12/12 Dia do discipulador. Ótima oportunidade para falar de honra.

12 dezembro 2017

Honrar é valorizar na devida medida.

Segundo a palavra utilizada no grego( NT) é pagar o devido valor, estimar, conferir a  dignidade devida, tratar como precioso, valoroso,reconhecer o preço, reconhecer a diferença, reverenciar, tratar com deferência.

Deus honra os seus sacerdotes escolhidos, isso é mostrado no Antigo testamento quando ele dando as instruções a Moisés sobre as vestes sacerdotais( Ex 28), os manda vestir de vestes sagradas feitas de linho fino e outros tecidos finíssimos, bordadas com ouro e com um colete de pedras preciosas, para que a seus sacerdotes fossem conferidas dignidade e honra.

Também Deus em Deuteronômio 18, diz que é direito dos sacerdotes receberem e comerem das ofertas e sacrifícios trazidos pelo povo, o direito de receberem as primícias e comerem do melhor, porque o Senhor os escolheu para assistir e servir em Nome dEle.

Em Números 18, Deus diz que separa o sacerdote e a  sua família, para cumprir o sacerdócio, dando a eles a primazia no altar como dádiva ministerial. Ali Deus estabelece que o sacerdote e sua família sejam sustentados com o melhor das ofertas, dízimos e primícias do povo. O que é dado ao Senhor, Ele dá aos seus sacerdotes escolhidos. Isto Deus faz para honrá-los. Mas note-se que Deus usa o seu povo, para honrar os sacerdotes e sua família. Por que? Porque Deus quer que a recompensa da honra venha sobre seu povo, que eles também sejam participantes da benção conferida aos sacerdotes.

 

“Também isto será teu: a oferta alçada dos seus dons com todas as ofertas movidas dos filhos de Israel; a ti, a teus filhos, e a tuas filhas contigo, as tenho dado por estatuto perpétuo; todo o que estiver limpo na tua casa, delas comerá.

Todo o melhor do azeite, e todo o melhor do mosto e do grão, as suas primícias que derem ao Senhor, as tenho dado a ti.

Os primeiros frutos de tudo que houver na terra, que trouxerem ao Senhor, serão teus; todo o que estiver limpo na tua casa os comerá.

Toda a coisa consagrada em Israel será tua.

Tudo que abrir a madre, e toda a carne que trouxerem ao Senhor, tanto de homens como de animais, será teu; porém os primogênitos dos homens resgatarás; também os primogênitos dos animais imundos resgatarás.”Todas as ofertas alçadas das coisas santas, que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor, tenho dado a ti, e a teus filhos e a tuas filhas contigo, por estatuto perpétuo; aliança perpétua de sal perante o Senhor é, para ti e para a tua descendência contigo.”

Números 18:11-15, 19

 

O Rei Ezequias quando  fez a restauração a adoração ao Senhor no templo:   (…) ordenou ao povo, que morava em Jerusalém, que desse a parte dos sacerdotes e levitas, para que eles pudessem se dedicar à lei do Senhor.

E, depois que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram muitas primícias de trigo, mosto, azeite, mel, e de todo o produto do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância. 2 Crônicas 31:4,5 .

E assim houve grande avivamento, porque Deus quer que os seus sacerdotes se dediquem sem preocupação à lei do Senhor. Quando os sacerdotes são honrados, se dedicam sem preocupação à lei do Senhor, e isso se reverte em favor do povo escolhido de Deus. Por isso a importância de honrarmos e a explicação do porquê satanás trabalha tanto para reter a honra.

 

No novo testamento temos também o mandamento de honrar

“ Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.” Romanos 13:7

 

“Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; “1 Tm5:17

Os nossos apóstolos, são os que presidem e se afadigam no nosso ensino , são dignos de dupla honra. Honrar é reconhecer essa diferença e pagá-la duplicadamente.

Eles foram chamados, não tomararam essa honra para si mesmos, mas atenderam ao chamado do Senhor (Hb 5:4).

 

“Sede obedientes aos vossos líderes espirituais e submissos à autoridade que exercem. Pois eles zelam por vós como quem deve prestar contas de seus atos; para que ministrem com alegria e não murmurando, porquanto desta maneira tal ministério não seria proveitoso para vós outros. “ Hb 13:7

Honrar é obedecer, é facilitar o trabalho do líder, ajudar, trazer alegria. A honra traz mais proveito ao que honra, assim como a desonra traz maior dano ao que desonra.

 

Infelizmente muitas pessoas só reconhecem a diferença quando perdem, aí vão chorar a falta e remoer por não ter dado a honra devida àquela pessoa.

 

Só é honrado quem honra, há honras que Deus não pode liberar sobre nossa vida porque não estamos honrando a quem é de direito. (veja Pv 27:18)

 

A honra é um princípio que pode ser ensinado, mas é uma decisão pessoal viver a honra. Sobretudo é obedecer a um mandamento divino com promessas, porque há uma grande recompensa para a honra ( vida longa, sucesso, riquezas e a própria honra, vindas de Deus)

 

Por fim compartilho uma história da Bíblia que me chamou muita atenção, poucos dias atrás. No livro de Jeremias 38:6-10, o profeta Jeremias é jogado por homens maus dentro de uma cisterna cheia de lama e começa a afundar nela. Mas um homem chamado Ebede Meleque intercede junto ao rei, para que o profeta seja tirado de lá, antes que morresse.  Ele tem o seu pedido atendido e salva o profeta.  Apenas esse homem se preocupou e honrou o profeta escolhido por Deus. Em seguida no capítulo 39 que narra o cerco a Jerusalém pelo exército de Nabucodonor, Deus manda o profeta Jeremias falar especialmente a Ebede Meleque:

 

“Vá dizer a Ebede-Meleque, o etíope: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Estou para cumprir as minhas advertências contra esta cidade, com desgraça e não com prosperidade. Naquele dia, elas se cumprirão diante dos seus olhos.

Mas eu o resgatarei naquele dia’, declara o Senhor; ‘você não será entregue nas mãos daqueles a quem teme.

Eu certamente o resgatarei; você não morrerá pela espada, mas escapará com vida, porque você confia em mim’ “, declara o Senhor. Jr 39:16-19

No meio do caos Deus diz àquele homem: “ Você honrou o meu profeta, eu te livrarei, eu te honrarei”

 

Portanto, Igreja, aproveite todas as oportunidades de honrar aos seus discipuladores, seus líderes, pelo seu trabalho no Senhor e ,aos nossos apóstolos e família apostólica duplicadamente, porque eles pagaram e pagam o maior preço para que sejamos abençoados. Não retenha a honra devida, pois também Deus a reterá de sua vida.

Pra Claudia

12 interna dos aps Wagner e Eunice

www.miba.com.br