Lições Aprendidas Na Festa Dos Tabernáculos

Levítico 23:33-44

 

Parabéns pela Visão e iniciativa dessa Festa, considerada pelos judeus a mais importante entre as três principais festas Bíblicas Fixas e Solenes do Senhor (Páscoa, Pentecostes e Tabernáculo), dado ao seu conteúdo profético e a preservação do Povo, pois se não houvesse Tabernáculo, não existiria Nação e nem povo de Israel… Deus quem guardou o seu povo durante 40 anos no deserto!

As Festas Bíblicas, todas elas, carregam um conteúdo didático extraordinário… aprendemos festejando muito mais do que nos sacrificando…! Essas Festas Bíblicas nos foram Ordenadas para nos Ensinar… A Primeira Vista, de cara, já podemos aprender:

 

  1. a) Tabernáculos é uma das Festas Bíblicas ao Senhor (Lev 23:41), não é para AGRADAR NINGUEM, senão a Deus; Não se trata de uma FESTA CULTURAL SECULAR… Vi um templo repleto de abóboras… Vejo casas com abobaras e velas dentro, esqueletos, bruxas etc… Isso pode, mas Tabernáculo não…
  2. b) Trata-se de uma Solenidade PERPETUA, isto é, para SEMPRE;
  3. c) É PARA TODA A FAMILIA, ENSINANDO ÁS GERAÇOES FUTURAS: “Para que saibam as vossas gerações que EU FIZ…” (Lev 23:43)! Precisamos GANHAR AS FUTURAS GERAÇOES… A Igreja precisa ABRIR OS OLHOS para as nossas crianças… Estamos perdendo os nossos filhos…. CUIDADO…! Faça festa e ensine as crianças… elas aprendem brincando, celebrando, festejando…! Elas não vão conseguir aprender com SERMOES…!

AGORA, COM UM OLHAR MAIS APROFUNDADO NO TEXTO BIBLICO, RECORRENDO A RECURSOS EXEGETICOS E HERMENEUTICOS, BEM COMO UTILIZANDO RECURSOS HOMILETICOS (Quem esta frequentando o Curso de Teologia vai saber melhor disso… mas explicarei…), como a ALEGORIA, VEJAMOS O QUE DEUS NOS INSPIRA A APRENDER SOBRE TABERNACULOS:

 

I – A FESTA DE TABERNACULOS NOS ENSINA SOBRE SUCOT

O que é uma SUCOT?

Gen 33:17 “E Jacó partiu para Sucote e edificou para si uma casa e fez palhoças (CUKKAH = Tabernáculo) para o seu gado; por isso o lugar se chamou Sucote”! Tabernáculo são PALHOÇAS…! SIKAR, são as pequenas tendas feitas durante a Festa de Tabernáculos (Festa de Sukot)!

O QUE SUCOT NOS ENSINA?

  1. SUCOT ‘E CONSTRUIDO DE TAL MANEIRA QUE QUEM ESTIVER DENTRO DELA POSSA VER AS ESTRELAS: GEN 15:5 Deus chamou Abrão para FORA e o MANDOU CONTAR AS ESTRELAS… e ali lhe fez uma Promessa: Será assim a tua posteridade! === EM Tabernáculo, Deus confirma Suas Promessas… TEM PROMESSA PARA QUEM ENTRA EM SUCOT COM DEUS!
  2. SUCOT NOS ENSINA SOBRE SER FAMILIA: Deus colocou no DESERTO, durante 40 anos, TODA A FAMILIA DENTRO DE UMA UNICA TENDA… – IMAGINO QUE ELES BRIGAVAM, MAS A NOITE TINHAM QUE DORMIR JUNTOS…! NÃO TINHA QUARTOS SEPARADOS, ERA UMA SO TENDA! – FAMILIA tinha que GUARDAR A TENDA, GUARDAR A FAMILIA… proteger a família…! – CADA ISRAELITA TINHA A SUA TENDA FAMILIAR, A SUA PROPRIA CASA… nem sempre era tão bonita, mas era a dele… Eles não ficavam mudando de tenda… pulando de tenda, criticando a sua TENDA… criticando os pais e mudando de família… ELES FICAVAM E PERMANECIAM ONDE DEUS OS COLOCOU… NASCEU NA TRIBO DE BENJAMIM, ERA BENJAMIM ATE A MORTE… ERA LEVITA, ASSIM VIVIA ATE MORRER…! – A SUA SUCOT SE CHAMA IGREJA… FIQUE NELA…!
  3. IMAGINO A FRAGILIDADE DA TENDA, DO SUCOT, MAS ERA ASSIM MESMO QUE DEUS QUERIA QUE FOSSE, PARA MOSTRAR QUE A SEGURANCA DA CASA NÃO ESTAVA NA ESTRUTUA FISICA, MAS EM DEUS: SALMO 127:1-3 “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Sr. Não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. INUTIL vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; AOS SEUS AMADOS ELE O DA ENQUANTO DORMEM”!
  4. SUCOT ERA UMA CONSTRUCAO TEMPORARIA, PASSAGEIRA: Para que construir uma casa FORTIFICADA, MADEIRA DE LEI, INVESTIR TODO O $$ para depois SAIR E DEIXAR TUDO? – Assim `e a nossa VIDA. Ela `e passageira… passa rapidamente… DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM CANAA, A TERRA DA PROMESSA… LA TEREMOS MORADA ETERNA… `E para l`a que estamos indo… JESUS NOS DISSE: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar”! (joao 14:1-2)! Buscai em primeiro LUGAR O REINO DE DEUS… e TUDO vos será acrescentado… MATEUS 6:33 NADA DE ANSIEDADE!!! SUA SUCOTE ESTA OTIMA! Fique tranquilo! Vá se preocupar com o Reino de Deus…! – E O MEU GREEN CARD? CALMA! QUEM TE MANTEM AQUI `E O SENHOR… !

II – A FESTA DOS TABERNACULOS NOS ENSINA SOBRE AVIVAMENTO

TABERNACULOS É UMA FESTA DE AVIVAMENTO ESPIRITUAL

Durante a FESTA de Tabernáculos, os SACERDOTES faziam um CORTEJO com CANTAROS NAS MAOS, tocavam o shofar, tocavam instrumentos musicais, faziam uma festa linda e saiam do TEMPLO pelas ruas de Jerusalém, at`e o TANQUE DE SILOE. La enchiam os cântaros de água e traziam para derramar no ALTAR DO SACRIFICIO… O POVO acompanhava em FESTA… ALI ELES ESTAVAM AGRADECENDO PELA CHUVA E J`A SEMEANDO PARA A PROXIMA ESTACAO DE CHUVA QUE VIRIA… e se eles não agradecessem a BENCAO, A BENCAO SERIA CORTADA, ficariam sem chuva…!

FOI DURANTE ESSE RITUAL QUE OS SACERDOTES AO CHEGAREM NO TEMPLO E FORAM DERRAMAR A AGUA, JESUS APARECEU ENTRE AS COLUNAS DO TEMPLO E GRITOU: João 7:37-39 (Jesus participando da ultima festa de Tabernáculo… Ele Grita… “No último dia, o GRANDE DIA DA FESTA…, levantou-se Jesus e EXCLAMOU: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a ESCRITURA, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto Ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem…” ); JESUS CITOU QUE PARTE DA ESCRITURA? TERIA SIDO A DE ISAIAS 55:1-3 “Ah! Todos vos os que tendes sede, vinde `as águas, e vos os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei/ sim, vinde e comprai sem dinheiro e sem preço vinho e leite”! ISAIAS 44:3 “porque derramarei água sobre o sedento e torrentes sobre a terra seca; Derramarei o meu ESPIRITO SOBRE a tua posteridade e a minha BÊNÇÃO sobre os teus DESCENDENTES”!

 

CONCLUSAO: Todos os que participam da Festa de Tabernáculos não saem do mesmo jeito que entraram… Eles são TOCADOS, SÃO ENVOLVIDOS PELA UNCAO de TABERNACULO!

E O MESSIAS, JESUS, VEM PARA TABERNACULAR CONOSCO: JOAO 1:14 “E o Verbo se fez carne e habitou (SKENOO = Tenda, Tabernáculo) entre nos, cheio de graça e de verdade e vimos a sua gloria, gloria como do unigênito do Pai”!

HOJE, AO RECEBERMOS A JESUS COMO NOSSO SENHOR E SALVADOR, ELE NOS FAZ ENTAO, TEMPLO, MORADA DO ESPIRITO SANTO…! I COR 3:16 “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vos?” – I COR 6:19 “Acaso não sabeis que o vosso corpo `e santuário do Espírito Santo, que esta em vos, o qual tendes da parte de Deus e que não sois de vos mesmos?”!

No ULTIMO DIA DA FESTA, os Sacerdotes declaravam o SALMO 118 SOBRE TODO O POVO: “Rendei graças ao Senhor porque Ele `e bom e a sua misericórdia dura para sempre. – V.15 Nas Tendas dos JUSTOS há voz de Jubilo e de Salvação; V.25 Oh Senhor, concede-nos PROSPERIDADE (TSALACH = avançar, progredir, prosperar, obter sucesso)! A VOS OUTROS DA CASA DO SENHOR, NOS VOS ABENCOAMOS”!

 

14/10/2018 – IG MARSOLE GERALDA (US) – Ap. Wagner