Seus Principais Ensinamentos

SALMO 100

 

I – O SALMISTA NOS ENSINA A ADORAR A DEUS

1.1  – Toda adoração deve ser uma Celebração: Não podemos nos engessar na presença de Deus… Temos que respeitar os temperamentos, manter sempre a decência e a ordem, mas NUNCA PRIVAR O POVO DA ADORAÇÃO LIVRE e espontânea, em espírito e em verdade… Cada cultura tem a sua forma de se expressar na adoração… África… Ásia… América… Brasil… brasileiro querendo adorar como americano…!

1.2   – A adoração deve ser sempre com JÚBILO: dar um GRITO, dar um brado de guerra, gritar em triunfo, GRITAR DE ALEGRIA…!

Ilust.: Quando ESDRAS trabalha na reconstrução de Jerusalém e são lançados os fundamentos do MURO, eles vão adorar a Deus, o povo entra em adoração… OS IDOSOS choravam e GRITAVAM… ESDRAS 3:12-13!

1.3  – A Adoração exige que ENTREMOS NA PRESENÇA DE DEUS: V. “entrai pelas suas portas… e nos seus átrios…”!

1.4  – A Adoração deve ser uma expressão da nossa Gratidão a Deus: V.3 “… com ações de graças… Rendei-lhe GRAÇAS…!

1.5  – A Adoração deve ser composta com HINOS DE LOUVOR: V.3

 

II- O SALMISTA NOS ENSINA A SERVIR A DEUS – V.2

ABAD = Servir, Servir com tarefas Levíticas; Servir como subordinado; servir como lavrador, cultivador do solo…!

2.1 – SERVIR A DEUS COM ALEGRIA:

2.2 – SERVIR A DEUS COMO LEVITA, SACERDOTE: I PEDRO 2:9-10

Quando DEUS repete os 10 MANDAMENTOS, falando de IMAGENS E FALSOS deuses, Ele nos diz em Deuteronômio 5:9 “não as adorarás, nem lhes darás CULTO (ABAD); porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a 3ª e 4ª daqueles que me aborrecem”! – CULTO =ABAD = SERVIÇO!

Os Missionários Americanos se referiam aos CULTOS COMO SERVIÇO… e assim eles chamavam os brasileiros para adorar a Deus, cultuar a Deus, Servir a Deus. – SEMPRE ACHEI SER UM PRAZER O CULTO E NÃO UM SERVIÇO, mas quando parei para refletir… na qualidade de PASTOR, LEVITA, estamos SERVINDO NO CULTO…

2.3- SERVIR SEM FICAR ESCOLHENDO O MAIS FÁCIL: Gênesis 2:15 “Tomou pois o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o CULTIVAR (ABAD) e o guardar”!

Tem gente que NOS ENCONTROS SÓ QUEREM MINISTRAR, mas não querem LIMPAR BANHEIRO… ! LIMPAR BANHEIRO é MINISTRAR…!

2.4 – SERVIR COM PRESTEZA, AGILIDADE E PRONTIDÃO: V. 2 “Apresentai-vos a Ele…”; APRESENTAR-SE (BOW = Chegar, VIR PARA DENTRO, entrar, vir…). Tem gente que fica esperando… e precisa chamar muito… Não se antecipa, não se oferece… !

2.5 – SERVIR COM OFERTAS: V. 4 “…rendei-lhes GRAÇAS…”!

ISAIAS 19:21 vai usar a PALAVRA ABAD COMO SINÔNIMO DE ADORAÇÃO: “O Senhor se dará a conhecer ao Egito e os egípcios conhecerão o Senhor naquele dia; sim, eles o ADORARÃO com SACRIFÍCIOS E OFERTAS de manjares e farão votos ao Senhor e os cumprirão”!

 

III- O SALMISTA NOS ENSINA QUEM NÓS SOMOS

V.3 “Sabei que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e dele somos;  SOMOS o seu povo e rebanho do seu pastoreio”! = Rebanho de gado miúdo, OVINOS, OVELHAS…, OVINOS E CAPRINOS! CAPRINO fala das cabras e OVINOS fala das ovelhas. QUEM É VOCÊ: OVELHA OU CABRA? Ovelha ou bode? A natureza nos ensina a diferença entre BODE E OVELHA. Apesar deles serem criados até juntos, mas SÃO MUITO DIFERENTES!

Igreja é composta de OVELHAS E NÃO DE BODES!

PASSAR VIDEO DE 5 MIN!

BODE: Arredio, briguento, não fica no aprisco, vive arrombando a cerca, Traiçoeiro, ataca o pastor; Gosta de LUGARES ALTOS, sobe nas árvores, sobe nas montanhas…; TEIMOSO, INTRATÁVEL, INSUBMISSO, COME DE TUDO QUE VÊ pela frente, até plástico…!

OVELHA: mansa, HUMILDE, dócil, criada em grupo, SEGUE O SEU PASTOR, CONHECE A VOZ E O CHEIRO DO SEU PASTOR (se um estranho chamar, ela não vai… Já o BODE, segue qualquer ladrão…); OBEDIENTE, quando o pastor chama até para matá-la, ela vai… DÁ LÃ A VIDA INTEIRA…

Pelo COMPORTAMENTO DE CADA UM A GENTE JÁ VÊ A OVELHA E O BODE!

 

CONCLUSÃO: No DIA DO JUIZO FINAL, JESUS NOS DISSE QUE “todas as nações serão reunidas em sua presença e ele separará uns dos outros, COMO O PASTOR SEPARA os bodes das ovelhas… V.33 e porá as OVELHAS A SUA DIREITA, mas os cabritos, à esquerda; V.34 então dirá o REI aos que estiverem à sua DIREITA: Vinde! Benditos de meu Pai! Entrai na posse do Reino que vos está preparado… porque tive fome e me deste de comer… (MATEUS 25:32)!

A nossa essência é de OVELHA e não de BODE! Jesus “como ovelha muda perante os seus tosquiadores Ele não abriu a sua boca” (ISAIAS 53:7)!

“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre eles a iniquidade de nós todos” (Isaias 53:6)!

Ap. Wagner Tenório de Almeida

24/09/2017 – MIBA