Idiota

Atos 4:1-22

 

Calma. Não estamos chamando ninguém de idiota. Vamos desenvolver esse tema com respeito e consideração com que todos nós merecemos ser tratados. Porém, foi assim que as autoridades nos dias de Pedro e João os trataram (Atos 4:13, no grego, “idiota”, traduzido por “iletrados e indoutos”). O que significa a palavra idiota? Segundo o Dicionário Aurélio, idiota é pouco inteligente, estúpido, ignorante, imbecil, tolo etc. Vejamos, afinal, quem realmente agiu como um indouto, tolo.

 

I – TOLO É AQUELE QUE TENTA NEGAR O INEGÁVEL

O homem que recebeu a cura por meio de Pedro e João era coxo de nascença e já há quarenta anos vivia entre o povo e na porta do Templo mendigando. Seria impossível querer negar aquele milagre, pois ali estava a testemunha viva desse milagre e contra fatos na há argumentos (Atos 4:14-16). Seria uma grande tolice tentar negar aquele milagre!O Cristianismo estava nascendo e iria conquistar o mundo! O que aquelas pessoas estavam experimentando era só o começo da Igreja do Senhor Jesus. Hoje, o Brasil está vivendo um grande avivamento espiritual. Isso é um fato inegável. Deus tem pressa em salvar o mundo! Quem crer e for batizado, será salvo, mas e quem não crer? (Marc 16:16)!

 

II- TOLO É AQUELE QUE TENTA IMPEDIR O AGIR DE DEUS

Os apóstolos Pedro e João arrumaram toda essa confusão porque realizaram, em nome de Jesus, a cura de um homem coxo de nascença que vivia na porta do Templo (Atos 3:1-10). Isso provocou um alvoroço nas pessoas que testemunharam o milagre e muitas delas se converteram a Jesus. Então, as autoridades religiosas, preocupadas com o crescimento do Cristianismo, tentaram parar aquele mover de Deus (Atos 4:15-17). Todos nós sabemos que é impossível ao homem parar o agir de Deus! Você sabia que Deus quer agir na sua vida? Você está, hoje, em nossa Célula, pela vontade de Deus. Ainda que você pense que veio por que quis vir, mas na verdade você veio porque Deus o trouxe. Deus o escolheu (João 15:16). Agora, basta você dizer sim para Jesus e Ele vai agir na sua vida!

 

III- TOLO É AQUELE QUE BUSCA A SALVAÇÃO FORA DE JESUS

Assim como acontecia nos primeiros anos do Cristianismo, em nossos dias também são apresentadas muitas formas e maneiras de se encontrar o caminho da salvação, da paz com Deus, de preparar-se para uma vida depois dessa vida. Vemos, entretanto, que todos esses caminhos, essas religiões e filosofias de vida, nenhuma delas tem um fundador que venceu a morte para provar o seu poder de salvar, a não ser Jesus! Portanto, é lógico que fora de Jesus não existe salvação (Atos 4:12). Convidamos você a buscar em Jesus a sua salvação, o perdão para os seus pecados e a garantia de uma vida eterna após essa vida. Você deseja entregar a sua vida a Jesus e recebê-Lo como seu Salvador?

 

CONCLUSÃO: Pedro e João, mesmo sendo considerados “idiotas” pelas autoridades religiosas da sua época, foram sábios o suficiente para se converterem, tornando-se discípulos de Jesus. E por meio deles e da sua pregação, milhares se converteram a Cristo! Idiotas para os homens, mas sábios para Deus! Convidamos você a abrir o seu coração e pela fé receber a Jesus como seu Senhor e Salvador, tornando-se um fiel discípulo de Jesus!

 

Lição de Célula Nº 822 – 04 a 10/09/2017 – Ap Wagner Tenório e Ap Eunice Almeida