Novo Ano, Novas Atitudes

Quem deseja um 2018 diferente do que foi 2017? Ainda que 2017 tenha sido um excelente ano, podemos ter um novo ano ainda melhor! Cremos que Deus pode nos proporcionar, sempre, algo melhor do que Ele já nos deu! Cremos que podemos ser melhores do que fomos este ano. A cada dia, devemos buscar melhorar em tudo.

Só teremos um ano novo diferente se tomarmos atitudes diferentes e as colocarmos em prática! Não resolve apenas decidir E não agir. Atitude vale mais do que decisão. Ação vale mais do que uma decisão! Nem sempre executamos aquilo que decidimos. A vida é feita de ações concretas e não de decisões, de vontades, de desejos ou de pensamentos.

 

I- NOVAS ATITUDES EXIGEM UM NOVO PREÇO A SER PAGO

No Relato de Zaqueu, o Publicano, o cobrador de impostos, encontramos uma excelente ilustração para nos ensinar e reforçar o princípio de que “Toda atitude requer um preço”.  Zaqueu disse que pagaria 4 X mais… (LUCAS 19:8 “… Senhor, RESOLVO/DECIDO dar aos pobres a metade dos meus bens e se nalguma coisa tenho defraudado alguém, RESTITUO 4 X mais”)!

O Sucesso na vida exige sempre um preço! Mas é também verdade que a derrota, o insucesso, custa caro… ! Então, é melhor pagar o preço do sucesso do que do fracasso…!

Quanto você está disposto a pagar pelo seu sucesso? Neste novo ano, quanto você deseja pagar para TER OS SEUS SONHOS REALIZADOS?

Provérbios 6:10-11 Nos alerta que a POBREZA não vem de repente… ela é construída ao longo da vida… Ainda que a gente nasça POBRE, mas isso não quer dizer que vamos viver pobre e morrer pobre! – A POBREZA é o resultado da nossa INÉRCIA, ACOMODAÇÃO, PASSIVIDADE, FALTA DE AÇÃO, PREGUIÇA… Um pouco para dormir… um pouco para encruzar os braços… repousar… brincar… e aí, COMO UM LADRÃO, lá vem a pobreza… lá vem as necessidades e não temos DINHEIRO para supri-las…! – AINDA BEM QUE NUNCA É TARDE PARA MUDAR DE VIDA!

 

 

II – NOVAS ATITUDES EXIGEM UMA NOVA LINGUAGEM

A BÍBLIA nos REVELA que podemos formar, criar TUDO AQUILO QUE DESEJAMOS A PARTIR DA NOSSA BOCA, DA NOSSA PALAVRA! Tudo foi criado a partir da Palavra Liberada: “Disse Deus: haja luz… E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas… Também disse DEUS: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio… E Deus os abençoou e lhes disse: Sede Fecundos, MULTIPLICAI-VOS, enchei a terra… (Genesis 1)! E depois que Deus formou da terra todos os animais… trouxe-os ao homem, para ver como este lhes CHAMARIA e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles (Gen 2:19)! – Com o maravilhoso dom da Palavra, o Homem deu nome a todos os animais… as aves do ceu…! SERIA O HOMEM SEMELHANTE A DEUS TAMBÉM NO PODER QUE HÁ NO SEU DOM DE FALAR?  SERÁ QUE EXISTE PODER EM NOSSAS PALAVRAS?

PROVERBIOS NOS DIZ QUE HÁ SIM MUITO PODER EM NOSSAS PALAVRAS! PROV 13:2; 18:20-21;

TIAGO dedica um capítulo inteiro para nos ensinar sobre o PODER DA LÍNGUA e o que ela é capaz de fazer… Ele nos alerta para a importância e a grande necessidade que temos de DOMINAR A NOSSA LÍNGUA… 3:6-10 ELE NOS DIZ QUE DA BOCA PROCEDE BÊNÇÃO, MAS TAMBÉM MALDIÇÃO… NÓS É QUEM ESCOLHEMOS O QUE QUEREMOS FAZER COM A NOSSA FALA!

III- NOVAS ATITUDES EXIGEM NOVOS HÁBITOS

No Livro O PODER DO HÁBITO – Charles Duhigg, o autor afirma que os hábitos são responsáveis pelo nosso sucesso ou fracasso, até mesmo pela vida ou morte. Ele afirma que são necessários três passos: 1-GATILHO/MOTIVAÇÃO; 2-ROTINA/EXECUÇÃO INSISTENTE DO NOVO HÁBITO, o que seria no mínimo 66 DIAS FAZENDO A MESMA COISA; 3-RECOMPENSA: tudo na vida gira em torno de recompensa… o que eu ganho com isso? Ou o que eu perco com isso?

Todos os nossos MAUS HÁBITOS podem e devem ser modificados e substituídos por BONS HÁBITOS. POR QUE NÃO TEMOS LIDO A BÍBLIA DURANTE O ANO? – PORQUE NÃO FIZEMOS DISSO UM HÁBITO!

Ilust.: DANIEL possuía um hábito de ORAR 3 X ao dia… os seus inimigos procuravam ocasião contra ele… então buscaram na Lei do Deus de Daniel e em seus hábitos… convenceram o rei DARIO e escrever um decreto de jogar aos leões quem fizesse qualquer petição a outro deus… DANIEL 7:10

Os nossos HÁBITOS definem quem nós somos e quem nós seremos! Você é o resultado dos seus hábitos! Nós somos o que fazemos! – ILUST.: Vi um BANNER em ROMA que dizia: I AM WHAT I DO = Eu sou o que eu faço! NÃO SOMOS O QUE SONHAMOS SER! NÃO SOMOS O QUE DESEJAMOS SER! SOMOS O QUE FAZEMOS! De boas intenções o inferno está cheio… o mundo também… !

CONCLUSÃO: NOVAS ATITUDES GERAM UMA NOVA VIDA!

PAULO NOS DIZ EM II COR 5:17 “Se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas antigas já passaram, EIS QUE SE FIZERAM NOVAS”! SE VOCÊ SE CONVERTEU, ENTÃO VERDADEIRAMENTE VOCÊ TEM NOVOS HÁBITOS E ABANDONOU VELHOS HÁBITOS…! NOVA VIDA EXIGE NOVOS HÁBITOS!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

10/12/2017 – MIBA