Um Discípulo De Excelência

Lucas 19:1-10

Você conhece a história de Zaqueu? Zaqueu era chefe dos publicamos, era um homem rico, tinha tudo que precisava no tocante às necessidades materiais. Porém, era um homem impopular, não tinha amigos, porque ninguém gostava dos cobradores de impostos. Ele ouviu falar muito de Jesus, dos seus milagres, ouviu dizer que Jesus se importava com os pecadores. Ele queria saber quem era Jesus. E no seu encontro com Jesus, ele obteve a salvação e se tornou um discípulo de excelência! Vejamos o que é necessário para, assim como Zaqueu tornar-se um discípulo de excelência:

I – ESFORÇAR-SE PARA BUSCAR AO SENHOR (v.3)

Zaqueu teve que romper a multidão. Ele se esforçou pra atravessar a multidão, mesmo sabendo que ninguém lhe daria espaço. E quanto a você? Tem se esforçado para buscar a Jesus? Como está a sua vida? Você tem desistido de buscar ao Senhor por causa dos problemas, das dificuldades? Para ser um discípulo de excelência, você precisa querer e se esforçar. Faça como Zaqueu! Ele não se deu por vencido enquanto não rompeu a multidão. Você quer saber quem é Jesus? Você quer vê-Lo? Esforce-se! Busque ao Senhor!

II – NÃO SER APENAS MAIS UM NA MULTIDÃO (v.4)

Zaqueu não enfrentou a multidão pra fazer parte dela. Ele não quis ser apenas mais um na multidão. E foi por isso que ele subiu na árvore, pois assim se destacaria da multidão e chamaria a atenção de Jesus. E você, quer chamar a atenção de Jesus para sua vida, para os seus problemas? Faça como Zaqueu. Não seja só mais um na multidão! Destaque-se! Chame a atenção de Jesus! Clame! Diga: Senhor olha pra mim! Suba na árvore! Faça sinal! Ao subir na árvore, Zaqueu logo foi visto por Jesus (v.5) e O recebeu em sua casa, em sua vida. E você quer ter Jesus em sua casa, em sua vida? Deixe Jesus entrar! “EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO; SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, EU ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE E ELE COMIGO” (APOC 3:20). Foi isso que Jesus fez com Zaqueu e quer fazer com você o mesmo! Aceito-o como Seu Salvador!

III – DEMONSTRAR ARREPENDIMENTO E MUDANÇA (V.8)

Quando Jesus entrou na casa de Zaqueu, houve arrependimento. Zaqueu roubava nos impostos e decidiu mudar. Por isso ele afirmou que daria a metade dos seus bens aos pobres e restituiria quatro vezes mais a quem ele tinha defraudado. Naquela época, quando se fazia restituição voluntária, a lei determinava que seria devolvido 1/5 dos bens. Mas Zaqueu deu quadruplicado, porque era a medida requerida por ladrões. Então significa que Zaqueu assumiu o seu pecado, assumiu que roubava, mas que estava consertando e se arrependendo do seu erro. Se você deseja ter Jesus em sua vida, ser um discípulo de excelência, você deve se arrepender. Mostre a Jesus quem é você! Assuma o que você tem errado e decida mudar de vida! Não esconda seu pecado de Deus, pois Ele conhece o seu coração! Jesus quer te perdoar! (I João 1:9)!

CONCLUSÃO:

Você quer ser um discípulo de excelência? Se esforce para buscar a Jesus, deseje de todo seu coração e não seja apenas mais um na multidão. Decida mudar de atitude, mudar de vida, arrependa-se e converta-se ao Senhor Jesus! Somente por meio de Jesus é que podemos ser salvo. ATOS 4:12! Aceite a Jesus como seu Salvador, e assim como Zaqueu torne-se um discípulo de excelência!

Lição de Célula – Nº 916 – 24 a 30/06/2019 – Bispa Viviane Almeida


Faça o Download aqui: Clique aqui