Dezembro, Mês Das Luzes!

João 1:1-14

Esse é um período mágico para o povo, há uma tradicional troca de presentes, festas e mais festas, decorações cheias de luzes etc. Aumenta-se o consumo de energia elétrica a começar do próprio governo que espalha luzes por todos os lados, mesmo tendo determinado o “horário de verão” alegando economia de energia elétrica. Dezembro é também o mês em que se comemora o nascimento de Jesus, apesar de estudos e pesquisas comprovarem que Jesus não poderia ter nascido nesse período do ano. O que você acha dessas luzes de dezembro? Elas espelham a verdade em que a sociedade está vivendo? Elas alumiam o coração do homem?

I – LUZES QUE CAMUFLAM AS TREVAS – (vs. 4,5)

As luzes de dezembro tentam esconder as trevas do sofrimento, miséria, pobreza e exploração que muitos estão vivendo. Entra ano e sai ano e não há mudança. Entra governo e sai governo e os pobres permanecem cada vez mais pobres. Esse é o tempo de “esticar as lonas pretas” nas áreas verdes das cidades satélites para mendigar “presentes”. Passado esse período do ano, as luzes se apagam e as trevas voltam a reinar em sua normalidade! E tudo não passou, mais uma vez, de engano e de uma camuflagem das trevas. Jesus veio ao mundo trazendo a verdadeira luz que resplandece nas exterminando definitivamente toda e qualquer treva (João 1:5). Deixe a luz de Jesus entrar em seu coração, em sua vida. Onde essa Luz entra, as trevas saem para nunca mais voltar, dando lugar à verdadeira alegria!

 

II – LUZES QUE CONDUZEM AO ENGANO – (vs. 7-9)

As vitrines das lojas, os shoppings, o comércio em geral está todo enfeitado, divulgando e prometendo preços baixos. Mas sabemos que tudo isso é um engano para atrair os consumidores. Mas, mesmo assim, os consumidores chegam aos milhares, como mariposas atraídas pelas luzes! E ali deixam todo o seu dinheiro, estouram todos os seus limites de cartões e crediários, para depois se sacrificarem tentando pagar tantas dívidas. A verdadeira luz que é Jesus, alumia a todo homem não o conduz a nenhuma emboscada ou engano, mas pelo contrário, o conduz à salvação, à vida eterna! Que luz você tem seguido? Que luz o tem atraído? Têm sido as luzes do mundo, as luzes de dezembro? (I João 2:15-17). A Luz que Deus deseja que você siga é Jesus! Quando você decide segui-lo seus passos serão iluminados, sua mente será esclarecida e em seu coração habitará a luz da vida! Decida, agora, seguir essa Luz de Cristo na sua vida

 

III – LUZES QUE SÃO PASSAGEIRAS – (vs. 12)

Logo depois da passagem do novo ano, as luzes são retiradas, as decorações tão belas são desmontadas e aí voltamos a ver a realidade das paredes, dos muros, dos prédios como eles realmente são. Bom seria que essas luzes jamais se apagassem, pois nesses dias muitos enxergam os pobres, os que sofrem, os desamparados, os menos favorecidos, enxergam até as suas famílias e se juntam para se confraternizarem e trocarem presentes. Mas ao se apagarem as luzes, tudo volta ao “normal”. A luz que vem de Jesus, jamais se apaga. E todos os que recebem essa Luz têm as suas vidas transformadas, tornando-se verdadeiros “filhos de Deus” (João 1:12). Você sabia que para se tornar filho de Deus você precisa crer e receber a Jesus como seu Senhor e Salvador? Você já tomou essa decisão?

 

CONCLUSÃO:

Certa vez Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida”! (João 8:12). Baseado neste texto, nós o convidamos a tomar uma decisão radical em seguir a Jesus! Jesus é “lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho”! João nos diz que Jesus “veio para os seus, mas os seus não o aceitaram” (João 1:11). Saiba que Jesus veio para você, para mim, para nós. Eu já me decidi por Jesus e hoje eu digo com muita alegria que sou um crente em Jesus! Saiba que Jesus veio, também, para você. E qual será a sua decisão? Você vai agora aceitá-Lo, vai recebê-Lo em seu coração?

 

Lição de Célula Nº 887 – 03 a 09/12/2018 – Aps. Wagner & Eunice