Jesus, O Maior Coach Que Já Existiu

O Discipulador, mesmo que não saiba, estará atuando como um coach e indo além disso…!

HOJE, quero convidá-los para uma SESSÃO DE COACH ESPIRITUAL com o MAIOR COACH QUE JÁ EXISTIU… e eu vou usar a Bíblia… Técnicas Bíblicas…! E se você QUISER E AGIR, você sairá daqui com DECISÕES QUE VAO TE LEVAR A UM NOVO NÍVEL DE VIDA… DE REALIZAÇÃO, DE CONQUISTAS…

O SER HUMANO é muito complexo e vai muito além do CORPO, do físico, do tangível, mas passa pela ALMA, pelo registro de tudo o que lhe acontece… e até da maneira como se registra esses episódios… mas não fica só nisso, ele também é essencialmente um SER ESPIRITUAL… ENQUANTO os coachs entram no físico e até na alma, mas no espírito aí SÓ JESUS para entrar, curar, restaurar, perdoar e salvar…

Há uma ligação direta entre a ALMA, ESPÍRITO E O CORPO, assim como há essa interligação das áreas que são tratadas pelos coachs… que podemos aqui dividir em 7 GRANDES ÁREAS DA VIDA DO SER HUMANO QUE PRECISAM ESTAR DEVIDAMENTE TRATADAS E VIVENDO EM HARMONIA, SENAO UM DESEQUILIBRA A OUTRA…

 

I – ÁREA ESPIRITUAL  – I TES 5:23

  • – Nosso Relacionamento com Deus: SALMO 42:1-4
  • – Nossa Vida Devocional: Orar, ler a Bíblia, adorar a Deus…
  • – Nosso nível de Santificação: Hebreus 12:14 / SALMO 32:1-5 Quem não confessa e abandona os pecados, ADOECE… atinge o CORPO, A ALMA… e FAMILIA, FINANÇAS… ETC…!

 

II- ÁREA EMOCIONAL – ALMA

Quem guarda Ira, rancor, ressentimentos…

Quem guarda em seu coração PENSAMENTOS NEGATIVOS… envenena a alma… – LAMENTAÇÕES 3:21

Quem mantem a sua ALMA SEMPRE TRISTE… perde as forças… DIMINUI A PRODUÇÃO DE HORMONIOS DO BEM… diminui a resistência contra vírus… e o corpo morre… – NEEMIAS 8:10

Não permitamos que a NOSSA ALMA NOS DOMINE, NOS DIRIJA… A ALMA sempre nos puxa para a moleza, para ser o COITADINHO… a VITIMA… e isso não nos levará a VENCER EM NADA NA VIDA…! VITIMA só atrai TRAGÉDIA…!

 

III- ÁREA FÍSICA

I TIM 4:8 “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa…”!  PAULO está ensinando a Timoteo para enfrentar uma sociedade com grande influência GREGA que CULTUAVA O CORPO…  MAS AINDA ASSIM O EXERCÍCIO É PROVEITOSO… tem o seu valor…

Exercitar o corpo é estimular as células e o seu perfeito funcionamento… O exercício é responsável pela manutenção da nossa boa saúde… injeta hormônios do bem no organismo…

Se o nosso corpo adoece, TUDO ESTARÁ COMPROMETIDO… sonhos, alvos, metas, ministério, família… etc…

 

IV – ÁREA FAMILIAR – I TIM 5:8

Como está o seu relacionamento com a sua ESPOSA… PAIS… IRMÃOS… PARENTES…

Deus é um Deus de família… Ele gosta de trabalhar com a Família… Desde Abraão, Deus decidiu trabalhar com a família… Ele escolhe uma família em toda a terra para influenciar a humanidade…

Família foi uma criação divina…

 

V – ÁREA FINANCEIRA

Deus não chamou ninguém para viver na pobreza e miséria! Nunca foi plano de Deus colocar o seu povo na pobreza…

Pobreza não é sinônimo de SANTIDADE… Você pode e deve ser Santo, sem precisar ser Corrupto, sem precisar estar em pecado…!

Na época da Reforma Protestante, o CALVINISMO pregava que a POBREZA ERA SINÔNIMO DE PECADO… só quem estava em pecado era os que não prosperava… Mas há aqueles que decidiram se dedicar a outros ideais na vida e não quer dizer que todos eles estivessem em pecado porque não acumularam grandes fortunas…

Precisamos SIM TER DINHEIRO PARA REALIZAR TODOS OS NOSSOS SONHOS, OBJETIVOS NA VIDA, VIVER BEM… INVESTIR NO REINO DE DEUS…!

MAS PRECISAMOS TER CUIDADO COM ESSE “DESEJO DE FICAR RICO”, pois a BIBLIA NOS DIZ QUE “quem quer ficar rico, cai…

O SEGREDO DA FELICIDADE ESTÁ NO CINTENTAMENTO COM O QUE TEM! Mas é claro que não ter nada, enquanto tem tantos com tanto, não podemos nos acomodar e dizer que estamos BEM… SE NOS FALTAR ALIMENTO, ROUPA, MORADIA, COMO vamos dizer que estamos felizes da vida…???

I TIM 6:8-10 “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes”! – V.9 “Ora, os que querem ficar ricos CAEM EM TENTAÇÃO, e CILADA E EM MUITAS CONCUPISCENCIAS INSENSATAS E PERNICIOSAS, AS QUAIS afogam o homem na ruina e perdição. Porque O AMOR AO DINHEIRO… e muitos nessa COBIÇA, SE DESVIARAM DA FÉ e a si mesmos se atormentaram em muitas dores…”!  V. 17 “Exorta aos ricos que não sejam ORGULHOSOS… NEM DEPOSITEM A SUA ESPERANÇA NA INSTABILIDADE DA RIQUEZA, MAS EM DEUS, que tudo nos proporciona RICAMENTE para o nosso aprazimento…”!

Sabe quem vai nos fazer ficar ricos e prósperos? – DEUS! – SALMO 35:27/  SALMO 25:12-13 / SALMO 68:6 “Deus faz que os solitários vivam em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril”!  Mas para isso, nós vamos precisar nos MEXER… não vai cair do céu… Deus vai dar uma ajuda, um empurrão, mas nós temos que buscar as estratégias, sabedoria, conhecimento… – “Porque Deus dá SABEDORIA, CONHECIMENTO E PRAZER ao homem que lhe agrada; mas ao PECADOR dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar áquele que agrada a Deus” (Ecles 2:26)! TRABALHO INFRUTÍFERO E SEM RESULTADO… isso é para quem está fora dos planos e propósitos de Deus, pois aos que agradam a Deus, o seu trabalho será frutífero…!

 

VI – ÁREA SOCIAL

Network, rede de relacionamentos… isso não tem preço em nossos dias… PRECISAMOS DE AMIGOS… precisamos de relacionamentos…

CRENTE GOSTA DE SE ISOLAR… está errado… ! Quantos amigos você tem?????

Precisamos conhecer pessoas, abrir-se para relacionamentos… PARA ASSIM PODERMOS EVANGELIZAR… PARA ASSIM PODERMOS AMPLIAR OS NOSSOS NEGÓCIOS… !!!

OS NOSSOS AMIGOS NOS INFLUENCIAM! AS MAS COMPANHIAS CORROMPEM OS BONS COSTUMES… E AS BOAS COMPANHIAS, AMIZADES, VAO NOS INFLUENCIAR PARA O BEM.. !

DIGA-ME QUEM SÃO SEUS AMIGOS E EU VOU TE DIZER QUEM É VOCÊ…!

POBRE NÃO TEM AMIGO! Geralmente, a VIDA SOCIAL DO POBRE é também muito pobre e cheia de pobres… – VOU FALAR AQUI UMA COISA MUITO DURA: NINGUÉM QUER SER AMIGO DE POBRE! – PROVÉRBIOS 19:4 “As riquezas MULTIPLICAM OS AMIGOS… MAS, AO POBRE, O SEU PRÓPRIO AMIGO O DEIXA”! … – PROV 19:6 “… TODOS SÃO AMIGOS DO QUE DÁ PRESENTEs”!

 

VII – ÁREA MINISTERIAL

Todos nós precisamos SERVIR AO SENHOR! Até o ímpio, aquele que não tem comunhão com Deus, sente uma alegria na alma quando faz uma boa ação, e o faz pensando estar fazendo para Deus… – TODOS NÓS TEMOS ESSA NECESSIDADE… !

A IGREJA cria essas oportunidades para que possamos servir a Deus! Estar numa Igreja e não QUERER SERVIR, É NA VERDADE UMA GRANDE PERDA DE TEMPO E DE OPORTUNIDADE… – JESUS DISSE: “è NECESSÁRIO QUE FAÇAMOS AS OBRAS DAQUELE QUE  ME ENVIOU, ENQUANTO É DIA, PORQUE A NOITE VEM, QUANDO NINGUÉM PODE TRABALHAR” (João 9:4)!

Fomos chamados para SERVIR… e não para sermos servidos…! PROCURE CRIE OPORTUNIDADES PARA SERVIR, SEM QUERER APARECER… NÃO VAMOS ENTRAR NESSA LINHA DO ORGULHO, DA SOBERBA, DA AUTO-PROMOÇÃO, DO QUERER APARECER, CHAMAR A ATENÇÃO PARA NÓS como se fossemos alguma coisa… Isso é FARISAISMO: MARCOS 12:38 “Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com vestes talares e das saudações nas praças e das primeiras cadeiras… dos primeiros lugares nos banquetes…”!

 

CONCLUSÃO: A NOSSA VIDA É COMO UM GRANDE BARRIL FORMADO POR 7 TÁBUAS… E ELE VAI ENCHENDO ATÉ O NIVEL DA MENOR TÁBUA QUE FORMA O BARRIL… e vai escoando por ela… Não adianta ter 6 EM ALTA SE UMA DELAS ESTÁ EM BAIXA… !

NÃO ESQUEÇAMOS que A VIDA NÃO É FEITA DE VONTADE, DE DESEJO, DE QUERER, MAS DE AGIR… COMECE VOCÊ MESMA AS SUAS PRÓPRIAS MUDANÇAS… ainda que pequenas, mas que sejam constantes… estabeleça METAS CLARAS E PRÁTICAS E COMPARTI-LHE-AS COM O SEU DISCIPULADOR para que ele ORE POR VOCÊ… EU CREIO NO PODER DA ORAÇÃO… A ORAÇÃO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS…

QUANDO VOCÊ ENCHE O SEU CORAÇÃO DE DESEJO DE MUDANÇA, VOCÊ TERÁ QUE ENFRENTAR ALGUNS INIMIGOS:

  • ..
  • O CICLO DE AMIZADE…
  • CARNE que quer moleza…
  • VELHOS HÁBITOS E COSTUMES…
  • MUNDO COM AS SUAS TENTAÇÕES…
  • SEUS INIMIGOS que estão muitas vezes camuflados…
  • SATANÁS que não quer ver o seu sucesso…

 

MAS VOCÊ CONTA COM O MAIOR COACH QUE JÁ EXISTIU, JESUS…!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

12/03/2017 – MIBA