Reformando O Papel Do Homem

CONGRESSO DE HOMENS

TEMA: HOMENS EM REFORMA

DIVISA/TEXTO BÍBLICO BÁSICO: “… Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus” (II REIS 4:9)

REFORMANDO O PAPEL DO HOMEM

Gênesis 1:26-27; 2:4-5, 18-20

I – O HOMEM COMO CULTIVADOR E GUARDADOR DA MULHER

Em GEN 2:15 “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o CULTIVAR e o GUARDAR. E em GEN 2:22-24 Deus cria a mulher da costela do homem e grande alegria e empolgação o homem declara: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”!

CULTIVAR E GUARDAR, eis as primeiras funções ou PAPEIS DO HOMEM quando Deus o criou. Então, o HOMEM SERVE PARA: CULTIVAR E GUARDAR!

Mas a MULHER é muito mais importante do que a TERRA, OS ANIMAIS e tudo o mais. Ela é obra da criação de Deus como um presente especial para o homem! (Prov. 18:22 “O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor”)! Ora, se a TERRA DEVE SER GUARDADA E CULTIVADA pelo homem, imagine a mulher…!

Por que será que Deus fez o homem fisicamente mais forte do que a Mulher?

Por que será que Deus não fez o homem com trejeitos FINOS, MEIGOS, SUAVES, SOFT? Então, por que tem HOMEM querendo ter esses jeitos tão suaves, desmunhecados, macios e cheios de frescuras? PORQUE ESSES SE DESVIARAM DA SUA REAL E ORIGINÁRIA CRIAÇÃO… E COMO FRESCOS não conseguirão cumprir o PAPEL DE HOMEM protegendo a sua esposa…!!!

I COR 6:9-10 “… EFEMINADOS…” = MALAKOS = Mole, MACIO PARA TOCAR e daí o seu uso para definir homossexual = rapaz que mantém relações sexuais com outro homem…!

Como UM HOMEM “MACIO” vai proteger, guardar a sua esposa? Ele precisará de FORÇA FÍSICA, MUSCULOS E CORAGEM para defender a sua ESPOSA, A SUA FAMÍLIA, OS SEUS FILHOS… A SUA CASA, A SUA PROPRIEDADE…! NA ANTIGUIDADE, ESSA NECESSIDADE ERA AINDA MUITO MAIOR, MAS HOJE TAMBÉM continua sendo necessário que o HOMEM SEJA HOMEM E proteja a sua esposa… a sua PROLE…!

Ilustração: As Igrejas estão produzindo um BANDO DE SOFTS… vi isso num acampamento Palavra da Vida, jovens, adolescentes afeminados, brincando com as meninas como se fossem meninas… Andando como meninas… Se rebolando como meninas…! Como esses “machos” vão proteger as suas esposas…???

O HOMEM TEM QUE PARECER SER HOMEM , MAS TAMBÉM SER HOMEM!

II- O HOMEM COMO SUPRIDOR DAS NECESSIDADES DA MULHER – Gen 3:20

Hebraico SHEM = dar nome, reputação, fama, glória, memorial, monumento.

SHEM é a raiz da palavra SUWM que tem o significado de “transformar em, constituir, moldar, fazer acontecer, designar, direcionar para…!

Na cultura Hebraica o NOME de uma PESSOA era dado de acordo com a situação em que a família vivia quando do nascimento da criança, mas falava também do desejo e aspiração daquela família em FAZER ACONTECER com o FILHO AQUILO QUE O NOME SIGNIFICAVA (Ex.: ICABODE = foi-se a glória de Israel; ADÃO = tirado da terra…; EVA = mãe de todos os seres humanos; )!

Quem é a sua ESPOSA? Qual o NOME DELA? O que você tem feito com ela ou por ela a fim de que ela se torne aquilo que você desejaria que fosse ou mesmo o que ela deseja, almeja e sonha?

MULHER tem NECESSIDADES, ASSIM COMO OS HOMENS TAMBÉM TEM! Mas as MULHERES TAMBEM TEM DESEJOS e são muitos e os mais variados e estranhos possíveis e impossíveis. Foi Deus quem as fez assim!

Eis algumas necessidades e desejos das mulheres:

1-      Elas tem a necessidade de SE SENTIR BONITAS: como fazer com que a mulher se sinta bonita? Elogiando, uma boa conversa aos ouvidos dela…; COMPRANDO MAQUIAGEM, PERFUMES, ESMALTES, BATONS… E TUDO O MAIS QUE INVENTAREM… ROUPAS E MAIS ROUPAS… (elas sempre dizem: estou sem roupa…)!

2-      Elas tem a NECESSIDADE/DESEJO de ARRUMAR A CASA, ENFEITAR A CASA… Deixe a Mulher arrumar a casa, reformar, comprar móveis… arranje $$$ para isso…

3-      Elas tem a NECESSIDADE DE SONHAR, FANTASIAR… Deixe elas sonharem… elas sonham com viagens, com casas, com vida boa… não frustre os sonhos delas… diga que SIM, que VAI CONSEGUIR ISSO… NUNCA DIGA: Mulher, bote os pés no chão…!!!

4-      Elas tem NECESSIDADES E DESEJOS SEXUAIS: HOMEM tem que suprir as necessidades sexuais das mulheres… Elas é que MANDAM NA CAMA… Se você entender isso logo, mais rapidamente você também será recompensado…!

Sua esposa tem melhorado de vida desde quando ela se casou com você?

III- O HOMEM COMO PASTOR E SACERDOTE DA MULHER

Em GEN 2:16 vemos a ORDEM EXPRESSA DE DEUS PARA ADÃO… Em GEN 3:1-7 Vemos a estratégia de Satanás para enganar a Mulher…! Em GEN 3:9-10 vemos a reação do HOMEM: Escondeu-se de Deus, Teve MEDO de Deus e COVARDEMENTE ACUSOU A MULHER (Gen 3:12).

SACERDOTE é aquele que LEVA AS PESSOAS A SE RELACIONAREM COM DEUS, leva o Pecador à presença de Deus, ENSINA AO HOMEM a VONTADE DE DEUS, AS SUAS DOUTRINAS…

O PAPEL DO HOMEM É EXERCER O SACERDÓCIO sobre a sua ESPOSA, sobre a sua CASA, FAMILIA… – VEJAMOS QUE QUANDO DEUS foi ver a situação da sua criação, PROCUROU O HOMEM.

ADÃO COMO SACERDOTE COMETEU ALGUNS ERROS e foram esses erros que deixaram EVA VULNERÁVEL ao ataque de SATANAS. Gen 2:16-17 COMPARADO COM GEN 3:1-6 DÁ PARA VERMOS ESSES ERROS:

a)      ADÃO não explicou a ORDEM DE DEUS de forma correta, clara e completa: faltou a palavra CERTAMENTE… isso Deus fez para chamar bem a atenção do perigo… – NÃO ERA A ARVORE DO MEIO DO JARDIM que não poderia ser comida, mas a ARVORE DO CONHECIMENTO… NÃO ERA PARA TER MEDO DESSA ARVORE E NEM TOCAR NELA, ERA NÃO COMER DELA… – TUDO ERRADO… O HOMEM FALHOU NA SUA COMUNICAÇÃO… – MUITOS HOMENS SÃO RUINS DE CONVERSA, DE COMUNICAÇÃO, DE DIÁLOGO…FOGE E SE ESCONDE NA CAVERNA…!!!

b)      ADÃO, conhecendo os animais, não alertou EVA para ter cuidado com a SERPENTE… Talvez qualquer animal satanás poderia ter usado para atingir a mulher… Mas certamente que a Serpente lhe servia melhor…

c)      ADÃO talvez não conhecesse satanás e como ele era astuto… Mas UM SACERDOTE NÃO CONHECER AS ARTIMANHAS MALIGNAS, NÃO SABER QUANDO SATANAS ESTA ATACANDO SEU LAR…???

d)      ADÃO COMEU DA MÃO DE EVA: Por que ele não questionou? Por que ele não se impôs e disse que não poderia comer? TEM MUITOS HOMENS que FAZEM TUDO O QUE A MULHER QUER E MANDA… MULHERES TEM MUITOS DESEJOS, MAS NEM TODOS O HOMEM PODE SE SUBMETER…! – ILUST.: A MULHER CISMA e diz: vamos sair dessa Igreja e o trouxa sai… E depois, ela arruma outra confusão e diz: Vamos sair dessa também… e depois estão no mundão…!!!

O SACERDOTE, O PASTOR É O HOMEM, É VOCÊ! Não deixe que seja sua mulher, pois ela não FOI CHAMADA PARA ISSO… Ainda que ela seja pastora, mas não será a sua pastora, mas você será sempre o pastor dela.

IV – O HOMEM COMO CABEÇA E LÍDER DA SUA MULHER

Talvez esteja aqui a MAIOR TRAGÉDIA NOS CASAMENTOS e a MAIOR CONFUSÃO E INVERSÃO DOS PAPEIS NA FAMÍLIA! E precisamos CORRIGIR ISSO IMEDIATAMENTE!

São muitos esposos confusos, são muitos líderes e pastores que temem se posicionar com clareza e firmeza sobre esse assunto. Eles tem medo de serem tachados de MACHISTAS, isso porque machista hoje é sinônimo de ignorante, estúpido, ultrapassado…!

LARRY TUTUS, esposo de DEVI TITUS, em seu LIVRO: TELEIOS O HOMEM COMPLETO (prefaciado por Marcio Valadão), diz na página 93 ele faz distinção entre SER CABEÇA E SER LÍDER: “Ser cabeça no casamento é uma questão de gênero e ser líder é uma questão de traço de personalidade… ”. Mais adiante, na mesma página 93, ele diz: “ser líder no casamento é uma questão de personalidade”! – Vou usar as expressões que ele mesmo usa: ERRADO! ERRADO! ERRADO!

Não existe esse negócio de SER CABEÇA, MAS NÃO SER LÍDER! Isso só vem aumentar a confusão dos PAPEIS no casamento…! SER CABEÇA É SIM SER LÍDER!

Isso me faz lembrar a frase: “O marido é o cabeça e a esposa é o pescoço”!

EFESIOS 5:22-33 É PROVAVELMENTE O TEXTO MAIS CLARO PARA NOS ENSINAR, NOS AJUDAR E DETERMINAR A MANEIRA CORRETA DESSA RELAÇÃO DO HOMEM COMO CABEÇA DA MULHER!

Vamos LER JUNTOS ESSE TEXTO e pensar juntos…!

A MULHER CABE:

a) Submissão ao marido, como ao Senhor;

b) Ver o marido como CABEÇA, assim como Jesus é o CABEÇA DA IGREJA: Cabeça fala de Liderança! A Mulher deve facilitar o trabalho do marido como Líder!

c) Submissão EM TUDO ao marido, assim como a Igreja é sujeita a Cristo: SUBMISSÃO é diferente de SUBSERVIÊNCIA!

SUBMISSÃO: sub-missão, debaixo de um missão em comum;

SUBSERVIENTE: Servil, que serve às ordens de outrem. / Bajulador, condescendente. Servir sem questionar e achar que todas as ordens estão corretas são características de uma pessoa subserviente.

d) RESPEITAR o marido!

AO HOMEM CABE:

a) Ser o CABEÇA;

b) AMAR a esposa como Cristo amou a igreja e se entregou/MORREU por ela;

c) LUTAR pela santificação e pureza da esposa;

d) AMAR a mulher como ao seu próprio corpo, ALIMENTANDO E CUIDANDO DELA, COMO TAMBÉM CRISTO O FAZ COM A IGREJA;

e) Deixar pai e mãe para viver com a sua esposa;

f) AMAR COM AMOR ÁGAPE A PRÓPRIA ESPOSA! Por 3 X o texto ORDENA QUE O HOMEM AME a sua esposa…!

CONCLUSÃO: A GUERRA DOS SEXOS continua fazendo vitimas… Nos últimos 10 anos, QUADRUPLICOU a procura dos homens por psicólogos para tentar sobreviver ao casamento.

Tem aumentado o numero de MULHERES MANDONAS, DOMINADORAS, assim como também tem aumentado o numero de HOMENS BANANAS, OMISSOS E FROUXOS!

Temos visto MULHERES MANDONAS dominando e explorando seus maridos…

Temos visto HOMENS IGNORANTES, ESTÚPIDOS, ANIMAIS, QUE ESCRAVIZAM AS SUAS MULHERES, EXPLORAM EM TUDO ESSAS VITIMAS E ainda acham que estão CERTO e agindo de acordo com a BIBLIA!

Quer saber se você está agindo corretamente como homem? Pergunte a sua esposa! Quer se consertar? Peça ajuda das suas esposas!

Qual é a MULHER que quer ter um marido banana?

Qual é o HOMEM que deseja ter uma mulher mandona?

ONDE ESTÁ ESSE QUILÍBRIO?

DEUS através do Espírito Santo vai nos convencer e nos ensinar como devemos agir, como devemos desempenhar o nosso papel como HOMEM…! SO SEREMOS FELIZES PLENAMENTE QUANDO ESTIVERMOS FUNCIONANDO EXATAMENTE COMO DEUS PLANEJOU …!!!

Ap. Wagner Tenório de Almeida

24/07/2016