A Verdadeira Salvação

Atos 10.1-48 – Você acha que precisa de salvação? Cornélio, oficial do exército romano era um homem temente a Deus, dado a oração e praticante de boas obras. Vivia religiosamente bem com sua família em Cesaréia, mas, um dia, por uma revelação de Deus decidiu buscar Pedro para ouvir o que este teria a dizer da parte de Deus (vs.1-8)! Muitas vezes, estamos na situação de Cornélio. Achamos que, porque tememos a Deus, temos uma religião e fazemos boas obras, já iremos para o céu e não precisamos de mais nada! Mas Deus estabeleceu princípios para aqueles que desejam entrar no Reino dos Céus!
Cornélio, por buscar a Deus, foi achado por Ele e o Senhor ordenou que cumprisse alguns passos para que ele pudesse ter acesso à vida eterna! Cornélio não questionou a ordem de Deus e obedeceu! Deus hoje quer revelar a você o caminho da verdadeira salvação, como fez com Cornélio! E esta história nos ensina sobre a necessidade de encontrarmos a verdadeira salvação!

I – ABRIR MÃO DAS NOSSAS VERDADES

Tanto Cornélio como Pedro fizeram renúncias pessoais para que o milagre da salvação fosse estendido a outros. Um judeu pregando o evangelho de Cristo na casa de um comandante do exército romano não era um acontecimento comum naquela época! Muitas vezes, achamos que já fazemos tudo certo, e não aceitamos ouvir o evangelho de Jesus sendo pregado, simplesmente porque a sociedade avalia como sendo correto fazer boas obras e ter uma religião! Entramos no engano de que “todos os caminhos levam a Deus”, quando a Bíblia, a Palavra de Deus, diz que só há um caminho! Jesus mesmo disse que Ele era o único caminho (Leia João 14.6)! Hoje, Deus quer mudar seus conceitos, e gerar mudança em sua vida! Ele chama você para entregar-se ao único que pode perdoar pecados, e dar a vida eterna, Jesus Cristo, o Filho de Deus! Entregue sua vida a Jesus! E O receba como seu único e suficiente Salvador!

II – ABRIR MÃO DOS NOSSOS VALORES E CRENÇAS

Quando Deus dá a visão a Pedro, Pedro ainda ficou pensando, sem entender direito, e questionando, até que Deus novamente dá o alerta final (vs.17-20)! E ele decide obedecer! Quantas vezes, Deus fala conosco e revela as Suas verdades, e nós, presos aos nossos próprios valores e crenças, resistimos? Você tem dificuldades em deixar que Deus mude algo em seu coração? Como tem sido a sua resposta aos comandos do Senhor? Neste relato da Bíblia, vemos um romano procurando um judeu por um comando de Deus; e um Judeu pregando e batizando um gentio por obediência a Deus! Eles não pensaram no que os outros iriam dizer, eles não questionaram! Eles estavam abertos a ouvir a verdade e em obedecer ao chamado de Deus! E você? Está aberto para o NOVO de Deus em sua vida!? Está disposto, como Cornélio, a receber a novidade de Deus!? Decida hoje seguir a Jesus e tornar-se um discípulo fiel! Confesse Jesus como seu Salvador e Senhor!

III – ABRIR MÃO DA NOSSA ZONA DE CONFORTO

No dia seguinte, Pedro e alguns irmãos de Jope foram com os homens de Cornélio e, em Cesaréia, havia parentes, amigos íntimos e outros convidados esperando Pedro na casa de Cornélio que o recebeu dizendo: “- estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor” (At.10.33). Pedro obedeceu! Cornélio obedeceu! Isso porque não queriam permanecer na mesmice! Estavam dispostos a caminhar para o centro da vontade de Deus! Deus quer nos transformar em instrumentos de expansão do Seu evangelho a todos que nos cercam! Deus quer que saiamos do lugar confortável em que nos encontramos! Cornélio levava uma vida boa juntamente com sua família, mas não se contentou com o que tinha, aceitou a palavra pregada por Pedro e recebeu o Batismo no Espírito Santo e também o Batismo nas Águas! Ele não resistiu à verdade ministrada! Não se preocupou com religião! Ele foi em busca de mais! Pedro já tinha a sua salvação, mas saiu para cumprir o IDE de Jesus, a missão que o Senhor havia delegado antes de subir aos céus (Mt. 28.19 e 20)! E você, o que está esperando para obedecer a este chamado?

CONCLUSÃO:

Precisamos atentar para a voz de Deus, para aqueles que Ele enviou a pregar o evangelho da salvação para nós! Você que tem buscado mudança de vida em Deus, hoje é o dia que Ele escolheu para você encontrá-lO! Abra mão de suas verdades, valores, crenças e conforto! Hoje Deus encontrou você porque você O tem buscado! Então diga SIM para este chamado! Decida SERVIR a Deus, e receba mais dEle em sua vida hoje!

Lição de Célula Nº 458 – 13/09/2010 à 19/09/2010 – Giordana Silva (12 da Ap. Eunice Almeida)