Aprendendo Sobre A Festa De Hanukah

9 janeiro 2018

João 10:22-30

 

Depois das conquistas de Alexandre o Grande, a Macedônia/Império Grego domina o mundo e reparte a liderança com os seus generais. Surge então o domínio dos SELEUCIDAS OU OS GRECO-SIRIOS. E no ano 180 a.C., ANTIOCO EPIFANES IV assume a liderança, o governo de toda aquela região onde estava Israel e Jerusalém. Ele impõe a cultura, costumes e a religião GREGA a todos os povos. Para os pagãos politeístas não foi nenhum problema mais uns milhares de deuses, mas para os JUDEUS SIM.

Mediante a resistência dos JUDEUS, Antioco Epifanes, no ano de 167 a C, proíbe a TORA, os sacrifícios no templo, invade o Templo, dedica-o a ZEUS e sacrifica uma porca sobre o altar. O Rabino MATEUS MACABEU se revolta e lidera uma revolução armada contra os Selêucidas.

O RABINO MATEUS MACABEU lê em DANIEL 8:13-14 e 11:31-32 essas profecias e encoraja os camponeses e religiosos a se unirem e resistir aquela invasão dos Selêucidas…!

Essa revolução vai até o ano de 162 a C, quando seu filho, JUDAS MACABEU, assumindo a liderança daquele pequeno exército de camponeses e religiosos, derrota o grande exército SELEUCIDA e entra pelas portas de Jerusalém em festa, vai até o Templo e o reconsagra ao Senhor! VOCES SABEM QUAL FOI O DIA DESSA GRANDE VITORIA E O DIA QUE ELES ENTRARAM PELAS PORTAS DE JERUSALÉM? 25 DO MÊS DE KISLEV…!

 

I – O QUE CELEBRAMOS NA FESTA DE HANUKAH?

 

1.1 – O GRANDE MILAGRE DA VITÓRIA DAQUELE PEQUENO EXÉRCITO DE JUDEUS FIEIS AO SENHOR:  DAVI expressa muito bem o que vai no coração daqueles que AMAM AO SENHOR, AMAM ADORÁ-LO…principalmente quando ESTAMOS EM DIFICULDADES…:

SALMO 27:1-8

1.2 – A RE-DEDICAÇÃO DO TEMPLO AO SENHOR: Por mais que estudemos a Bíblia, acho que nunca chegaremos a entender a IMPORTANCIA do TEMPLO para os Judeus e a importância de JERUSALÉM para eles… – DAVI NO SALMO 42:1-4 nos fala um pouco disso…  RESGATAR O TEMPLO, TER DE VOLTA O SEU TEMPLO que fora tomado e invadido pelos INIMIGOS é algo inimaginável para nós… !

O TEMPLO É TAO IMPORTANTE QUE ATÉ JESUS FICOU IRADO quando o contaminaram e foi a única vez que JESUS PEGA UM AZORRAGUE… – JOAO 2:13-22….

QUANDO NOS CONVERTEMOS, JESUS VEIO E EXPULSOU O INIMIGO QUE ESTAVA DOMINANDO SOBRE NÓS… HOJE SOMOS O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO… I COR 6:19-20. NÃO PODEMOS DEIXAR QUE O INIMIGO ENTRE EM NOS E FAÇA MORADA…!

 

1.3 – O MILAGRE DA PROVISÃO DO OLEO DA UNÇÃO:

Os Judeus prepararam o novo óleo da unção dentro do prazo estabelecido por Deus na Sua Palavra e o AZEITE que só dava para um dia,     FOI SUFICIENTE PARA OS 8 dias.

Para os que confiam em DEUS NÃO FALTA AZEITE… – ELIAS e a VIUVA DE SAREPTA: “Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: a farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará…” (I REIS 17:14)!

Para os que confiam em DEUS não FALTARÁ UNÇÃO…

 

 

II – O QUE JESUS ESTAVA FAZENDO NA FESTA DE HANUKKAH?

A FESTA DA DEDICAÇÃO, A CHAMADA FESTA DAS LUZES, HANUKKAH (Hebraico significa dedicação), era uma festa legítima e aprovada por Deus, porque se não fosse JESUS NÃO ESTARIA. E Se JESUS a celebrou, nós também podemos celebrá-la!

EM JOÃO 10 está o único registro bíblico dessa FESTA! EU QUERO AQUI REFLETIR COM VOCÊS SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA FESTA E JUNTOS APRENDERMOS UM POUCO MAIS SOBRE ESSA COMEMORAÇÃO OBSERVADA ATÉ OS NOSSOS DIAS EM JERUSALÉM…

Em Plena Festa de Hanukah, JESUS ensinava no pórtico de Salomão:

 

  1. a)     JESUS ENSINAVA QUE ELE É O MESSIAS: João 10:24-26
  2. b)    JESUS ENSINAVA QUE ELE PODE DAR A VIDA ETERNA: João 10:27-28;
  3. c) JESUS ENSINAVA QUE EM SUAS MÃOS ESTAREMOS SEGUROS: João 10:29
  4. d)    JESUS ENSINAVA QUE ELE É DEUS: V.30

 

 

CONCLUSÃO: Na Idade Média, os judeus celebravam ás escondidas o Hanukkah e eles criaram um joguinho para ensinar as crianças… UM DADO COM 4 LADOS COM AS LETRAS NUN, GUIMEL, HEI E SHIN, que são as iniciais da frase; UM GRANDE MILAGRE ACONTECEU LÁ!

Tem um grande milagre em sua direção…

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

24/12/2017 – MIBA