Como Ser Uma Pessoa Melhor

No culto da unção passado, ministrei uma palavra e resolvi dar oportunidade para decisões ao lado de Jesus e vieram 3 à frente… Um deles me disse: Quero ser uma pessoa melhor! As pessoas estão vindo a Jesus com o coração aberto, disposto a melhorar de vida, mas não imaginam que Jesus tem muito mais do que uma melhoria de vida… tem nova vida… e ainda uma vida eterna…

Sejamos todos, dia após dia, uma pessoa melhor. Devemos ao final de cada dia, irmos dormir como uma pessoa melhor do que fomos no dia anterior. A vida tem que ser desenvolvida como um aprimoramento diário… não somos a mesma pessoa que fomos no dia anterior… seremos melhor ou pior, nunca a mesma pessoa! Então, sejamos sempre MELHOR DO QUE FOMOS NO DIA ANTERIOR!

E PARA SERMOS UMA PESSOA MELHOR A CADA DIA PRECISAMOS ATENTAR PARA ALGUNS CONSELHOS E RECOMENDAÇÕES:

 

I – SEJA SEMPRE HUMILDE

Enquanto a Humildade precede a Honra (Prov 15:33), a SOBERBA/ORGULHO precede a queda (Prov 16:18).

Em vindo a SOBERBA, sobrevém a DESONRA. Mas com os HUMILDES está a SABEDORIA (Prov 11:2)!

Provérbios 16:19 nos diz que “é melhor ser humilde de espírito com os humildes, do que repartir o despojo com os SOBERBOS”! Quer dizer que nem para vencer uma guerra e obter seus despojos, vale a pena se aliar com SOBERBOS?

Na formação de uma EQUIPE, OS SOBERBOS E ORGULHOSOS LOGO SE ISOLAM DOS DEMAIS… se acha o cara… e isso destrói o espírito de equipe… POR ISSO PAULO NOS DIZ EM FILIPENSES 2:2-3 “… tenhais o mesmo modo de pensar, mesmo amor, unidos de alma… NADA FAÇAIS POR PARTIDARISMO OU VANGLÓRIA, MAS POR HUMILDADE… cada um considere os outros superiores a si mesmo”!

A Humildade vai te levar à conquista dos seus sonhos… MAS A SOBERBA E ORGULHO vão te levar á derrota… (A soberba nunca desce de onde sobe, mas CAI sempre de onde subiu)!

 

II – CUIDADO COM O DINHEIRO

Nesses dias de MARKETING DE MULTI NÍVEL e de PIRÂMIDES FINANCEIRAS, sempre a IGREJA E OS PASTORES SÃO OS ALVOS PREDILETOS…

Durante meus quase 30 anos de ministério pastoral, de lidar com pessoas nas igrejas, VI MUITOS CRENTES SE DESVIAREM POR CAUSA DO DINHEIRO… mas como já vi pessoas quebrarem a cara na vida… como já vi CRENTES BONS, EXPERIENTES, PASTORES deixarem seu ministério por causa do $$$… CRENTE QUE NEM VEM MAIS AO CULTO porque não tem tempo… MAS TEM TEMPO PARA CORRER ATRÁS DO DINHEIRO…!

SATANÁS TEM FEITO ASSIM… amarra uma linha numa nota de 100 e vai só puxando e o trouxa quase pegando… e nunca pega…!

2.1 – NÃO AME O DINHEIRO: Eclesiastes 5:10 QUEM AMA O DINHEIRO, JAMAIS DELE SE FARTA…! – I TIMOTEO 6:10 “O AMOR AO DINHEIRO É A RAIZ DE TODOS OS MALES…”!

2.2 – CUIDADO COM A COBIÇA, AVAREZA E LOUCURA PELO DINHEIRO: “… e alguns nessa cobiça, SE DESVIARAM DA FÉ e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”!

PROVERBIOS 1:19 nos diz que existe um espírito de ganância que tira a vida de quem o possui…!

SALOMÃO nos diz que “edificou casas… comprou servos e servas… teve bois e ovelhas mais do que qualquer habitante em seu tempo, em sua cidade… Amontoou PRATA OURO E TESOUROS… e ele chegou a conclusão de que “NADA HÁ MELHOR para o homem do que COMER, BEBER E FAZER QUE A SUA ALMA GOZE O BEM DO SEU TRABALHO (Eclesiastes 2:24)! E QUE O MAIS IMPORTANTE DE TUDO NA VIDA É AGRADAR A DEUS, pois “Deus dá sabedoria, conhecimento e PRAZER ao homem que lhe AGRADA, mas ao pecador (que não agrada a Deus… mas só lhe faz raiva…) DÁ TRABALHO PARA QUE ELE AJUNTE E AMONTOE, A FIM DE DAR ÁQUELE QUE AGRADA ADEUS”!

2.3 – NÃO QUEIRA SER RICO, MAS PROSPERO

PROSPERIDADE: estado ou qualidade do que é próspero, bem sucedido, feliz e afortunado. E para isso, precisamos ser prósperos não apenas em ter dinheiro para suprir as nossas necessidades, mas precisamos de SAUDE, PAZ, SEGURANÇA, REALIZAÇÃO… isso sim é prosperidade!

RIQUEZA: é ter muito dinheiro, muitos bens, muito mais do que se precisa ou se conseguiria consumir. Mas riqueza não traz felicidade (mas ajuda).

TODOS NÓS PRECISAMOS DE DINHEIRO! Seria uma hipocrisia dizer que não… Até Jesus precisou de dinheiro e fez milagre para consegui-lo quando tirou da boca de um peixe…!

Escuta só esse conselho de Deus por Paulo a seu discípulo Timoteo: “Ora, os que querem FICAR RICOS CAEM EM TENTAÇÃO E CILADA E EM MUITAS CONCUPISCÊNCIAS insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição”!

2.4 – NÃO CONFIE NO DINHEIRO, MAS EM DEUS : I TIM 6:17-19

2.5 – NÃO SIRVA AO DINHEIRO NUNCA, MAS SIM A DEUS: Mateus 6:24 O DINHEIRO OU MAMON? Deus ou o diabo?

2.6 – FAÇA SEU DINHEIRO SERVIR A DEUS ATRAVES DOS DIZIMOS, OFERTAS E PRIMICIAS…! – satanás SEMPRE LUTOU e continua lutando para TIRAR O DINHEIRO DAS IGREJAS… Desde os dias de Moisés, Faraó só queria liberar o povo para adorar a Deus, sem DINHEIRO, SEM SEUS BENS…!

2.7 – CUIDADO COM DINHEIRO FÁCIL: O IMPIO CONVIDA PARA GANHAR $$  DE QUALQUER JEITO… – Prov 1:13 “acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos de despojos a nossa casa”!

O maior escândalo financeiro do mundo continua mesmo com o Brasil. E agora, o grande mico do homem que foi considerado o MAIS RICO DO BRASIL… descobrimos agora que ele não passa de um LADRÃO… e tudo foi uma grande FRAUDE…!

2.8 – APRENDA A SE CONTENTAR E AGRADECER A DEUS PELO QUE TEM:

“TENDO SUSTENTO E COM QUE NOS VESTIR, ESTEJAMOS CONTENTES! (I TIM 6:8)!

“Seja a vossa vida SEM AVAREZA, CONTENTAI-VOS com o que tendes, porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5)!

NÃO CONFUDAMOS CONTENTAMENTO COM ACOMODAÇÃO! Não confundamos contentamento com PREGUIÇA (Eu estou contente, satisfeito… mas na verdade está preguiçoso)!

ECLESIASTES 10:19 “O Dinheiro atende a TUDO”!

COMO ALGUÉM PODE DIZER QUE ESTÁ CONTENTE, VIVENDO EM CONDIÇÕES NORMAIS, NUM PAÍS LIVRE ONDE TODOS PODEM GANHAR O SEU SUSTENTO COM O SUOR DO SEU ROSTO, VIVER SEM DINHEIRO PARA SUPRIR AS SUAS NECESSIDADES? – COMO PODE ALGUEM dizer que está contente SEM TER O QUE COMER E DEPENDENDO DOS OUTROS OU DO GOVERNO PARA VIVER? COMO PODE ALGUEM ESTAR CONTENTE vivendo na pobreza e miséria…? – SEMPRE PODEREMOS CONQUISTAR MAIS DO QUE TEMOS! MAS NUNCA FAREMOS ISSO COM AVAREZA, DSESESPERO E GANANCIA… NUNCA FAREMOS ISSO EM DETRIMENTO DOS NOSSOS PRINCIPIOS CRISTÃOS… NUNCA FAREMOS ISSO DE FORMA ILICITA… NUNCA FAREMOS ISSO EM DETRIMENTO DA OBRA DO SENHOR E DO NOSSO CHAMADO PARA SERVIR A DEUS!

 

III – CUIDE DA SUA FAMÍLIA – I TIM 5:8

3.1 – MARIDOS, ASSUMAM A SUA FUNÇÃO DE CABEÇA DA CASA, SUPRIDOR DO LAR, PROTETOR DA FAMÍLIA E SACERDOTE DA FAMILIA!

EFESIOS 5:22-28

3.2 – ESPOSAS, ASSUMAM O SEU PAPEL DE MAE E MULHER AUXILIADORA EM TUDO NA SUA CASA

3.3 – FILHOS, ASSUMAM O SEU PAPEL DE “FLECHAS NA MAO DO GUERREIRO (Salmo 127:4-5)”, “REBENTOS DA OLIVEIRA Á RODA DA MESA” (Salmo 128:3), OBEDIENTES EM TUDO AOS PAIS E DANDO SEMPRE HONRA A ELES

EFESIOS 6:1-3

 

IV – AME A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO

Em uma outra ocasião, um doutro da Lei perguntou a Jesus para o experimentar: Mestre, qual é o GRANDE MANDAMENTO NA LEI? – AMARÁS AO SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O TEU ENTENDIMENTO… O SEGUNDO MANDAMENTO É: AMARAS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO! DESTES DOIS MANDAMENTOS DEPENDEM TODA A LEI E OS PROFETAS (Mateus 22:37-40)!

Certa ocasião, chegou um doutor da Lei e perguntou a JESUS: O que eu faço para ser uma pessoa melhor, uma pessoa perfeita… o que eu faço PARA ENTRAR NO CEU…  Então Jesus lhe perguntou: O que está escrito na Lei? – AMARÁS O SENHOR TEU DEUS de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento”! E AI JESUS CONTOU A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO PARA NOS ENSINAR QUEM É O NOSSO PRÓXIMO (Lucas 10:25-37)!

Para melhorarmos A CADA DIA, DEVEMOS FAZER ASSIM COMO ESSE SAMARITANO!

 

CONCLUSÃO: A sociedade aguarda ansiosa a MANIFESTAÇÃO DOS CRISTÃOS para guia-la a PAZ, HARMONIA, MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA, A HONESTIDADE E POR FIM Á JESUS! – A sociedade está perdida… não sabe mais o que fazer… o mundo está desorientado… e quem se levantará para por ordem nesse caos? Quem tem a solução para todas essas mazelas da nossa sociedade? – DEUS! JESUS! A SUA IGREJA! OS SEUS DISCÍPULOS! VOCÊ! NÓS!

Não nos esqueçamos do que Jesus nos disse: “Vos sois o sal da terra… Vós sois a Luz do Mundo… Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:14-16)!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

29/01/2017 – MIBA