Ai De Ti Brasil

Mateus 11:20-24

 

Mais um carnaval, mais uma festa da carne. Mesmo com o país mergulhado numa crise financeira terrível, mas os nossos políticos deram um jeito e liberaram verba para realizar o carnaval. E esse carnaval promete ser pior do que nos dias de “Sodoma e Gomorra”, o que não será difícil, pois infelizmente o país já vive essa decadência como em “Sodoma e Gomorra”.

Jesus pronunciou seus “ais” e censuras contra as cidades de Cafarnaum, Corazim e Betsaida, relacionando-as a Sodoma e Gomorra!

 

I – AI DE TI CORAZIM

Corazim nos dias de Jesus foi um pequeno vilarejo que ficava ao norte da Galiléia, distante apenas 2,4 km de Cafarnaum. Ela foi uma cidade judaica famosa pela sua produção de trigo de excelente qualidade. Seu nome significa “fornalha de fumaça” e isso nos remete ao que aconteceu com as cidades de Sodoma e Gomorra que viraram fumaça. Mesmo essa cidade tendo recebido e testemunhado tantos milagres, mas mesmo assim não se arrependia dos seus pecados.

Tem gente com o coração mais duro do que a antiga cidade Corazim, que mesmo vendo a sua vida sendo destruída, tudo a sua volta virando fumaça, mas não se arrepende dos seus pecados e não se converte a Jesus. Eis mais oportunidade para você se converter! Decida agora por Jesus!

 

II- AI DE TI BETSAIDA

Betsaida, significa casa de peixe ou casa do pescador, uma pequena vila pesqueira na margem do Lago da Galiléia. Era onde André, Pedro e Felipe moravam nos dias de Jesus. Ficava próxima a Corazim. Foi nessa cidade que Jesus tomou cinco pães e dois peixes e os multiplicou, gerando alimento suficiente para alimentar uma multidão com cerca de cinco mil homens (Lucas 9:10-17). E mesmo assim, essa cidade não se converteu e continuava deliberadamente no pecado.

Os “carnavais” da vida vão passando e as pessoas não se convertem, não mudam, não se arrependem, até que chegará o último carnaval e aí todos se apresentarão diante do Senhor. É o Dia do Juízo. Antes que chegue esse dia, Jesus nos chama ao arrependimento e a conversão!

 

III- AI DE TI CAFARNAUM

Mais um “ai”, mais um alerta, uma censura de Jesus para com essa cidade entregue ao pecado. Cafarnaum fica ao lado do Monte das Bem-aventuranças, numa colina ao norte do Mar da Galiléia. Estive lá e pude ver “a casa de Pedro”, vi ruinas de uma Sinagoga onde Jesus ministrou (João 6:59). Lá é um local de visitação emocionante. Ela é chamada “cidade de Jesus” (Mateus 4:12-16). Mas na verdade ela não se converteu a Jesus e por isso ela recebe esse aviso: “Descerás até ao inferno” (Mateus 11:23).

Para ser verdadeiramente de Jesus, é necessário se converter a Ele, decidir abandonar os pecados, voltar-se para Ele com fé e tornar-se discípulo de Jesus. Esse é o convite que te fazemos agora. Entregue-se a Jesus!

 

CONCLUSÃO: Nesse texto de Mateus 11:21, Jesus cita ainda as cidades de Tiro e Sidom, inimigos de Israel (Juízes 10:10-16; Sidom, hoje, é a 3ª maior cidade do Líbano), dizendo que se essas cidades tivessem visto os milagres que Corazim e Betsaida viram, elas teriam se convertido.

Muitos, assim como Cafarnaum, acham que “vão se elevar ao céu” de qualquer jeito (Mateus 11:23). Não é assim que funciona! É preciso receber a Jesus como Senhor e Salvador! É necessário se converter, nascer de novo! Você já se converteu a Jesus?  Deseja fazer isso agora?

 

Lição de Célula Nº 845 – 12 a 18/02/2018 – Aps. Wagner & Eunice