A Oração do Pai Nosso

Mateus 6:9-15

A oração do Pai Nosso, provavelmente o texto mais conhecido de toda a Bíblia…e certamente o mais citado… É uma oração de uma simplicidade que nos espanta… Parece até que Jesus estava sentado com um monte de criancinhas e aí resolveu ensiná-las a orar…

Ao mesmo tempo em que essa Oração é Simples, é também muito inteligente e de uma didática impressionante, pois como tantos conceitos teológicos e ensinamentos tão profundos podem ser passados com tanta simplicidade?  Ela é fácil de se memorizar e alcança todos os níveis de pessoas, desde os mais simples, aos mais letrados, aos intelectuais, filósofos, como também os mais novos na fé… até mesmo os analfabetos… todos entendem essa Oração e todos podem fazê-la, independente da sua Religião! É uma oração universal e se tornou ecumênica também…

Vamos refletir sobre essa Oração…

I – ELA NOS ENSINA A PEDIR COMO FILHOS

Augusto Cury em seu Livro: A Sabedoria nossa de Cada Dia – Os segredos do Pai-Nosso 2”, diz que “A Filosofia da Oração do pai nosso vai contra a sociedade desumana e a religiosidade superficial. Ela supre de pão todo ser humano, dos vaiados aos aplaudidos, dos miseráveis aos milionários, dos imorais aos puritanos, dos heterossexuais aos homossexuais… no fundo somos todos famintos…desnutridos”!!!

Jesus então nos ensina que somos FILHOS e como tais devemos saber PEDIR. Entao, precisamos mudar a nossa relação com Deus e vê-lo como um PAI. Ilust.: Como é que um filho conversa com seu Pai?

O que é que um FILHO PEDE AO PAI? – Dependendo da idade, pede de brinquedos a pipoca… de carro a avião… O Filho Pede TUDO o que ele precisa, acha que precisa, sonha, imagina… – Ele então vai crescendo e ai os seus pedidos vão sendo mais específicos, mais diretos, ele começa a VER AS LIMITAÇOES FINANCEIRAS DO PAI e aí, já pede menos e já começa a ir à luta para conquistar aquilo que deseja… – Parece que MUITOS FILHOS SE ESQUECERAM DE QUE OS RECURSOS DE DEUS-PAI SÃO INESGOTÁVEIS… SALMO 2:8 Pede-me e eu te darei AS NACOES…

Como é que um FILHO SE RELACIONA COM O PAI? – Ilust.: NA Casa Branca, o homem mais poderoso do mundo, foi filmado em seu gabinete trabalhando e uma de suas filhas escondida por trás do sofá pronta para lhe dar um susto… Uma Filha desejosa da atenção do Pai, de estar perto do Pai…

Hoje, existe cada tipo de oração, cada modelo que é no mínimo estranha para não dizer que a pessoa “pirou”… tem umas repetições que são uma loucura mesmo… – Ilust.: Imagine se seu filho chegasse pra você e começasse uma ladainha… você diria o que pra ele? – Os JUDEUS oravam 3 X ao dia e apresentam 18 pedidos iguais, todos os dias e essas orações eram 10 X mais longas que o PAI NOSSO!

II- ELA NOS ENSINA SOBRE O PERDÃO

Uma coisa é você pedir perdão a Deus, só você e Ele, falando baixinho… ou mesmo falando em sua mente… Outra coisa é você se dirigir a alguém e pedir perdão e falar o motivo…!!! Por isso é que o perdão tem sido tão pouco usado ou praticado… e ai cria-se uma multidão de “imperdoados”, de pessoas “presas nas mãos dos verdugos”, com as suas almas presas e as suas vidas amarradas, debaixo de maldição…isso porque não tem coragem e HUMILDADE o suficiente para pedir perdão…!!!

2.1 – O Perdão é UNILATERAL: Você perdoa a quem te ofendeu, sem que haja a necessidade de você ir lá para a pessoa que te feriu e obrigá-la a te pedir perdão. Quando você decide perdoar, você então é curado…!

2.2 – O Perdão é Gratuito (e não gratuÍto):você deve perdoar sem esperar receber absolutamente nada de volta, sem esperar recompensa, tapinhas nas costas, abraços, beijos… choro… – Ele Não EXIGE PAGAMENTO DA DÍVIDA, do tipo: perdôo, mas me pague o que deve! – É CLARO QUE QUEM ESTÁ ARREPENDIDO VAI TENTAR FAZER DE TUDO PARA RESSARCIR, PAGAR, RECOMPENSAR O DANO… (Assim como fez ZAQUEU…)!

2.3 – O Perdão é uma questão de Obediência a Deus: Perdoar é Obedecer! Portanto, pesa sobre nós uma ordem de Deus para que perdoemos… 70 X 7… perdoar sempre… – Deus é quem vai julgar, punir, recompensar… vingar… quando a gente perdoa, a gente está entregando a DEUS e a conta/dívida será paga por Ele…!

III – ELA NOS REVELA QUEM É DEUS

O Deus da oração do Pai Nosso é diferente do Deus que a gente lê, estuda e conhece no Antigo Testamento. Parece ser um outro Deus…!

Ilust.: Quando Moisés vai falar com Deus no SINAI, o povo fica embaixo morrendo de medo (nem quiseram ir com Moisés) e eles só ouvem RAIOS, Trovões e Fumaça…

Ilust.: Elias ora a Deus e diz ter feito tudo conforme a Sua Palavra, o Deus então “manda cair fogo do céu…”!!!

Ilust.: O Deus que falou com  Abraao, provou-lhe a fé pedindo-lhe que sacrificasse seu filho ISAQUE… a gente fica até assustado…

Ilust.: O Deus dos Profetas é apresentado muita vezes como um Deus que vai punir, castigar severamente o seu povo…

Aí, a gente se depara com o Deus do Pai Nosso… Ele é diferente…! Vejamos como é esse Deus: 1- Um Deus que quer que a gente o chame de PAI…; 2- Um Deus que não é exclusivo dos Judeus ou de nenhuma religião… “é o Deus de TODOS, é NOSSO”…; 3- Um Deus que se preocupa com o PÃO da gente…; 4- Um Deus que PERDOA a gente naturalmente…; 5- Um Deus que está disposto a nos segurar pela MÃO pra que a gente NÃO CAIA em tentação… Ora, mas a gente já está dizendo que conhece a tentação e aparentemente a gente só cai nela se quiser… e mesmo assim,l esse Deus esta disposto a nos ajudar e nos impedir de CAIR… – É como um pai que ajuda seu filho a caminhar e vai ao lado dele para ele não cair…!!! Ora, quem é que não quer um PAI desses???

CONCLUSÃO: Muitos tem medo de Deus… Outros se acham tão indignos de falar, de se aproximar desse Deus e muito menos de chamá-lo de PAI… Muitos acham que Deus o esqueceu e que não liga para as suas necessidades… TODOS ESTAO ENGANADOS!!! JESUS veio nos mostrar um DEUS que é PAI de todos,,, um Deus que nos Ama e que se preocupa conosco… mas principalmente um DEUS que deseja se relacionar conosco…!!!

MIBA – Ministério Internacional Batista do Avivamento