O Que é Igreja?

Mateus 16:13-20

Cada dia que passa fica mais difícil as pessoas saberem o que realmente é Igreja, mas eu me refiro a ser igreja de Jesus. Sim, pois tem igreja de várias pessoas e no meio dessas tem as que são de Jesus.

Se perguntarmos as pessoas aí fora p que é uma drogaria, padaria, açougue, supermercado etc. todos vão nos dar a mesma resposta. Mas seu perguntarmos o que é Igreja, aí até mesmo dentro de uma mesma igreja, teremos várias respostas.

Antes de falar sobre Igreja, Jesus queria saber o que as pessoas pensavam acerca dele, quem ele era. E parece que temos aqui várias ideias sobre Jesus: João Batista; Elias; Jeremias; Algum outro Profeta; Só Pedro acertou: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo! E Pedro só conseguiu essa resposta, só acertou porque o ESPÍRITO SANTO SOPROU…!

Quando celebramos a CEIA do Senhor, é oportuno meditarmos sobre o que é Igreja. Nós precisamos saber o que é igreja, senão não saberemos agir, nos comportar nela e fazer com que ela cresça e cumpra o seu propósito e chamada.

I – IGREJA COMO CASA DE DEUS

I TIM 3:14-15 “Escrevo-te estas coisas esperando ir ver-te em breve; para que, seu eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na CASA DE DEUS, que é a IGREJA do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”!

A ideia de Igreja como CASA de DEUS vem desde o Antigo Testamento: “Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes… e para ele afluirão todos os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde e subamos ao monte do Senhor e à CASA do Deus de Jacó, PARA QUE NOS ENSINE os seus caminhos e andemos pelas suas veredas, porque de Sião sairá a Lei e a Palavra do Senhor de Jerusalém” (Isaias 2:2-3) Repetido por MIQUEIAS 4:1-3)!

Foi exatamente pelo ZELO pela CASA de Deus que Jesus expulsou os vendedores do Templo! EM JOÃO 2:16 JESUS AINDA DISSE: “Não façais da CASA DE MEU PAI, CASA DE NEGÓCIO”! – IGREJA NÃO É CASA DE NEGÓCIO!!!

E para que as pessoas não se apegassem tanto ao templo, muito mais do que a Deus ou como fizeram no Antigo Testamento, passando a CRER QUE PORQUE TINHAM A CASA DE DEUS, poderiam fazer o que quisessem e nada lhes aconteceria (JEREMIAS 7:4 e 10-11 “Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor é este. //e depois vindes e vos pondes diante de mim nesta casa que se chama pelo meu nome e dizeis: Estamos salvos… Será esta casa que se chama pelo meu nome um covil de salteadores aos vossos olhos?”); PAULO DISSE: Deus não habita em templos feitos por mãos humanas! (Atos 17:24)!

Deus fez a sua própria casa: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I COR 3:16)! “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”! (I COR 6:19-20). IGREJA AGORA SOMOS NÓS!

II- IGREJA COMO CASA DE ORAÇÃO

Quando Jesus purifica o Templo, Ele nos diz: “: “Também os ensinava e dizia: não está escrito: A minha casa será chamada CASA DE ORAÇÃO para todas as nações?…”! (Marcos 11:17).

JESUS chegou a nos falar da IMPORTÂNCIA DA UNIDADE DA IGREJA para reforçar a sua autoridade e conquistar as bênçãos: “EM VERDADE também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á CONCEDIDA POR MEU PAI, que está nos céus”! (Mateus 18:19)!

A ORAÇÃO coloca nas mãos da Igreja as CHAVES DE AUTORIDADE E PODER DO REINO DE DEUS para agir sobre a terra! Quando a IGREJA DIZ: vamos levantar um CLAMOR A DEUS, o INFERNO ESTREMECE… e OS CEÚS SE ALEGRAM… Pois aí vem milagres, aí vem liberação de bênçãos…!

Igreja é CASA, É LUGAR DE ORAÇÃO…!

III- IGREJA COMO AGENCIA DO REINO DE DEUS

AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO… SERÁ O REINO DE DEUS QUE VAI PREVALECER SEMPRE!

A IGREJA POSSUI UMA MENSAGEM: “É chegado a vós o Reino de Deus”! Nas instruções dadas por JESUS aos 12, em MATEUS 10:7 “e a medida que seguirdes, PREGAI que está próximo o reino dos céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai leprosos, expeli demônios…”!

ONDE O REINO DE DEUS CHEGA, AS COISAS MUDAM E TUDO SE TRANSFORMA! Se não houve transformação ou mudança é porque o Reino de Deus ainda não chegou!

A IGREJA TRAVA UMA LUTA CONTRA AS TREVAS, CONTRA O INFERNO!

CÉLULA É A “MICRO-IGREJA” INVADINDO O INFERNO DE VÁRIOS LUGARES…

CHEGOU O REINO DE DEUS QUANDO VOCÊ CHEGA NO AMBIENTE! POIS SOMOS AGENTES DESSE REINO E FOMOS COMISSIONADOS PELO REI DESSE REINO QUE SE CHAMA JESUS DE NAZARE!!!

ONDE VOCÊ CHEGAR, TEM QUE HAVER TRANSFORMAÇÃO…!

DEUS TEM COLOCADOS SEUS SERVOS EM LUGARES ESTRATÉGICOS PARA CONQUISTAR ESSE MUNDO E IMPLANTAR O SEU REINO!!!

IGREJA É PORTANTO ESSA AGÊNCIA PODEROSA DO REINO DE DEUS!

CONCLUSÃO: IGREJA É CASA DE DEUS, IGREJA É CASA DE ORAÇÃO, IGREJA É AGENCIA DO REINO DE DEUS!

Somos agentes desse Reino! Então, vamos FUNCIONAR COMO ESSA IGREJA AMBULANTE DO SENHOR…!!!

MIBA – CEIA DO SENHOR

Ap. Wagner Tenório de Almeida

07/08/2016

www.miba.com.br

www.apostolotenorio.com.br