Reforma Total

Lucas 10:25-28

Para uma Reforma Total, precisamos então reformar todo o nosso ser. Mas quem nós somos? Quem é o ser humano?

Quando JESUS ao responder aquele intérprete da Lei que veio para prova-Lo, lhe pergunta: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Jesus lhe pergunta como ele interpreta a Lei de Deus no tocante ao principal mandamento e ele lhe responde: AMARÁS o Senhor teu Deus de todo o teu CORAÇÃO… ALMA… FORÇAS… ENTENDIMENTO! Aqui está a revelação dAquele que CRIOU o homem e o conhece. Portanto, o homem é formado de CORAÇÃO, ALMA, FORÇA E ENTENDIMENTO. E se queremos uma REFORMA TOTAL, então temos que REFORMAR toda a nossa essência e constituição.

I – REFORME O SEU CORAÇÃO

KARDIA = paixões, propósitos, desejos, vontade, apetites, afeições… amor…

VOCÊ É O QUE VOCÊ SENTE! O seu coração é a sede dos seus sentimentos… amor, ira, raiva, rancor, indiferença, gratidão, ingratidão…

Prov 4:23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as FONTES DA VIDA”!

DEUS pede o nosso coração… Por que? PROV 23:26 “Dá-me filho meu o teu coração…”! – SE DEUS TIVER O NOSSO CORAÇÃO, ELE TERÁ TUDO…!

É com o CORAÇÃO QUE A GENTE decide muitas coisas…  QUEM MANDA NO SEU CORAÇÃO? – Muitas mulheres dominam o coração do homem e o fazem PECAR…    – ILUST.: ABSALÃO quando quis TOMAR O REINADO DE DAVI, ROUBOU O CORAÇÃO DO POVO…!!!

II- REFORME A SUA ALMA

PSIQUÉ = alma como essência do nosso ser, aquela parte que não será dissolvida pela morte, aquele que herdará a vida eterna, sopro da vida, LUGAR das memórias, registro dos sentimentos, BASE ESPIRITUAL do nosso ser…

A CONVERSÃO ATINGE A ALMA… E da ALMA CONVERTIDA as demais áreas da constituição humana são alcançadas, atingidas! Quando nos convertemos, a nossa ALMA MUDA e muda instantaneamente, MAS AS DEMAIS PARTES DA NOSSA CONSTITUIÇAO PERMANECEM DA MESMA FORMA… Elas serão então trabalhadas para que TAMBÉM SE CONVERTAM!

Tem gente que CONVERTE A ALMA, mas não converte o coração… E se não consegue converter o seu coração, TUDO O QUE EXISTE LÁ NO SEU CORAÇÃO VAI CONTINUAR DO MESMO JEITO…

“Porque, como IMAGINA EM SUA ALMA, assim ele é…”! (Prov 23:7)!

III JOÃO 2

III- REFORME A SUA FORÇA

ISCHUS = força, ânimo, vigor, explosão, robustez, HABILIDADES, a força de que precisamos para vencer… É ONDE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA AGIR! E TEM PODER QUEM AGE! E SÓ AGE QUEM TEM PODER!

Tem gente que “morreu e se esqueceu de enterrar”… Mas quando se convertem quando RECEBE UMA UNÇÃO NOVA, aí é tomado por uma força excepcional e FAZ COISAS QUE NUNCA FEZ NA VIDA, CRIA HABILIDADES QUE NUNCA TEVE ANTES, CONSEGUE TEMPO PARA FAZER COISAS que naturalmente arrumaria desculpas para não fazer…!

Ilust.: ELIAS enfrentou os 450 profetas de BAAL e os 400 profetas de ASSERA… depois PERDE A FORÇA, O ÂNIMO, FOGE…  se esconde numa caverna… (I REIS 19:4 “… toma agora a minha ALMA/NEFESH…”! – QUANDO A ALMA SE CONVERTE, QUANDO A NOSSA ALMA RECEBE UMA UNÇÃO, ELA GANHA PODER PARA AGIR…

ILUST.: PEDRO e os demais apóstolos, após a crucificação, estavam medrosos e numa casa de portas fechadas… PEDRO quando recebe o SOPRO DO ESPÍRITO, cria coragem e enfrenta até a morte… – ATOS 4:18-20!

Muitos não agem porque não tem força! Hoje Deus vai te dar força!

Muitos não agem porque NÃO TEM ALEGRIA…! Hoje Deus vai te dar ALEGRIA… – NEEMIAS 8:10-12.

Você sabia que a NEUROCIENCIA DESCOBRIU que DE ACORDO COM O NOSSO ESTADO DE ESPÍRITO teremos MAIS OU MENOS FORÇA? Você sabia que o nosso cérebro LÊ AS NOSSAS EXPRESSÕES CORPORAIS E LIBERA HORMÔNIOS DE ACORDO COM ESSAS NOSSAS EXPRESSÃO? SEROTONINA E ENDORFINA, HORMONIOS DA ALEGRIA E DA FELICIDADE! – POR ISSO NEEMIAS 8:10 “… A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA”!

SE COLOCAMOS UMA CARA CARRANCUDA, RAIVOSA… O cérebro libera ADRENALINA… para brigar, lutar, correr…

“Se te mostrares FRACO no dia da angústia a tua força é pequena” (Prov 24:10)! – FORÇA! ANIMO! NADA DE FRAQUEZA… nada de COITADISMO…!

IV- REFORME O SEU ENTENDIMENTO

DIANOIA = intelecto, conhecimento, órgão responsável pelo conhecimento e pelo pensamento… É onde fica acumulado o nosso conhecimento…

Romanos 12:1-2 “Rogo-vos pois irmãos… transformai-vos pela renovação da vossa MENTE…”!

Hebreus 4:12

Colossenses 3:1-2 “… pensais nas coisas lá do alto…”!

II COR 10:5 “… levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”!

CONCLUSÃO: Você é o que você SENTE! Você é o que você GUARDA NA ALMA! Você é o que você FAZ, AGE! Você é o que você PENSA, CONHECE!

Se VOCÊ MUDA QUALQUER UMA DESSAS PARTES NA SUA VIDA, TERÁ MUDADO A SUA VIDA! E a mudança em qualquer uma dessas áreas do nosso SER influenciará diretamente nas demais áreas! Elas funcionam em conjunto e são influenciadas umas pelas outras!

Essa é a complexidade do SER HUMANO que tem encantado os cientistas ao longo da existência… E várias ciências são criadas para estudar sobre o HOMEM, quem ele é!

Ap. Wagner Tenório de Almeida

28/08/2016 – MIBA