O Milagre Da Transformação Da Água Em Vinho

18 dezembro 2018

João 2:1-12

Esse foi o primeiro milagre que Jesus realizou, dando início ao seu ministério, depois de ter passado pelo batismo e ter vencido a tentação maligna no deserto por quarenta dias. Jesus deixa a região de Betânia, às margens do rio Jordão e caminha cerca de 90 km até chegar ao vilarejo de Caná na Galileia, onde está acontecendo uma festa de casamento.

Num dado momento da festa, o vinho acaba. E agora? Vamos ver o que Deus quer falar conosco através desse milagre de Jesus.

 

I – JESUS TRANSFORMA UMA SITUAÇÃO DE VERGONHA EM HONRA

A festa de Casamento já havia começado quando Jesus chegou. Essas festas duravam de três a sete dias. E vinham convidados de todas as partes para celebrar com os noivos. Maria, mãe de Jesus, foi quem observou a falta do vinho e comunicou a Jesus: “Eles não tem mais vinho” (João 2:9). Era como se fosse algo dito, discretamente, aos ouvidos de Jesus, numa tentativa de evitar um grande vexame para os noivos.

Ainda hoje, naquela cultura, os casamentos são grandes festas e eles soltam fogos, cantam e até dão tiros para o alto e quem conseguir ouvir o barulho da festa, está convidado. Assim me informou um guia durante uma viagem turística que fiz para aquela região. E quem viesse, deveria ser recebido com muita honra, muita comida e bebida a vontade. Mas faltou o vinho. E agora? Sem vinho para os convidados, a vergonha, humilhação e a desonra seriam inevitáveis.

A intervenção de Jesus, transformando água em vinho, livrou os noivos de um vexame e desonra. O milagre aconteceu porque Jesus tinha sido convidado e onde Jesus está, toda a vergonha e desonra é retirada e vem a alegria e a honra. Você está vivendo alguma situação de vergonha e desonra? Tem algo desagradável na sua vida que você gostaria muito de ver mudado, transformado? Então, convide Jesus para estar com você e Ele vai realizar um milagre na sua vida! Creia!

 

II- JESUS TRANSFORMA UMA SITUAÇÃO DE ESCASSEZ EM ABUNDÂNCIA

Certamente que os noivos eram de condição humilde e não tinham conseguido um grande suprimento de vinho para o seu casamento e por isso, no meio da festa, acabou o vinho. E todos teriam que ir embora e a festa seria encerrada. O vinho para os judeus tem um significado muito especial, fala de alegria, felicidade e prosperidade. E na festa de casamento, a falta de vinho era um mau presságio para os noivos.

O Evangelho de João nos fala que havia “seis talhas de pedras que os judeus usavam para as purificações” (João 2:6). Parece que os noivos tinham uma grande preocupação com os rituais religiosos, por isso mantinham essas “talhas” que cabiam aproximadamente 700 litros de água e serviam para cumprir os seus rituais de purificação. Todos esses rituais religiosos não tinham poder para resolver o problema dos noivos. Nem mesmo os seus convidados e nem a mãe de Jesus, mas só Jesus.

Jesus então ordenou: Enchei de água as talhas! Para o milagre acontecer, os servos precisaram obedecer a Jesus e fazer tudo o que Ele ordenasse (João 2:5). O que precisa ser transformado na sua vida? Qual a situação de escassez que você deseja ver transformada em abundância? Obedeça a Jesus, entregue a sua vida a Ele e aguarde a transformação, o milagre que Ele vai fazer na sua vida!

 

CONCLUSÃO: Vemos que vale a pena ter Jesus conosco, tê-Lo como nosso convidado especial em nossa vida, em nossa família, em nosso casamento. Vale a pena obedecer a Jesus e servir a Ele em tudo. Você deseja convidar Jesus para entrar em sua casa, em sua vida? Vamos orar pelo seu milagre!

 

Lição de Célula Nº 889 – 17 a 23/12/2018 – Aps. Wagner & Eunice

Tags: ,