Quem Governará Sobre Nós?

23 outubro 2018

Provérbios 29:1-8

Iremos mais uma vez ás urnas, em segundo turno, para escolhermos os nossos governantes. Há uma grande expectativa para sabermos quem será o nosso novo presidente que presidirá o Brasil durante os próximos quatro anos. Você já sabe em quem votar?
O Livro de Provérbios foi escrito por um político, o rei Salomão que governou Israel por quarenta anos (I Reis 11:42). Ele nos falou sobre um governo ímpio e as consequências do seu governo para o seu povo.

I – QUANDO O ÍMPIO GOVERNA, O POVO GEME
“… quando o ímpio domina, o povo geme” (Provérbios 29:2). O Livro de Provérbios nos fala do comportamento de um governo ímpio, em contraposição a um governo justo, íntegro, honesto e bom. Enquanto o governo ímpio provoca sofrimento, injustiça social e miséria fazendo o povo gemer, o governo justo promove a alegria, paz e felicidade para todos. Será que existe mesmo um governo honesto, justo e bom? Ou será que esse texto não nos aponta para o Messias, Jesus Cristo, como aquele que governará com justiça a terra?
Quando Jesus estava para nascer, o Anjo Gabriel anunciou a Maria dizendo que Ele seria Filho do Altíssimo e governaria para sempre (Lucas 1:31-33). Você votaria em Jesus para governar a sua vida? Então, fale isso para Jesus em oração e entregue a sua vida a Ele e viva feliz para sempre!

II – QUANDO O ÍMPIO GOVERNA, O CAOS SE ESTABELECE
“O rei justo sustém a terra, mas o amigo de impostos a transtorna” (Provérbios 29:4). Ano após ano, temos tido no Brasil governos que amam cobrar impostos e até confiscar os bens da população. Somos o país que possui uma das mais altas cargas tributárias do mundo! E para onde vai todo esse imposto? Ora, não vemos esse dinheiro retornando em benefícios e cuidados para a população. Quando olhamos para os serviços públicos, como por exemplo a saúde, a segurança, a educação, vemos na verdade um caos. E é exatamente isso que Provérbios nos diz sobre os reis que são “amigos de impostos”, eles provocam o caos.
Enquanto um governo ímpio provoca o caos, temos um Deus que desfaz todo o caos e coloca tudo na mais perfeita ordem. Como está a sua vida? Você gostaria que Jesus colocasse a sua vida em ordem?

III- QUANDO O ÍMPIO GOVERNA, O POBRE É ESQUECIDO
“O justo se informa da causa dos pobres, mas o ímpio nem sequer toma conhecimento” (Provérbios 29:7). O governo de Jesus é voltado para os pobres, para os desamparados, para os discriminados e esquecidos pelos governos ímpios. Quando João, o batista, mandou seus discípulos perguntarem a Jesus se Ele era o Messias, a Sua resposta foi: “Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados… e aos pobres está sendo pregado o evangelho” (Mateus 11:4-5). Jesus sempre teve muito cuidado e carinho para com os pobres. Ele disse que o Espírito do Senhor o ungiu para evangelizar os pobres (Lucas 4:18-21).
Jesus não se esquece de ninguém, especialmente dos pobres, dos que não tem ninguém por eles. Você está precisando de Jesus? Você deseja convidar Jesus para cuidar da sua vida?

CONCLUSÃO: Deus disse que deveríamos colocar sobre nós como rei aquele que Ele escolhesse, um dentre nossos irmãos (Deuteronômio 17:14-20). Vamos clamar a Deus por um governo justo que governe sobre nós com amor e temor a Deus. Mas vamos também entregar as nossas vidas ao governo de Jesus. Você já fez isso? Ore a Jesus e entregue a sua vida a Ele, faça dEle o seu Governo, Senhor e Salvador!

Lição de Célula Nº 881 – 22 a 28/10/2018 – Aps. Wagner & Eunice

Tags: ,