O Prêmio Da Humildade

Provérbios 22:4

 

Humildade, virtude que nos dá o sentimento das nossas fraquezas e limitações e nos conscientiza de que nada somos sem Deus. Humildade fala de singeleza de coração, simplicidade, modéstia etc. Vemos que a cada dia que passa, vai ficando mais difícil encontrar essa virtude, encontrar pessoas humildes de espírito.

Descobrimos na Bíblia que Deus ama aqueles que são humildes e tem prêmios para eles, enquanto que os arrogantes, orgulhosos e soberbos são uma abominação ao Senhor (Prov 16:5). Convidamos você a uma reflexão acerca da importância de desenvolvermos a humildade em nossas vidas, em nossos relacionamentos.

 

I – A HUMILDADE ATRAI PROSPERIDADE

Em toda e qualquer atividade humana, os que agem com humildade conquistam seus propósitos e vivem alegres e felizes, enquanto que os soberbos atraem para si a rejeição e antipatia, aparentam estar de mal com a vida e não são felizes. Você lembra de alguma experiência com uma pessoa soberba, arrogante? Você gostaria de voltar a se relacionar com essa pessoa? Certamente que não. Preferimos lidar com pessoas humildes e assim elas prosperam em tudo o que fazem!

Jesus nos deixou o exemplo de humildade (Fil 2:5-11) que devemos imitar e assim, Deus nos fará prosperar em tudo o que pusermos a mão para fazer. E uma atitude de humildade que Deus espera de nós é que abramos o nosso coração para Jesus entrar, perdoar os nossos pecados e nos salvar.

 

II- A HUMILDADE ATRAI HONRA

Jesus disse que “qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado” (Mat 23:12), isto é, será honrado e essa honra virá da parte de Deus. Encontramos no Livro de Provérbios a revelação de que “a soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Prov 29:23). E essa honra reservada para os humildes vem de Deus que é fiel e cumpre todas as suas promessas. A humildade é uma estratégia divina para todos aqueles que querem prosperar na vida e serem honrados!

O discipulado cristão é uma chamada divina para tornar-se servo e servo que serve. Isso é coisa só para os humildes. E aqueles que decidem seguir a Jesus para servi-Lo, são honrados por Deus (João 12:26). Você deseja seguir e servir a Jesus? Então, entregue-se a Ele e se prepare para ser honrado!

 

III- A HUMILDADE ATRAI VIDA

No mundo em que vivemos não há espaço para os soberbos, arrogantes e orgulhosos, pois nós precisamos uns dos outros. Ninguém é uma ilha, ninguém é auto-suficiente. Ainda que os soberbos insistam em viver isolados, buscando os seus próprios interesses, na verdade eles estão se insurgindo contra a sabedoria divina e humana e o resultado será tristeza, sofrimento, dificuldade (Prov 18:1). Deus nos fez para viver em equipe, em aliança, em harmonia e unidade uns com os outros.

 

Só os humildes de espírito têm a coragem de reconhecer o seu estado de pecador e de que precisa de Jesus para ser salvo! Só os humildes se quebrantam diante de Deus, pedem perdão e recebem a vida eterna! Convidamos você a humilhar-se diante de Jesus e receber dEle a vida eterna!

 

CONCLUSÃO: Enquanto os humildes recebem de Deus riqueza, honra e vida, os arrogantes e soberbos atraem para si destruição (Prov 16:18), morte e repreensão de Deus.

Riqueza, honra e vida são prêmios que Deus entrega aos humildes e por fim, entrega-lhes também o Seu Reino (Mateus 5:3). Seja humilde e decida entregar a sua vida a Jesus agora mesmo!

 

Lição de Célula Nº 855 – 23 a 29/04/2018 – Aps. Wagner & Eunice