011 – Aps. Wagner e Eunice.