Uma Lição De Misericórdia

JOÃO 8:1-11

Misericórdia se manifesta por atitudes concretas de solidariedade para com aqueles que sofrem alguma tragédia, que caíram em desgraça. É um sentimento nobre de compaixão, dó, piedade por aqueles que sofrem. Jesus nos dá uma lição de misericórdia ao encontrar-se com essa mulher que foi apanhada em flagrante adultério e trazida até Ele.

I – A MISERICÓRDIA NÃO ATIRA PEDRAS

Levítico 20:10 ordena que sejam mortos o adúltero e a adúltera. Nesse caso dessa mulher apanhada em adultério, os escribas e fariseus só trouxeram a adúltera para ser apedrejada. E o adúltero onde ficou? Estaria ele entre os acusadores? Não sabemos. Mas o que sabemos é que ninguém ali teria moral para apedrejar aquela mulher, pois todos também eram pecadores e a consciência deles os acusava (João 8:9). Portanto, não devemos “atirar pedras” nos pecadores, pois nós também somos pecadores. A mensagem do Evangelho de Jesus é uma mensagem de misericórdia e não de “atirar pedras”. Jesus nos convida a recebermos misericórdia. Esse convite é irrecusável, pois todos nós carecemos da misericórdia de Deus! Você está precisando de misericórdia? Então, venha a Jesus em oração!

II – A MISERICÓRDIA NÃO CONDENA NINGUÉM

Logo após a saída dos escribas, fariseus e provavelmente da multidão, Jesus perguntou: “Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?”. Em seguida, Jesus diz para aquela mulher: “Nem eu tampouco te condeno” (João 8:10-11). Jesus não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo (João 3:17 e 12:47). A vida sempre nos apresenta acusadores que querem nos condenar sempre, eles nunca nos faltam. E tem um em

especial que vive nos acusando dia e noite, esse é sem misericórdia (Apocalipse 12:10). Enquanto em satanás encontramos sempre o acusador que quer nos levar à condenação, em Jesus temos aquele que está disposto a nos perdoar, nos salvar e a ter sempre misericórdia. Entregue-se a Jesus agora mesmo e receba a Sua misericórdia, perdão e salvação!

III- A MISERICÓRDIA DÁ SEMPRE UMA NOVA OPORTUNIDADE

Quando aquela mulher foi apanhada em adultério, certamente que ela já sabia da sua sentença de morte por apedrejamento. Ela devia estar com muito medo e já tinha até perdido a esperança de viver. Era como se um condenado estivesse no corredor da morte, já sendo levado para a sua execução. Mas inesperadamente, aquela condenada à morte se depara com uma autoridade, um rabino que suspende a sua execução, anula a sua condenação e ainda lhe dá uma nova oportunidade de vida: “… vai e não peques mais” (João 8:11). Isso se chama misericórdia!Você está precisando de uma nova oportunidade para fazer diferente do que você tem feito na vida? Você gostaria de uma nova vida? Então venha para Jesus (II Coríntios 5:17)!

CONCLUSÃO: A Igreja de Jesus deve ser um centro de misericórdia, onde os pecadores jamais sejam rejeitados, condenados e nem apedrejados, mas recebidos com amor e assim eles poderão “ir e não pecarem mais”.Convidamos você a vir fazer parte dessa Igreja Misericordiosa, entregando a sua vida a Jesus, sendo salvo por Ele e tendo uma nova oportunidade de vida!

Lição de Célula Nº 912 – 27/05 a 02/06/19 – Aps. Wagner & Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui