Solidão

João 14:15-18

Vamos falar da solidão, esse sentimento que cresce assustadoramente em nossos dias e atinge cada vez mais um número maior de pessoas. Talvez seja pelo estilo de vida da nossa sociedade que a solidão tem aumentado. Vivemos em uma sociedade que procura o isolamento, onde impera o individualismo, onde as pessoas não se preocupam com o seu semelhante, onde cada um cuida de si.

A solidão não é simplesmente estar sozinho, pois você pode estar convivendo com alguém ou até com muitas pessoas mas sentir-se só. A pessoa pode se sentir solitária em meio a uma multidão, ou num restaurante superlotado onde cada um cuida do seu prato. A solidão faz uma pessoa infeliz e pode levá-la à morte. Vamos, portanto, falar sobre a solidão social e a solidão espiritual.

I – SOLIDÃO SOCIAL

Li uma chocante notícia de um senhor que morava sozinho em seu apartamento onde faleceu e o seu corpo só foi descoberto pela vizinha depois de mais de sessenta dias da sua morte.

Uma senhora de idade avançada confessou-me que apesar de morar com a sua filha e netos, se sentia só. Ninguém conversava com ela. Ninguém se importava com ela. Disse que chegava a sentir dor de garganta por passar tanto tempo sem falar com ninguém.

Quando será que a nossa sociedade vai entender que precisamos uns dos outros? Que a nossa felicidade depende da felicidade do nosso semelhante?

A Igreja do Senhor Jesus tem o firme propósito de unir e aproximar as pessoas, independente de sua classe social e assim acabar com a solidão! Você se sente só? Então venha participar conosco desse projeto divino que se chama Igreja e você nunca mais se sentirá só.

Jesus nunca deixou seus discípulos sozinhos. Ele disse: “E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Ajudador para que fique convosco para sempre… Não vos deixarei órfãos, voltarei a vós” (João 14:15-18).

II – SOLIDÃO ESPIRITUAL

É quando o homem se isola de Deus. O seus espírito perde a comunhão com o Espírito Santo de Deus. Muitos nunca experimentaram a alegria e o prazer de um relacionamento mais íntimo e profundo com Deus. São os solitários espirituais crônicos.

A solidão espiritual acontece também quando o homem comete pecado e assim se afasta de Deus. O Profeta Isaías nos diz que “os nossos pecados fazem separação entre nós e Deus” (Isaías 59:1-2).

A solidão espiritual é a pior solidão que o homem pode sofrer, pois ela atinge o seu espírito e o deixa vulnerável e desprotegido contra as investidas do maligno. Por isso é que muitos solitários chegam a cometer suicídio não apenas por problemas psíquicos, mas pela intervenção maligna, pois bem sabemos que “o ladrão veio para roubar, matar e destruir” (João 10:10).

CONCLUSÃO: Deus disse que “não era bom o que o homem estivesse só” (Gênesis 2:8). Até Jesus na cruz experimentou a dor da solidão e disse: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste (Mateus 27:46). O homem não foi feito para viver sozinho! Jesus diz: “vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28-30). Aceite esse convite de Jesus que vai mudar a sua vida e trazer-lhe paz, alegria, felicidade, alívio, descanso. Acabarão com todo o seu sentimento de solidão. Decida agora receber a companhia contante de Jesus em sua vida.

Lição de Célula nº 775  – 10 a 16/10/2016 – Aps. Wagner&Eunice