A Ovelha Perdida

5 junho 2018

Lucas 15:1-7

 

Convido você a formar a imagem de uma ovelha perdida, uma ovelha que se desgarrou do rebanho, afastou-se do seu pastor e agora caminha sozinha pelas montanhas da vida. Muitos estão vivendo assim como a ovelha perdida, sem rebanho, sem aprisco, sem pastor e vai tentando sobreviver em meio aos perigos da vida. O que será que leva uma ovelha a se afastar do rebanho?

 

I – A OVELHA DECIDIU SE AFASTAR PELOS CONFLITOS NO APRISCO

Onde tiver gente, tem conflitos. São conflitos gerados por interesses pessoais, por divergências de ideias e opiniões, são conflitos gerados por temperamentos que se chocam. Tais conflitos são naturais e próprios do ser humano, pois somos seres competitivos e diferentes uns dos outros. Portanto, nem sempre é fácil nos manter em comunhão, mas é possível quando amadurecemos o suficiente para entendermos uns aos outros e nos perdoarmos sempre que for necessário. E quando não se consegue resolver esses conflitos e divergências, aí acontece o afastamento, a fuga, a saída do aprisco, da igreja, da comunidade. Jesus, o Bom Pastor, age com muito amor e tenta trazer a ovelha desgarrada de volta. Se você for essa ovelha perdida, convidamos você a voltar para os braços do Bom Pastor que é Jesus, voltar a viver em aprisco!

 

II- A OVELHA DECIDIU SE AFASTAR POR OPTAR PELO INDIVIADUALISMO

É inegável que a vida em comunidade representa um desafio a ser vencido e nem sempre é fácil. Exige muito amor, paciência, disposição para compreender o outro, perdoar, dar uma nova oportunidade e assim manter o relacionamento em comunidade, em aprisco. Hoje, o que mais temos visto são pessoas optando pelo isolamento e pelo individualismo. Seria isso uma fuga? O problema é que nós fomos criados por Deus para vivermos em comunhão, em sociedade, em família. Não dá para ser feliz no individualismo. Não dá para cumprir o nosso papel no mundo em que vivemos nos isolando. Nós precisamos uns dos outros! Vida com Cristo é uma vida de serviço ao próximo. Venha para o nosso aprisco. Venha servir, assim como Cristo veio para servir. Venha receber desse maravilhoso amor de Jesus, o nosso Bom Pastor!

 

III- A OVELHA DECIDIU SE AFASTAR POR NÃO QUERER OUVIR O SEU PASTOR

As ovelhas vivem sob o comando e pastoreio do seu pastor. Elas não conseguiriam sobreviver sem esse cuidado pastoral. São animais vulneráveis, dóceis, meigos e completamente indefesos. Elas também não possuem uma boa audição e facilmente podem se afastar do rebanho por não conseguir ouvir a voz do seu pastor. Assim somos nós nesse mundo tenebroso, nesse mundo onde Satanás tem exercido tanta influência, trazendo sofrimento, morte, violência, tristeza, dor, enfermidades e tantas coisas mais. Nós, como ovelhas, precisamos do cuidado e da proteção do nosso Pastor. Jesus disse que “as suas ovelhas ouvem a sua voz” (João 10:27-29). Ouça a voz do Bom Pastor e volte para Ele, volte para o Seu Aprisco!

 

CONCLUSÃO: Quando o pastor trouxe de volta a sua ovelha que havia se perdido, alegrou-se, festejou a conquista! Eu diria que a ovelha também se alegrou, pois agora se sentia segura, protegida, cuidada e salva dos seus predadores. Assim somos nós quando estamos com Jesus e em Seu Aprisco, em Sua Igreja. Volte para Jesus! Ele te aguarda de braços abertos!

 

 

Lição de Célula Nº 861 – 04 a 10/06/2018 – Aps. Wagner & Eunice

Tags: ,