Você é Feliz?

Mateus 5:1-12

Cada vez mais aumenta o número de pessoas que não são felizes em nossa sociedade. Um programa de televisão saiu às ruas perguntando às pessoas se elas eram felizes e uma delas respondeu dizendo que não era feliz, que nunca foi feliz e que tinha certeza de que morreria sem conhecer a verdadeira felicidade. Jesus, nesse sermão das bem-aventuranças se dirigiu, originalmente, aos pobres e discriminados pela sociedade dos seus dias, pois eram eles que estavam ali assentados a sua volta. Eram os desempregados, abandonados, esquecidos, doentes, injustiçados, traídos, famintos, etc. Se perguntássemos àqueles ouvintes se eles eram felizes, provavelmente responderiam que não. Mas depois de ouvirem aquele sermão, a vida deles começou a mudar e tornaram-se bem-aventurados, isto é, felizes.

I – FELIZ AINDA QUE CHORANDO – versículo 4
Qual foi a última vez que você chorou? Qual foi o motivo de você ter chorado? Gostaria de compartilhar conosco? O homem tem perdido a capacidade e a sensibilidade para chorar. O seu coração começa a ficar duro como uma pedra, talvez por ver tanta miséria, sofrimento e tragédias que até se acostumou com isso. Jesus se referiu aqui ao choro, não por perda, dor ou tristeza, mas o choro proveniente de um arrependimento por pecados cometidos. Aqueles que conseguem chorar arrependidos pelos seu pecados são considerados felizes, pois alcançarão o perdão de Deus. Você deseja chorar, arrepender-se e abandonar os pecados que tem cometido? Se assim o fizer, alcançará o perdão de Deus! (I João 1:8-10).

II – FELIZ AINDA QUE SEDENTO DE JUSTIÇA – versículo 6
Li sobre um dos jovens que ateou fogo no índio pataxó aqui em Brasília. Esse jovem foi aprovado em um concurso público em 68o. lugar, mas “milagrosamente” aumentaram o número de vagas para 70 e ele foi chamado e em seguida requisitado para uma outra função, passando a ganhar seis vezes mais do que os outros candidatos aprovados. Ora, quem ainda não foi alvo de alguma injustiça nesse país? Por isso precisamos entender o que Jesus disse ao falar de “fome e sede de justiça”. Essa justiça que Ele se refere é a justiça de Deus sobre a terra. É a instalação do Seu Reino que trará paz, alegria e felicidade a todos os homens. A nossa alma deve ter sede de Deus, deve ansiar pelo Deus vivo! Só assim seremos consolados, confortados e felizes! (Salmo 42:1-2). Como vai a sua alma? Você guarda em seu coração o desejo de estar na presença de Deus? O segredo da felicidade é buscar a Deus em nossas vidas!

III – FELIZ AINDA QUE SOFRENDO – versículos 10 e 11
Jesus quando utiliza a palavra “justiça” está se referindo à justiça humana, perversa e maligna, diferente da “justiça divina” citada no versículo 6 desse mesmo capítulo de Mateus. E feliz é aquele que atrai para si a justiça humana por estar pregando e vivendo a justiça divina! Grande desafio é para nós vivermos o Evangelho de Jesus numa sociedade tão corrompida, perversa e dominada pelo Maligno (I João 5:19). Mas é vivendo esse Evangelho que seremos verdadeiramente felizes. Hoje está diante de você o caminho da verdadeira felicidade. Felicidade essa que será eterna! Basta que você decida receber a Jesus em seu coração como único e suficiente Salvador, passando a segui-Lo fielmente!

CONCLUSÃO: só Jesus pode nos fazer verdadeiramente felizes! Muitos têm se deixado enganar pelo que o mundo oferece como sendo algo que trará a felicidade, mas o fim de tudo isso é só sofrimento e infelicidade. O mundo passa e todo o seu engano, mas aquele que fizer a vontade de Deus permanecerá para sempre (I João 2:18). Entregue-se agora a Jesus! Peça a Ele para fazê-lo verdadeiramente feliz!

Lição de Célula Nº 800 – De 03 a 09/04/2017 Aps. Wagner & Eunice