Características Da Igreja De Jesus Segundo O Apocalipse

Apocalipse 2:1-7

Jesus treinou seus 12 durante 3,5 anos e disse a eles que “fundaria a Sua igreja e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela”. Depois que Ele ressuscitou, ordenou que os 12 aguardassem em Jerusalém, até que do Alto fossem cheios de Poder, ao descer sobre eles o Espírito Santo. E assim aconteceu e a partir dali começa a igreja de Jesus!

No Livro de Atos dos Apóstolos (Escrito nos anos 80), vemos a igreja se movendo e crescendo rapidamente. Vemos ali a igreja dando seus primeiros passos, se organizando, de casa em casa…

Nas Cartas de Paulo e nas demais cartas (Hebreus, Tiago, Pedro, João, e Judas,  vamos encontrar essa Igreja se relacionando com as demais igrejas, realizando Missões, enfrentando falsas doutrinas, falsos lideres etc.

No Apocalipse (escrito nos anos 90) vamos encontrar essa Igreja sendo ANALISADA, AVALIADA, ELOGIADA, mas também CENSURADA E AVISADA sobre mudanças que ela precisaria empreender, sob pena de condenação. Isso nós encontramos nas 7 CARTAS AS IGREJAS DO APOCALIPSE enviada pelo próprio Jesus lá do céu…

Vamos observar então essa Igrejas já bem desenvolvida, que são AS 7 IGREJAS DO APOCALIPSE (Éfeso (deixou o 1º amor), Esmirna (Rica, mas se achava pobre), Pérgamo (onde estava o Trono de Satanás), Tiatira (idolatria), SARDES (Morta), Filadélfia (Fiel), e LAODICÉIA (morna).

A Igreja de Jesus, segundo as 7 cartas do Apocalipse para essas 7 Igrejas, ELAS são SEMELHANTES A QUALQUER IGREJA CRISTÃ DE HOJE.

 

I- A IGREJA DE JESUS É UMA IGREJA QUE CAMINHA NO SOBRENATURAL

2.1 – ELA POSSUI UM ANJO PARA GUARDÁ-LA: 7 Igrejas, TODAS ELAS TINHAM UM ANJO… Quem era esse ANJO? – A Bíblia explica a própria Bíblia: APOC 1:20 “Quanto ao mistério das 7 estrelas que viste na minha mão direita e aos 7 candeeiros de ouro, as 7 estrelas SÃO OS ANJOS DAS 7 IGREJAS, e os 7 candeeiros SÃO AS 7 IGREJAS”!

ENTÃO NÃO SÃO OS PASTORES, mas seres angelicais, ANJOS mesmo que guardam as igrejas, que trabalham em favor da Igreja… que a PROTEGEM dos demônios…! Orígenes de Alexandria (Séc III) defende que são anjos mesmo. Norman Russel Champlin também acha mais provável essa interpretação de ANJO e não pastor. Mas a interpretação mais aceita e a mais provável é que ANJO aqui seja mesmo o PASTOR…! ANGELO = Mensageiro, nesse sentido, pastor…!

2.2 – Ela tem uma LIDERANÇA ESPIRITUAL: Agora sim é o PASTOR DA IGREJA! ROMANOS 13:1 Não há autoridade que não proceda de Deus! QUEM DÁ OS PASTORES PARA AS SUAS IGREJAS? – DEUS!

PAULO em I TIM 5 nos diz sobre esses PASTORES, PREBÍTEROS QUE CUIDAM DAS IGREJAS: Dignos de duplicados salários os que PRESIDEM BEM (I TIM 5:17)… I TIM 5:18 “… Não amordace a boca do boi enquanto debulha… O trabalhador é digno o seu salário”! (Remuneração não é favor, mas dívida do empregador, daquele que se beneficia do trabalho…)!

2.3 – ELA POSSUI O SEU PRÓPRIO CASTIÇAL, MENORAH, LÂMPADA, UNÇÃO: Apoc 2:5! Seria a Autoridade, Autorização, Registro Oficial da Igreja pelo Senhor Jesus…? – Quando uma Igreja perde a sua Lâmpada, ela deixa de ser Igreja de Jesus e passa a ser uma organização, ONG, um ajuntamento de pessoas… Igreja não é como um Estabelecimento Comercial que você abre e fecha a hora que quiser, do jeito que quiser…! Tem Princípios, tem Legalidades que precisam ser observadas, cumpridas…! DEUS MANDOU? Então vai! Deus não mandou, mas eu estou com vontade, então NÃO VÁ ABRIR que você vai se dar mal…!

 

II- A IGREJA DE JESUS É UMA IGREJA QUE TEM SUAS DOUTRINAS

2.1 – A Igreja ENFRENTA AS FALSAS DOUTRINAS, para contrapor as doutrinas sãs…: a) Doutrina de Balaã: Apoc 2:14; b) Doutrina dos Nicolaítas: Ap 2:15; c) Doutrina de Jezabel: Apoc 2:20 – Ensinava a idolatria e a MATAR PROFETAS…;

2.2 – A IGREJA E SUAS PRINCIPAIS DOUTRINAS: a) Doutrina do Arrependimento e do Perdão: Apoc 2:5; – ARREPENDIMENTO TEM UM TEMPO DETERMINADO: Apoc 2:21 “Dei-lhe tempo para que se arrependesse… ela todavia não quer se arrepender”! DEUS É BOM! ELE NOS DÁ TEMPO PARA NOS ARREPENDERMOS… ;

2.3 – A IGREJA TEM A DOUTRINA DA DISCIPLINA, DO JUIZO E DA CONDENAÇÃO: a) Doença e Tribulação: Apoc 2:22-23 e 3:19! Com Deus não se brinca!; b) Juizo Final e condenação: Apoc 3:3-5!

 

III – A IGREJA DE JESUS É UMA IGREJA VENCEDORA

ORA, para a Igreja de Jesus ser essa Igreja Vencedora, essa Igreja de Sucesso, de Êxito, CADA UMA DAS 7 IGREJAS, ISTO É, CADA UMA DAS IGREJAS DE JESUS espalhadas pelo MUNDO, precisa de igual FORMA VENCER! E PARA A IGREJA VENCER ELA PRECISA:

A) FREQUÊNCIA, ASSIDUIDADE DOS SEUS DISCÍPULOS;

B) PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS SEUS DISCÍPULOS, COM TRABALHO VOLUNTÁRIO EM AMOR;

C) TODOS DEVEM SER EDIFICADOS ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DOS DONS ESPIRITUAIS;

D) LIDERANÇA COMPROMETIDA, DEDICADA E FIEL;

E) TODO O CORPO DE CRISTO DEVE ESTAR VIVENDO EM UNIDADE E EM AMOR FRATERNAL;

F) TODOS DEVEM CONTRIBUIR FINANCEIRAMENTE PARA A MANUTENÇÃO E EXPANSÃO DA OBRA;

G) TODOS DEVEM PROCURAR VIVER EM SANTIDADE!

Como a IGREJA SOMOS NÓS (I COR 6:19 “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora pois, Glorificai a Deus no vosso corpo”), NÓS DEVEMOS SER VENCEDORES!

As 7 Igrejas, JESUS SE DIRIGE “AO VENCEDOR…”! Todas elas tem vencedores!

E AO VENCEDOR, JESUS TEM PARA ELE A SUA RECOMPENSA:

a) Dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida;

b) O vencedor de nenhum modo sofrerá o dano da segunda morte…;

c) Dar-lhe-ei do maná escondido e uma pedrinha branca e nessa pedrinha está escrito um novo nome, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe;

d) Autoridade sobre as nações e dar-lhe-ei ainda a estrela da manha…;

e) O Vencedor será assim vestido de vestiduras brancas e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida e confessarei o seu nome diante do Meu Pai;

f) Ao Vencedor o farei COLUNA NO SANTUÁRIO DO MEU DEUS e daí jamais sairá;

g) Ao Vencedor darei sentar-se comigo no meu trono…!

 

CONCLUSÃO: E O QUE TEMOS QUE FAZER PARA VENCER? –

a) Lembrar onde caímos e praticar as primeiras obras;

b) Não temas as coisas que tens que sofrer. Eis que o diabo está para lançar alguns de vós em prisão… para serdes PROVADOS, SÊ FIEL ATÉ A MORTE;

c) Conservai o que tendes até que eu venha…;

d) Vigiar…;

e) Guardas-te a minha palavra e não negaste o meu nome;

f) ABRA A PORTA DA SUA VIDA PARA JESUS…!

     MIBA – CEIA DO SENHOR – 06/08/2017 – Ap. Wagner Tenório