Igreja, Caverna De Adulão

I Samuel 22:1-2

 

Ah! Um refúgio! Há momentos em nossa vida que gostaríamos de ter um refúgio onde pudéssemos nos esconder, dar uma parada, recobrar o nosso ânimo, nos sentirmos protegidos. Mas parece que esse refúgio seguro não existe. Eis uma boa notícia! Esse refúgio existe sim! Ele se chama Igreja do Senhor Jesus! Lá tem um pastor, Jesus, que cuida de nós!

 

I – UM REFÚGIO PARA OS QUE ESTÃO EM ALGUM APERTO

O rei Saul com as suas constantes guerras, seu governo injusto e a sua obstinada perseguição a Davi, criou uma situação de constrangimento, aperto e opressão para a população de Israel. E muitos homens que se sentiam em opressão e aperto, resolveram fugir e se refugiar, junto a Davi, na Caverna de Adulão. Interessante é que a palavra Adulão, no hebraico, significa “justiça”. Então, esses homens, refugiados em Adulão, estavam em busca de justiça, paz e segurança.

A Igreja de Jesus foi organizada para ser um lugar seguro, um lugar de paz, justiça, proteção, amparo e salvação! Um aprisco seguro para acolher as ovelhas perdidas, desviadas, desgarradas que se sentem em aperto. Você está precisando de um refúgio seguro? Então, venha para Jesus!

 

II- UM REFÚGIO PARA OS QUE ESTÃO ENDIVIDADOS

Deus ordenou a Moisés que ao tomar posse da terra prometida, ele deveria estabelecer “cidades refúgio”. Seriam seis cidades para acolher aqueles que tivessem alguma dívida por algum crime que tenha cometido involuntariamente. Nessas cidades, eles estariam protegidos (Números 35:9-15). Adulão, foi uma caverna que serviu para proteger, esconder, refugiar os endividados, talvez pelas pesadas cargas tributárias impostas pelo rei Saul.

Você tem alguma dívida que não está conseguindo pagar? Quero te apresentar Aquele que é o dono de todo o ouro e prata do mundo, é Jesus, Ele pode resolver o seu problema. Mas a maior dívida que Jesus pagou por nós, foram os nossos pecados. Se arrependidos, confessarmos os nossos pecados, Ele nos perdoa e nos dá a salvação (I João 1:8-10)!

 

III- UM REFÚGIO PARA OS QUE ESTÃO AMARGURADOS

No hebraico, amargurado vem da palavra “MARAH”, significando “dor amargante, amargura”. Era assim que aqueles homens que fugiram de Saul e foram até Davi, na caverna de Adulão, estavam se sentindo. Era uma amargura de alma, assim como se sentia Noemi quando retornou a sua terra, viúva e sem filhos: Mara (Rute 1:19-22). Talvez você esteja se sentindo assim, amargurado, mas saiba que na Igreja de Jesus, existe o bálsamo para a alma, a unção de Jesus, que cura, restaura e traz alegria!

Quando nos refugiamos em Jesus, Ele converte a nossa tristeza em alegria, Ele nos dá uma alegria que ninguém poderá nos tirar (João 16:22). Ainda que tenhamos as nossas lutas, mas sabemos que em Cristo, venceremos (II Coríntios 2:14). Venha, agora, para os braços de Jesus! Venha refugiar-se em Cristo! Entre no Aprisco de Jesus, a Sua Igreja!

 

CONCLUSÃO: Os que estão em aperto, endividados e amargurados, sem esperança, sem alegria, sem prazer em viver, encontram em Jesus a sua esperança, a sua razão de viver, a sua restauração completa! Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28-30)! Então, o que você está esperando para vir a Jesus? Venha para Jesus, venha para a Sua Igreja, entre nessa Caverna de Adulão e seja protegido!

 

Lição de Célula Nº 810 – 12 a 18/06/2017 – Ap Wagner Tenório & Ap Eunice Almeida